>
 

Obediência: A Chave do Louvor

 

Através da história Deus demandou nada menos do que obediência com total e completa do seu povo. As páginas da Bíblia estão cheias de relatos de homens e mulheres que tem sido favorecidos e abençoados por Deus porque eles escutavam e foram obedientes a sua Palavra. Há diversas coisas que Deus quer que saibamos a respeito a obediência.

 

Obediência É A Maior Forma De Louvor

Sem obediência a Deus qualquer forma de louvor é fútil. É um gesto vazio, não agradável a Deus. É a nossa voluntariedade a submeter-nos a Ele e obedecê-lo que é grandemente valorizado.

Em II Samuel 6 vejamos o resultado da mente tentando melhorar a perfeita vontade de Deus. A Arca da Aliança foi construída para que pudesse ser carregada com duas varas de madeira pelos sacerdotes da Tribo de Levi. Estas foram instruções de Deus para seu povo. Mas a Arca foi colocada num carro que dois jovens, Uzá e Aio, tinha emprestado do seu pai. Estes dois homens moços guiaram a Arca através de uma estrada acidentada.

Esta foi uma invenção do homem. Não estava em obediência a Palavra de Deus. Versículo 6 conta a história fatal: "Quando chegaram a eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à Arca de Deus, e a segurou, porque os bois tropeçaram." (II Samuel 6:6). O primeiro ato de desobediência, colocando a Arca num carro, levou o segundo ato de desobediência, tocando a Arca sagrada, algo que Deus tinha expressamente proibido.     ,

O sétimo versículo conta da reação de Deus: "Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus." Deus não queria a idéia "melhor" de Uzá. Ele queria a obediência de Uzá.

 

Obediência É Crer Na Palavra De Deus

Obediência quer dizer que cremos na Palavra de Deus. Certamente não obedeceríamos um jogo de leis nas quais não tivemos fé. O mesmo é a verdade com respeito as leis de Deus.

Saul trouxe ovelhas e gado de volta da terra dos Amalequitas para poder fazer sacrifícios queimados a Deus. Na sua mente, sem dúvida, foi uma grande idéia, mas não era o que Deus ordenou. Em I Samuel 15:22-23 lemos que Samuel falou estas palavras a Saul: "... Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."

Saul pagou o preço por sua falta de fé na lei de Deus. Ele caiu da graça e foi removido como rei sobre Israel. A última frase do capítulo 15 sublinha a atitude de Deus para com Saul: "O Senhor se arrependeu de haver constituído Saul rei sobre Israel."

 

Obediência Significa Que  Somos Determinados A Seguir A Deus

Obediência significa que somos dedicados a Deus e determinados a seguí-lo. É sempre mais fácil fazer o que a nossa carne sugere, para "ceder" e retornar a vida pecaminosa. Obediência a Deus significa força de mente e determinação de espírito. No capítulo 22 de Gênesis lemos que Deus falou a Abraão: "... Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá. Oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei...”

Não há uma sugestão que Abraão hesitou em momento qualquer. Gênesis 22:3 começa com estas palavras:"... levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos, e Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto, e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado." Abraão provou-se a si mesmo a ser um servo obediente. Ele nem questionou a Deus nem arguiu com Deus a respeito seu filho, Isaque. Ele saiu quietinho para obedecer. E porque foi obediente, o Senhor lhe disse. "Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz."

 

Obediência Significa Separação Do Mundo

Obediência significa que temos saído do mundo e nos separados dos seus estandartes para um lugar melhor e mais alto. Significa que enxergamos com olhos diferentes e ouvimos com ouvidos diferentes. Obediência a Deus fala alto a todos que temos nos colocado a parte e nos separado por causa dEle. Em Atos 5:29 lemos, "Então Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes importa obedecer a Deus do que aos homens."

 

Obediência Traz Recompensas Da Parte De Deus

Em João 14 descobrimos a plenitude das recompensas que aguardam o servo obediente. Jesus disse, "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." (Versículo 15) e mais, "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele." (vers. 21) De Gênesis a Apocalipse vemos relatos de servos sendo recompensados por sua obediência, e lemos acerca daqueles que sofreram a ira de Deus por causa da desobediência. Jesus falou bem claro: Se disséramos que o amamos, devemos então, obedecê-lo. É através da obediência que nós provamos nosso amor a Cristo, obediência é a chave que faz o nosso louvor agradável e de valor. É chave que abre a porta à ricas bênçãos de Deus.

Philip D. Walmer