>
 

Buscando A Vitória Espiritual Pela Oração

Ø  O desejo de cada homem e mulher chamado por Deus para atuar no ministério da Palavra é ter um grande avivamento e movimento do Espírito Santo que resultará no ganhar de muitas almas para o reino de Deus.

Ø  O desejo de ver a igreja crescer deve partir de um amor profundo e sincero pelas almas, e não apenas para aumentar o número de membros para nossa comodidade e orgulho e não para aumentar nossa renda.

- 0 -

Fui criado em ambiente pobre numa cidade muito pequena de campo. O sonho de cada menino era para possuir um canivete. Pedimos e rogamos, mas nossos pais somente nos deram quando mostramos a devida maturidade e bom senso com respeito o seu uso.

      Depois de crescer e casar, veio os sinais que minha esposa estava grávida. Aí começamos as preparações para receber a criança que nasceria dentro de poucos meses. Compramos tudo que era necessário; berço, roupas de cama, mamadeiras, enxoval e etc. Quando o nenê nasceu estávamos prontos para levá-lo para casa e cuidar bem dele.

      No mesmo sentido, creio que Deus não nos dará o almejado avivamento até que mostramos a maturidade para cuidar bem das almas que Ele tem vontade de nos dar, e fazer delas, não apenas convertidas, mas verdadeiros discípulos de Jesus. Para obter o preparo que Deus exige, é necessário por meio da oração preparar nós mesmos e guiar a igreja que pastoreamos  a um alto nível espiritual onde podemos estar auxiliados por pessoas aptas para atuar no cuidado dos nenês espirituais que Deus nos dará.

 

            Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo...” (II Coríntios 10:3-5)

            Na nossa  nação há fortalezas espirituais malignas em grande quantidade, que atuam com grande poder e em grande quantidade. Efésios 2:2 diz: ”... nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência...”

            Para obter mais liberdade na cidade ou área onde você trabalha, é necessário que haja mais oração, louvor e adoração. È de valor notar que há uma diferença entre estas três atividades. A oração e basicamente entendida por todos, mas trataremos mais este assunto posteriormente neste estudo. O que muitos não entendem é a diferença entre louvor (alabanzas) e a adoração. Sem esta compreensão muitos crentes jamais entram numa adoração (adoración) que é uma experiência bem mais profunda e muito essencial para a vida espiritual. Quando não temos esta aproximação de Deus o mundo nos influencia e não é infrequente que membros de igrejas se tornam filhos desobedientes, e assim atuam em prol de Satanás em vez de contribuir para o sucesso da obra de Deus.

            Paulo explica claramente a natureza de nossa luta em Efésios 6:12: “...porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

            Deus nos chamou para atacar o reino do mal, para lutar contra ele e nos deu poder e autoridade para tal desempenho. Do Antigo Testamento recebemos uma promessa poderosa: ”... para executar contra eles a sentença escrita, o que será honra para todos os seus santos. Aleluia!” (Salmos 149:9) Qual é a justiça decretada contra o reino de Satanás? “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.” (João 12:31)

A Posição de Autoridade da Igreja

            Sim, sabemos, aliás devemos saber, a nossa posição em Cristo e por Ele executar sua autoridade na terra. Que poder e autoridade! Esta autoridade que já foi decretada foi colocada nas mãos dos santos de Deus, para por eles ser executada. Por esta autoridade o príncipe do ar está posto debaixo dos pés de Jesus Cristo, os quais são os pés da igreja. Chega de ser intimidado por Satanás! Somos os filhos do Deus Altíssimo e por Ele temos autoridade, poder e força para subjugar os poderes das trevas. Veja bem a posição da Igreja como vista por Paulo: “...o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.” (Efésios 1:20-23) Sim! Deus deu à igreja a plenitude de autoridade e poder. Você deve notar com júbilo a palavra “júbilo”, enquanto chega ao entendimento que como filho de Deus você também está com autoridade e poder.

            Com tudo isto em mente, vamos à batalha, seguindo nosso capitão em vitória, porque Ele já venceu o diabo e colocou em nossas mãos o privilégio de executar a justiça Dele sobre o reino tenebroso de Satanás. Por isso, trabalhamos “...levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo...” (II Coríntios 10:5)

 

Por Orar Mais e Mais, Efetuamos a Vitória de Cristo na Terra!

            Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador...” (I Timóteo 2:1-3)

Encontramos neste versículo quatro tipos de comunicação com Deus:

1.      Súplicas = Ato ou efeito de suplicar, suplicação. Pedido insistente e humilde, frequentemente desesperado. Instar = Pedir com instância, com insistência, solicitar reiteradamente, insistir.

2.      Orações = Pedido dirigido a Deus. Elevação do coração e alma a Deus. Deve de ser algo feito com profunda emoção e sinceridade.

3.      Intercessões = Intervir a favor de alguém ou algo. Rogar. Este é o tipo mais profundo de oração e são poucas pessoas que ficam na presença de Deus até ser usado pelo Espírito Santo nesta oração profundíssima. Abraão intercedeu em prol de Ló e sua família. (Gênesis 18:1-33)

4.      Ações de Graças = A prática de agradecer a Deus. Ato de agradecer. Oferecer palavras de gratidão a Deus por bênçãos recebidas. A Bíblia diz que um dos sinais dos últimos dias será que o povo de modo geral será ingrato, (II Timóteo 3:1-2) Nossa comunicação com Deus deve ser composta também de agradecimento.

Estamos Em Um Guerra Santa

No entanto, Romanos nos dá uma boa perspectiva no meio desta guerra: “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça...” (Romanos 5:20)

A Oração De Fé

            E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.” (Tiago 5:15-18)

      “Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.  E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]” (Marcos 11:22-26)

Ora de acordo com as promessa da Palavra de Deus

            Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro. Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te.” (Isaías 43:25-26)

            “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” (Isaías 1:18)

            Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. 22 E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. 23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. 24 Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! 26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.” (Mateus 15:21-28)

Grandes Intercessores Da História Bíblica

            Ester: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.” (Ester 4:16)

            Abraão: “E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio? (Gênesis 18:23) [Para entender melhor a oração intercessória leia o capítulo inteiro de Gênesis 18.]

            Moisés e Samuel: Disse-me, porém, o Senhor: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, meu coração não se inclinaria para este povo; lança-os de diante de mim, e saiam.” (Jeremias 15:1) [Leia também Êxodo 17 e 32:32, I Samuel 7:8-9]

O Dever De Orar Pelos Pastores

            Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.” (Atos 12:5)

            Irmãos, orai por nós.” (I Tessalonicenses 5:25)

            “...ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos.” (II Coríntios 1:11)

            Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação...” (Filipenses 1:19)