>
 

Saudade de Deus

Texto:  Salmos 42:1-6

Introdução:

Saudades de Deus

Teresa Cristina

 

            Encontrei um homem com saudades de Deus. Um dia Deus foi importante em sua vida. Ocupava o primeiro lugar em sua existência. Tudo estava em ordem. Havia paz em seu coração. Paz - fruto de uma vida legal com o próximo e com Deus. Ontem encontrei este mesmo homem.

            O tempo passou. O tempo deu-lhe mais diplomas, mais habilidades profissionais, mais dinheiro, mais fama, mais gente querendo o seu trabalho, deu-lhe tanta coisa mais e tirou-lhe o essencial. Tirou-lhe a alegria de viver, o gosto de viver. Seus olhos diziam que algo lhe faltava. Suas palavras expressavam ansiedade. Suas mãos trêmulas refletiam conflitos, tensões de idéias e emoções, que o feriam dentro de si. Eis, um homem, pisando o presente e vivendo voltado para o passado.

            Há em cada um de nós um paraíso perdido, ou melhor, um paraíso a conquistar. Há em cada um de nós um Deus perdido, ou um Deus a conquistar. Não há maior saudade em nós do que a saudade de Deus. Saudade que se manifesta, que se expressa através da angústia, do vazio sem explicação, da sede da paz, da criança que sorri dentro da gente, da forma da pureza perdida. Encontrei um homem nessa situação.

            Há um fila enorme de pessoas com saudades de Deus. Que as boates o confirmem, que o álcool o diga, que os gabinetes de psicanálise e psiquiatria o falem, que as doenças neuróticas o proclamem. Na agitação de todos os dias, na falta de tempo para o mais necessário, para o único necessário, na luta do dia a dia para alimentar o corpo, para a sobrevivência, surgem pequenas luzes de nostalgia, pequenos raios de saudades de alguém que jamais se deixa por esquecido. Porém nada resolve permanecer na saudade de Deus. Deus é para ser vivido no agora e no sempre.

I.     Saudades: Só existe no Português (Será que Deus é brasileiro?)

A.     "Sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável".

II.    Saudades de Deus

A.     Texto - Davi- Salmos 42

1.     Salmos 42:1-3  "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?"

a)         Por alguma razão, o salmista foi forçado a manter-se longe de Jerusalém, o lugar que Deus escolheu para ali colocar seu trono;

b)         Sua distância do Senhor e a presença de Seus inimigos levou o salmista a clamar ao Senhor, pedindo ajuda.

c)         O salmista sofria por estar separado do templo, da presença de Deus.

d)        Desejava voltar ao lugar de Deus, à segurança da presença vivificante de Deus.

2.     Salmos 42:4  "Lembro-me destas coisas-e dentro de mim se me derrama a alma-,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa."

a)         O salmista relembra o passado, quando seu relacionamento com Deus era bom e ele regozijava-se em participar dos cortejos de adoração em Jerusalém, quando cantava os cânticos de romagens (Salmos 120-134) durante essas celebrações.

3.     Será que nos sentimos assim com frequência?

4.     Será que nossos sentimentos por Deus podem ser expressos da mesma forma?

5.     Temos consciência que precisamos de Deus diariamente, assim como precisamos da água para nos manter vivos?

6.     Temos nos alimentado de Deus diariamente? Ainda temos força para expressar nossa necessidade de Deus? Do que temos nos alimentado?

7.     O salmista, nesse momento de saudade de Deus, afirma que tem se alimentado das suas próprias lágrimas (v. 3).

a)         Ora, uma pessoa que perambula pelo deserto em busca de água, jamais poderá se saciar com algumas lágrimas!

b)         Se a necessidade dele foi comparada a "águas correntes", como ele se manteria vivo com suas próprias lágrimas?

c)         E o pior de tudo, as lágrimas são salgadas e isso aumentaria ainda mais a sede!

8.     A comparação é perfeita.

a)         Um animal imponente, forte e garboso está sucumbindo e gritando, pedindo correntes de água para matar a sua sede.

b)         A corça, acostumada a viver em regiões onde a água pode faltar, está num local que ele esperava encontrar água, mas ela não está lá.

c)         O salmista olha para si, percebe sua fragilidade, sabe que necessita de água em abundância.

d)        Depois de passar dias se alimentando de suas próprias lágrimas e ainda sentindo sede, vê suas esperanças morrerem.

e)         Ambos, homem e corça, no último suspiro de vida, clamam por água, por muita água, correntes de água, água em abundância.

B.     Adão e Eva - Saudades do Éden? -

1.     No Éden tinham a comunhão com Deus;

2.     No Éden tinham a providencia de Deus;

3.     No Éden tinham descanso.

C.    O julgamento da expulsão do Éden e a consequente promessa do Redendor, provoca um anseio por Deus, em todo Antigo Testamento, que resulta numa busca insaciável pelo Deus que ficou no Éden.

1.    Jó expressa esta busca insaciável, esta saudade de Deus: Jó 23:3  "Ah! Se eu soubesse onde o poderia achar! Então, me chegaria ao seu tribunal."

D.    Tem muitos que estão buscando o Éden (paraíso, lugar perfeito, utopia) com esperanças de encontrarem o Deus da sua saudade quando na verdade Deus não está longe de nós:

1.    Atos 17:24-28 "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração."

III.      Em que estado nós nos lembramos de Deus?

A.     Sansão - Foi "cair em si" - Juízes 16:28 (Filho Pródigo Lucas 15:11)

B.     Meu acidente de moto - Alguns anos atrás tive um acidente de moto muito terrível, os médicos disseram aos meus pais que não havia esperança de vida para mim. E que eles deveriam preparar o enterro, a documentação, já deviam começar com toda a papelada, pois não havia esperança. Tive uma contusão cerebral, quebrei a bacia, e rompi todos os ligamentos do joelho direito e do ombro direito. E também fiquei em coma quatro dias. Meus pais fizeram uma oração na capela católica do hospital e aos poucos comecei melhorar. E depois disto os médicos notaram que a vida pulsava em mim, então disseram que viveria, mas seria uma vida vegetativa. Após disseram que teria consciência, mas meu corpo seria paralizado do pescoço para baixo.  E tempo foi passando, os médicos disseram que caminharia mas nunca ia correr. Mas hoje tenho uma vida, pois meus pais tiveram confiança nas promessas de Deus. Caminho, corro, tenho uma vida sã. E hoje prego a Palavra de Deus dizendo que as promessas não falham. Lá naquele hospital tive um encontro com Deus. O senhor falou comigo, que tinha me chamado para pregar o evangelho, e que naqueles dias eu não queria aquele compromisso. E a voz de Deus para mim foi bem tocante, pois disse o seguinte: "Eu te chamei para pregar o evangelho. Ou você quer seguir a chamada que te coloquei na tua vida ou é o fim da estrada." Para mim aquilo foi uma das maiores advertências. Tenho respondido a Deus a cada dia "Eis-me aqui."

IV.    Resultados da Saudade de Deus

A.     Davi disse que ainda o louvaria pela salvação - Salmos 42:5 "... Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu."

B.     Queridos, não nos basta um copo da presença de Deus diariamente.

C.     Não conseguiremos viver longe da Sua presença.

D.     Não nos restará vida em nós mesmos se formos negligentes na busca da comunhão com Ele.

E.     Se estivermos longe da Sua fonte, nossa alma morrerá à míngua, sedenta, árida.

F.     Ele não está longe, pelo contrário, está perto e nos incentiva a buscá-lO enquanto é possível achá-lO "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

G.    Nossa necessidade não é pequena. Nossos pecados nos afastam de Deus e por causa deles carecemos da Sua glória (Romanos 3:23).

H.    Ou buscamos a Deus todos os dias, com toda diligência, com amor e intenso desejo, ou morremos sem Ele eternamente.

Michael D. Walmer