>
 

A Estratégia de Crescimento

Texto: Efésios 4:11-12

 

Introdução: O crescimento de uma empresa, um comércio ou de uma igreja não vem por acaso. É, sem dúvida alguma, o resultado de planejamento, o estabelecimento de um alvo, o traçar de um curso para chegar ao alvo, o estabelecimento de uma estratégia de crescimento, a execução de um plano de ação. É trabalho! É mais, é trabalho duro!

 

Uma noite, ao chegar perto da minha residência, notei que uma determinada casa, que anteriormente estava para alugar, tinha sido alugada por alguém que tornou a casa num lugar de culto. O que chamou minha atenção foi o fato que o obreiro estava sentado na plataforma improvisada de braços cruzados esperando a multidão chegar. Isto nunca aconteceu, e em breve a casa foi novamente fechada a placa removida.

 

Não podemos simplesmente abrir uma casa de culto e esperar a multidão chegar. Não acontecerá e o resultado do fracasso será um obreiro frustrado, derrotado e sem ânimo para tentar outra vez. O crescimento virá quando uma estratégia de crescimento é mapeado e executado no temor de Deus.

 

O Crescimento Pessoal do Ministro: Uma das estratégias de crescimento mais importante é o preparo do obreiro. Infelizmente há muitos obreiros com boas intenções que não tem tido resultados e outros que apesar das melhores intenções não terão sucesso no seu empreendimento de evangelizar sua cidade porque há falta de preparo pessoal. 

 

O ministro precisa planejar seu crescimento pessoal. Crescimento pessoal, como crescimento de uma empresa, não vem por acaso mas por planejar e executar um plano.

 

1.       O ministro precisa se preparar escolasticamente. Creio que não existe a pessoa que quer se submeter a uma cirurgia executada por um médico com apenas um ano ou menos de estudos. Ele estuda por pelo menos 8 anos e está sempre tirando cursos de aperfeiçoamento; isto se ele quer realmente crescer como profissional. E, o pastor? Alguns se formam de nossas escolas bíblicas com apenas 350 horas aula. Com um canudinho na mão eles se acham bem informados e prontos para enfrentar tudo que o mundo e o diabo podem lançar contra eles. Ficamos contentes com o esforço e desempenho.  Em nada duvidamos o poder do Espírito Santo. Mas precisamos lembrar que o Espírito Santo somente pode fazer-nos recordar (lembrar) aquilo que realmente aprendemos.  “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” Mas, será que são capazes de executar todos ofícios de um ministro corretamente? É de duvidar. Pensa! Estamos colocando nas mãos destas pessoas, que têm pouco ou nenhum treinamento as almas eternas das pessoas! É de assustar! Assustar mais do que um médico mau treinado, por que tratamos de algo eterno.

2.       O ministro precisa se preparar espiritualmente.

          Oração. Não apenas a oração em hora de necessidade ou de emergência mas, uma vida de oração que faz a manutenção da vida espiritual.

          Jejum. Como a oração é necessário praticar o jejum regularmente e um período extenso de jejum de vez em quando. (Lembrar a importância de manutenção de um carro. Não pode esperar até quebrar ou gastar alguma coisa.) Deve lembrar que o jejum não é para forçar a mão de Deus, mas para crucificar nossa carne e a subjugar a vontade de Deus. “Mas longe esteja de mim gloriar_me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.”  (Gálatas 6:14) “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (I Coríntios 9:27)

          Estudo da Palavra de Deus. O ministro não pode ler e estudar a Palavra de Deus apenas para achar mensagens para pregar. Ele precisa a Palavra para ele crescer, se alimentar, se fortalecer e etc. Alguns tem caído

          Leitura de bons livros. O pastor deve ler muitos livros e incentivar seus auxiliares e membros a lerem.

          Um investimento pessoal nele mesmo.  O pastor deve investir nele com curso, bons livros e etc.

 

O ministro precisa planejar seu crescimento pessoal. Isto não virá por acaso. Será o resultado de uma ação planejada. Há muitos cursos por EAD (Ensino a Distância), caso não possa assistir em uma sala de aula.

 

O Crescimento do Membro: De acordo com nosso texto, o trabalho dos cinco ministérios que Deus estabeleceu na igreja é o do preparo dos membros para fazer seu ministério. Muitos ministros tem falhado nesta tarefa e como resultado tem vivido os dias de seu ministério frustrados e desanimados por não poder alcançar seu sonho de uma igreja grande e maravilhosa na sua cidade. Conheço pastores, tanto na outra América como no Brasil, que após vinte (20) ou mais anos de ministério não têm produzido sequer um obreiro. Portanto estão sempre sozinhos e frustrados, pois não conseguem fazer a obra de Deus assim, sozinhos.

 

1.       O músico precisa ser treinado Para ministrar e não se exibir

2.       O evangelista pessoal precisa ser treinado para evangelizar pessoalmente de casa em casa, na vizinhança, no emprego e etc

3.       O professor de Escola Dominical precisa ser treinado

4.       O Auxiliar ao ministro precisa ser treinado

5.       O Diácono precisa ser treinado executar com presteza os trabalhos materiais da igreja local

6.       O secretário e tesoureiro da igreja precisam ser treinados para poderem fazer com precisão seus trabalhos importantes. Já ouviu esta frase: “Está bem assim!” Não pode mais ser assim, não!

7.       Os recepcionistas precisam ser treinados para receberem os membros e visitantes na igreja.

8.       E a lista continua!

 

O membro precisa ser treinado pelo pastor e guiado por seu exemplo para fazer seus trabalhos. O pastor não pode treinar alguém para fazer algo que ele mesmo não sabe fazer. Se ele não sabe fazer, ele deve contratar alguém para vir a sua igreja para o ensinar nas áreas do seu ministério em que ele falta conhecimento.

 

1.       O ministro deve usar bons livros para ensinar.

2.       O ministro deve encorajar o membro para ler bons livros (Compra-os e os empresta para o membro).

3.       O ministro deve marcar seminários de treinamento para sua igreja e convidar alguém capaz de ensinar na área em que ele quer treinar a igreja.

 

O Ministro Deve Mapear Um Plano de Crescimento para A Igreja: Sem um plano não existe um alvo, e sem um alvo a igreja navegará sem rumo num mar de perpétua frustração.

 

O ministro deve executar o plano através dos membros.

 

1.       O ministro deve mapear um plano para crescer.

2.       O ministro dever mapear um plano de evangelismo

          * Deve conhecer sua cidade

          * Deve conhecer o povo da cidade

          * Deve conhecer a cultura da região e cidade

3.       O ministro deve determinar os métodos para serem usados, mas estar sempre pronto para mudar e executar outros métodos caso os predeterminados não funcionam

 

A Estratégia do Prédio da Igreja: Este ponto também é muito importante, mas muitas vezes é ignorado pelas lideranças das igrejas.

1.       A limpeza do prédio

2.       A pintura do prédio

3.       A limpeza do pátio do prédio

4.       A decoração de interior do prédio

5.       A localização do prédio

6.       O tamanho do prédio

 

A Literatura e O Crescimento: Todas as igrejas em fase de crescimento contínuo faz bom uso de boas literaturas em todas as áreas de treinamento, evangelização, discipulado, e etc. da igreja.

 

Procura Alcançar o Não-Cristão da Sua Cidade: Muitos obreiros e pastores são frustrados, pois, sempre procuram pescar no pequeno aquário da comunidade evangélica da cidade. Sei que estes precisam da verdade completa da Palavra de Deus, mas pescar sempre neste aquário e pescar em apenas 10 ou 20% da comunidade à qual Deus o enviou. Os outros que nada conhecem de Deus merecem um oportunidade de ouvir o evangelho e decidir aceitar ou rejeitá-lo.

 

A lei da natureza é que quando uma planta, árvore ou etc. cessa de crescer, já começa o processo da morte.

Philip D. Walmer