>
 

Do Pastor

            Não existe o ser humano que passa a vida sem problemas. Problemas assolam a raça humana de todos os lados. Todos falam de problemas, pois todos tem, e não só de hoje, mas desde Adão e Eva por desobediência trouxeram o pecado ao mundo.

            Olhamos, as vezes, para pessoas, pensando que elas não tem problemas, e por isso o ar de alegria que as rodeiam. Mas, ao contrário, é interessante descobrir que exatamente o oposto é a verdade. Estas pessoas tem aprendido solucionar seus problemas em Jesus.

            No livro de II Reis 19:8-19, uma cidade habitada pelo povo de Deus se encontrava num problema muito sério. O rei Senaqueribe, que vinha arrasando cidade após cidade chegou a cercar a cidade de Jerusalém. A situação era dificílima e fora Deus, sem solução. Leia na passagem Bíblica o conteúdo de uma carta ameaçadora enviada a Ezequias por Senaqueribe. Jerusalém foi bem-aventurada em ter um rei que soube solucionar seus problemas. Observa abaixo o problema e a maneira que foi solucionado:

 

I.       O Problema

A.      Senaqueribe, rei da Assíria e inimigo de Israel ao longo de muitos anos vinha destruindo cidade após cidade, incluindo Samaria (outra cidade do povo de Deus, todavia um povo desviado), até chegar a Jerusalém.

B.      Samaria, também habitada por um povo que pertenceu ao Senhor cai porque abandonou o Senhor e voltou aos ídolos, deuses falsos do Egito e outras nações em volta. Este povo de Deus queria ser semelhante ou igual às nações em volta, como muitos cristãos querem fazer hoje em dia.

C.      Todos as demais nações crescem porque serviram deuses falsos sendo zombados, bem como seus deuses, pelos exércitos e Senaqueribe.

D.      Senaqueribe  chega  a  Jerusalém orgulhoso, pensando que terá a mesma  vitória  fácil, e  que derrubará mais uma cidade.

          a.  Mandou cartas ameaçadoras ao rei Ezequias.

          b.  Zombou do Deus de Israel.

           

          A situação é grave, desesperadora. Agora tudo depende da maneira que o problema é tratado. Solução do seu problema também depende de como você passa a tratá-lo.

 

II.      A Solução

A.   O rei se cobriu de pano de saco, sinal de tristeza e humilde. Lembra-se que Deus resiste os arrogantes (soberbos).

B.      O rei entrou na casa do Senhor. Foi lá que Isaías viu o Senhor no meio de uma grande crise nacional. (Isaías 6)

C.      O rei mandou chamar o profeta, o homem de Deus que vivia em volta da Casa do Senhor e tanto falava com Deus como ouvia dEle.

D.      A carta (o problema) foi exposta diante do Senhor.

E.      Foi esclarecido que o problema era do Senhor, porque foi o Senhor que foi zombado e ultrajado (II Reis 19:16).

            Foi este mesmo curso de ação que os apóstolos e discípulos de Jesus usaram ao serem ameaçados em Atos 4:23 e 24. Aprenda solucionar seus problemas em Deus desta mesma maneira e será bem-aventurado.

 Philip Walmer