>
 

Más Notícias - Boas Notícias

I. Más Notícias

A. "... Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer." (Romanos 3:10-12)

B. "... Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus." (Romanos 3:23)

C. "... Porque o salário do pecado é a morte..." (Romanos 6:23)

D. "... Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." (Gálatas 5:19-21)

E. "E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da ida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo." (Apocalipse 20:15)

F. "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (Apocalipse 21:8)

G. "Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro." (Apocalipse 21:27) 

  1. O cenário descrito acima na Palavra de Deus é muito sombrio, e deixa todos com pouca expectativa de algo melhor na vida por vir, do que a que vivemos aqui.
  2. Chegamos ao ponto perguntar, então, quem entrará no santuário de Deus?
  3. Entendemos que a salvação e o acesso ao céu de Deus não é um direito adquirido por nascer, ser de uma determinada nação, povo, sociedade ou alguma posição social.
  4. Não é como alguns pensam que Deus simplesmente no fim terá pena de todos e os salvará apesar das suas más obras.
  5. A Palavra de Deus é clara com respeito quem há de ter direito ao céu e a Nova Jerusalém que Ele preparou. Já falamos do testemunho da Palavra de Deus neste respeito.
  6. Quem determinará a entrada das pessoas é o próprio Deus, pois Ele é dono da casa e tem o direito de aceitar ou rejeitar a qualquer um.
  7. O direito de entrada terá por base a regras que Deus estabeleceu e publicou no Seu livro, a Bíblia.

 II. Quais São As Coisas Que Deus Exige De Nós?

A. Deus Demanda que Nós O Buscamos 

  1. "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)
  2. "Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos." (Salmos 119:2-3)
  3. "De lá buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma." (Deuteronômio 4:29)
  4. "... Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." II Crônicas 7:14)

B. Deus Demanda O Arrependimento  

  1.   Jesus disse: "... Se não vos arrependeres, todos igualmente perecereis." (Lucas 13:4)
  2. "Respondeu-lhe Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)
  3. "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam..." (Atos 17:30)
  4. Estas são apenas três referências que se referem à essencialidade do arrependimento. É assunto de toda a Bíblia do Antigo Testamento bem como no Novo Testamento. Não é um simples levantar da mão para aceitar Jesus(termo e ação que não tem base bíblica), mas uma verdadeira meia volta na direção da vida, onde a pessoa começa servir a Deus e não os meros desejos da carne.

C. Deus Demanda O Batismo Nas Águas 

  1. "Batizado Jesus, saiu logo da água..." (Mateus 3:16) Desta forma Jesus nos deixou exemplo.
  2. "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos..." (I Pedro 2:21)
  3. "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)
  4. Os Samaritanos foram batizados nas águas: "... mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus." (Atos 8:16)
  5. Paulo, o Apóstolo do Senhor foi batizado nas águas: "A seguir, levantou-se e foi batizado." (Atos 9:18)
  6. Os Gentios foram também batizados nas águas: "Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo." (Atos 10:47-48)
  7. Na cidade de Éfeso alguns discípulos foram batizados novamente no batismo apostólico quando foi constatado que foram batizados apenas no batismo de João Batista: "Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus Cristo." (Atos 19:5)
  8. Contrário ao que alguns ensinam hoje em dia, o batismo nas águas passa de ser apenas algo conveniente ou importante, mas de acordo com as Escrituras é essencial para a salvação: "... os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo." (I Pedro 3:20-21)
  9. É imprescindível lembrar que o batismo nas águas de acordo com Atos 2:38 é para a remissão (perdão) dos pecados. A lógica, então, diria que sem o batismo bíblico nas águas que os pecados não foram remidos (perdoados). Considera Atos 22:16: "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele."

D. Deus Demanda O Recebimento Do Espírito Santo  

  1. Apesar dos ensinamentos dos movimentos religiosos modernos, a Bíblia ensina a essencialidade do recebimento do Espírito Santo. Quando o ensinamento bíblico é considerado das referências que seguem, a experiência maravilhosa do recebimento do Espírito Santo é uma experiência aparte das outras. Não é como alguns ensinam que é uma experiência extra, boa, mas sem essencialidade na experiência de salvação.
  2. João Batista anunciou a chegada do Messias, Jesus Cristo, e não disse que seu ministério era de cura e operar milagres e prodígios. Todavia ensinou que Ele veio para preparar o caminho para o recebimento do Espírito Santo. Veja bem o que ele disse em Mateus 3:11: "Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."
  3. Note bem que Jesus se preocupou com a necessidade dos seus discípulos receberem o Espírito Santo, em Lucas 24:49. "Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai, permanecei, pois, na cidade, até do alto sejais revestidos de poder." Estas ordens foram dadas não apenas aos doze discípulos, mas possivelmente até umas quinhentas pessoas. Em João 20:22 Ele soprou sobre os discípulos e disse: "Recebei o Espírito Santo." Em Atos 1:5 Jesus, pronto para subir aos céus, lembrou os demais do seu ensinamento e prometeu: "... vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias."
  4. Sendo obedientes às ordens de Jesus, aconteceu o seguinte: "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados, e apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem." (Atos 2:1-4) Atos 1:15 declara que aproximadamente cento e vinte pessoas estavam presentes nesta assembléia que aguardava a descida do Espírito Santo. Torna-se claro que esta grande dádiva não foi algo exclusive para os doze apóstolos.
  5. Por falta de espaço e tempo é impossível neste estudo (mensagem) elaborar tudo que a Bíblia ensina acerca desta experiência, que é o cúmulo das experiências humanas. Ninguém deve ser impedido, por ensinamentos falsos e partidários, de receber esta dádiva que Deus reservou para todos nesta era apostólica. Entre outras referências de valor, devem ser lidas e consideradas estas: Atos 2:38, Atos 9:17, Atos 8:14-15, Atos 10:45-46, Atos 19:2.

III. Boas Notícias

A. "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." (II Pedro 3:9)

É maravilhoso saber que ninguém precisa perecer. Todos podem ser salvos, pois isto é a vontade de Deus. Todos podem herdar seu lugar no céu, na santa cidade de Deus. Todos precisam apenas obedecer às instruções da Palavra de Deus que ensinam como ser agraciado com tudo Deus prometeu para os que O amam.

Venha! Vamos servir Deus juntos para podermos herdar todas as bênçãos que Deus prometeu para os obedientes.

Philip D. Walmer