>
 

Desculpas Vazias

Texto: Jonas 1:10

"Então, os homens ficaram possuídos de grande temor e lhe disseram: Que é isto que fizeste! Pois sabiam os homens que ele fugia da presença do SENHOR, porque lho havia declarado."

Introdução: Porque não vamos fazer como Deus fala para fazermos. Essa é uma das perguntas que os marinheiros fizeram a Jonas em nosso texto. Quando eles descobriram que Jonas estava fugindo do trabalho que seu Deus queria que ele fizesse, eles perguntaram "Porque  fizeste tu isso?" As desculpas de Jonas são as mesmas desculpas que usamos hoje.

            Por que não vamos e testemunhamos?

I.     O Desafio Mal Compreendido

Há diferenças nos dons no Novo Testamento, e diferenças nas funções dentro da igreja. Mas o mandamento de Jesus para ir como testemunha é um desafio que vem para cada cristão. A testemunha da igreja não é somente um solo mas um conjunto de cantores.

II.    Falta De Treinamento

Paulo falou aos Cristãos de Éfeso que Deus chamou pastores e professores "com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo," (Efésios 4:12).

A.     A Pessoa Do Oleiro (Isaías 64:8) "Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos."

1.   A reputação tem sido provada

2.   Seu caminhar

3.   Suas palavras

4.   Respeito: Sua palavra em barro comum foi rejeitada.

B.    O Plano Do Oleiro (I Timóteo 1:15) "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal."

1.   Ele procurou-nos. I Timóteo 1:15.

2.   Ele comprou-nos. Gálatas 1:4 "o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,"

3.   Ele nos levou para fora.

III.   A Urgência De Julgar Mal

Cada quinze segundo, alguém morre em nosso país. E a Bíblia diz que se uma pessoa morre sem Cristo, elas encontrarão a realidade de uma eterna separação de Deus.

A.     O Lugar Do Barro (Salmos 40:1-4)

1.   Lugar de poluição. Salmos 40:2

2.   Lugar de perversidade. Salmos 40:2

3.   Lugar de fraqueza. Salmos 40:2

4.   Lugar pobre e lamentável. (Jonas foi a este lugar e você deseja ir também ou buscar alguém de lá?)

B.     O Privilégio Do Barro (Efésios 2:13, 19)

1.   Levou para a casa do oleiro (Hebreus 10:19-25)

2.   Então ele é colocado na mão do oleiro (Romanos 9:21) "Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?"

3.   Então lembre-se você está na casa do mestre oleiro.

IV.   O Processo Ou Princípio Envolve (Isaías 45:9)

A.     Ele coloca o barro na roda para formar alguma coisa.

B.     Ele forma alguma coisa para ser cheio, um vaso.

C.     Ele forma alguma coisa que traz honra para Ele.

D.     Ele tem um propósito para o barro antes Ele encontrou.

E.     Não precisa ter medo da resposta.

Três fatos precisam ser lembrados. Primeiro, nós não somos responsáveis pelos resultados. Nós não podemos condenar ou convencer alguém. Isto é trabalho do Espírito Santo. Segundo, a Bíblia diz-nos que quando vamos em seu nome; Deus dará as palavras para dizermos. Terceiro, a Bíblia indica que Deus está já no trabalho na vida daqueles a quem ele nos enviou.