>
 

Tempos De Refrigério

            “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério...” (Atos 3:19-20)

            Depois de ter trabalhado duramente no quintal ou na reforma da sua casa num dia de sol quente e muito calor; não tem nada igual ao de receber da sua esposa ou outra pessoa um copo grande de água gelada, um chá gelada ou quem sabe um refrigerante bem frio, quase ao ponto de gelar. Qualquer uma destas bebidas refrescará o corpo e dará nova força para ele trabalhar um pouco mais.

            Pedro deixa claro que haveria tempos quando a alma também precisaria algo para a renovar. Os dirigentes dos cultos, os cantores, os que testemunham nos cultos, bem como o pastor precisam entender que o povo que vem assistir os cultos da igreja precisa semanalmente um tempo de refrigério. Estes membros vêm de ambientes onde tudo presente tende sugar deles toda a sua força espiritual. Eles não precisam críticas, xingãos, negativismo, palavras de desânimo e etc. O trabalho das lideranças da igreja é para criar um ambiente onde estas pessoas surradas pelo mundo, suas críticas e tentações podem achar um refúgio destas coisas. Alguns vêm de lares onde viver para Deus é quase impossível. As lideranças precisam, com a direção do Espírito Santo, conduzir estas pessoas até a presença de Deus onde elas podem beber novamente da água celestial, o único tônico que pode renovar a alma surrada pelo pecado que está em todo lado no mundo.

            Criando o ambiente correto, é possível fazer com que cada pessoa presente saia do culto com seu espírito renovado, sentindo-se em condições para enfrentar mais um dia ou mais uma semana em um ambiente hostil ao crente. Oxalá que as lideranças pudessem ver seu trabalho como expliquei no parágrafo acima, e não como oportunidade para mandar, corrigir, xingar, e como tenho visto, maltratar os pobres membros da igreja ou de se exibir de alguma forma como músico, cantor, pregador e assim por diante.

            Precisamos dobrar os joelhos como Elias, orando e intercedendo para que Deus mande a chuva, mas não a natural, mas a espiritual do Espírito Santo sobre a igreja. Jesus falou em João 4:14 acerca de uma fonte que jorraria água viva. Mas, temos que entender que um poço ou uma fonte de água depende de chuva para se repor, e somente assim pode jorrar esta água viva. Quantas igrejas têm passado meses, ou não dificilmente anos, sem ter um derramamento geral do Espírito Santo. Que sede os membros devem sentir! É fato conhecido por trabalhadores, bem como esportistas e pessoas na área de medicina que a falta de água no corpo resulta em fraqueza e se não for refeito a hidratação pode resultar em muitos danos ao organismo e eventualmente a morte. O mundo espiritual em nada difere deste cenário. Quantos membros mortos sentam nos bancos da igreja uma ou mais vezes por semana esperando que venha uma chuva renovadora do Espírito Santo. Quantas vezes vão embora para suas casas desapontadas, até que finalmente desistem e voltam para o mundo em uma tentativa de preencher com os prazeres mundanos a sede da alma.

            Amado líder e pastor, note bem que Ezequiel teve uma visão (Ezequiel 47) na qual ele viu água saindo debaixo do altar do templo. Creio que isto indica a responsabilidade das lideranças a proporcionarem pela oração, jejum, consagração e unificação de visão esta fonte, este rio, esta torrente de águas. Amado, mais do que qualquer outra coisa, sua igreja precisa disto: mais que instrumentos de música, mais que sistemas de som, mais que lindas decorações, mais que prédios luxuosos. Alguns constroem prédios que não precisam somente para impressionar alguém, e ainda que a quantidade de pessoas não caiba no prédio, realize dois, três ou mais cultos, mas sempre mantendo aquele alto nível do Espírito Santo em todos os cultos. Isto vai impressionar o povo e a população da sua cidade mais do que um prédio, pois outros têm prédios maiores e mais bonitos e você jamais pode competir com isso. Mas todas as igrejas e todas as pessoas bem como qualquer organização podem ter a plenitude do Espírito Santo correndo livre nos seus cultos e trabalhos, e ninguém pode competir com isso. Igualmente, o líder vai gastar menos tempo orando e buscando a Deus para este fim do que gastaria supervisionando uma construção, e com resultados melhores e mais duradouros.

            A tendência é para criticar os milhões de pessoas que usam drogas lícitas e ilícitas a procura da felicidade e do gozo, e se tornam viciadas das mesmas. Mas devemos nos lembrar que estas pessoas, na sua maioria, são privadas de um verdadeiro derramamento do Espírito Santo e o gozo que vem por ele. Quem tem a plenitude deste Espírito no seu ser, não necessita de químicas para lhes dar uma euforia, pois isto pode ser um constante em suas vidas pelo preenchimento de toda a necessidade do homem através do batismo do Espírito Santo. A vaidade está tomando conta das igrejas. Isto indica também que as pessoas têm perdido Deus das sua vidas e estão seguindo o caminho do mundo para tentar preencher a alma e ser aceito pelo mundo que na realidade não dá valor para ninguém a não ser eles mesmos. A busca do prazer nas drogas, no álcool, no sexo ilícito e outras coisas, que estão custando a vida de milhares e milhares de pessoas a cada ano. Que desperdício! Que perda! E tudo sem necessidade quando Jesus Cristo veio para dar vida e vida com abundância. (João 10:10)

            Eles estão numa terra seca, onde o pecado a vergonha e devassidão reinam. Não há nada lá que satisfaz, ou que satisfaz por meros momentos. Precisamos conduzir estas pessoas à cruz de Cristo onde podem encontrar o perdão de pecados e depois de purificar o vaso da sua alma receber a plenitude do Espírito Santo. Que fonte maravilhosa! Que satisfação vem em saciar a sede com esta água celestial. Venha! Beba! Há suficiente para todos! A fonte nunca secará!

            “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

            “... Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (João 4:14)

            “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7:38)

Venha beber comigo desta água maravilhosa. Eu a recomendo, pois faz cinqüenta e oito anos desde que bebi pela primeira vez, e ainda a acho a grande fonte de satisfação da minha vida.

 

                                                                                                                                                                                      Philip D. Walmer