>
 

Eu Sou Jesusista

            Na América Central o povo da Pentecostal Unida são as vezes chamados de Jesusistas. Este nome nos é dado porque colocamos ênfase em Jesus e o Seu nome. O termo foi aplicado para calu­niar, mas estamos felizes que pessoas estejam nos reconhe­cendo com um nome positivo.

            Em Atos 11:26, lemos que os discípulos de Jesus foram chamados de "Cristãos" pri­meiramente em Antioquia. Ou­tros títulos, como discípu­los, crentes, "do Caminho", e da "seita dos Nazarenos" também foram atribuídos a estes que seguiam Jesus, mas o nome "Cristão" logo deter­minou-se. De primeira, tal­vez fora usado em zombaria, mas pelo menos o povo reconheceu que um novo grupo diferente dos Judeus e ou­tros movimentos religiosos havia aparecido. Com o nome "Cristão", que significa ser semelhante a Cristo, os seguidores de Jesus foram distintamente identificados e reconhecidos como sendo separado dos demais.

            Até os seguidores de Je­sus logo aceitaram e adotaram o nome "Cristão". Policarpo, um estudante do Após­tolo João no seus anos de mocidade, declarou na sua velhice quando estava sendo queimado à estaca, "Eu sou Cristão". Suas últimas pala­vras foram ditas com orgulho e honra.

            Lamentavelmente, o nome "Cristão" tem perdido seu significado real. Muitos di­rão que são cristãos mesmo com suas vidas longe de igual a Cristo. As vezes até um bêbado da rua dirá que ele é um Cristão.

            Hoje na América Central esse novo título de Jesusista é dado a Pentecostais Unicistas. Mesmo que as pes­soas estejam usando este no­me com zombaria e calúnia, para mim é uma honra e pri­vilégio proclamar, "Eu sou Jesusista!"

            É normal chamar discípu­los ou seguidores após o no­me do seu líder. Por exem­plo, os discípulos de Buda são chamados de Budistas; os seguidores de Maomé são cha­mados de Maometanos; e os aderentes aos ensinamentos de Confúcio são conhecidos com Confucionistas. Como não tenho objeção em ser chamado Cristão, sendo seguidor de Cristo, eu conto como elogio quando chamado de Jesusista pois, esse nome significa que eu sigo e pertenço a Je­sus.

            Tinha os discípulos da igreja primitiva recebido uma oportunidade de escolher pa­ra eles um nome, é bem pos­sível que esolheriam de se­rem chamados Jesusístas em vez de Cristão, pois, tinham um amor intenso por Jesus e davam ênfase ao Seu nome.

            Somos chamados de Jesu­sístas hoje na América Cen­tral porque:

1. Nós cremos que Jesus é Deus - o Único Deus Verda­deiro (Tito 2:13; I João 5:20; Colossenses 2:9).

2. Ensinamos que Jesus é o nome de Salvação de Deus (Atos A:12; Filipenses 2:9-11).

3. Batizamos os converti­dos em Nome de Jesus (Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5; 22:16; Romanos 6:1-4; Colos­senses 2:12).

4. Recebemos o Espírito Santo em Nome de Jesus (João 14:26).

5. Ensinamos que tudo que fazemos deve ser feito em Nome de Jesus (Colossenses 3:17).

6. Deus chama o seu povo pelo Seu Nome (Isaías 43:7).

            Se estamos prontos para aceitar e adotar o nome de "Jesusístas", devemos fazê-lo com honra e dignidade, pois não podemos trazer des­graça ao Seu Nome. Devemos crer não somente o que a Bí­blia nos conta a respeito de Jesus mas devemos também refletir a imagem de Cristo no nosso viver diário. Devemos não somente confessar a nos­sa fé em Jesus mas também possuir o Fruto do Espírito.

            Numa análise final, não é o que as pessoas nos chamam importante, mas em Quem cre­mos, o que cremos a respeito Dele e Seus ensinamentos, e o que tornamos a ser devido a nossa experiência e andar
com Ele.         

Tradutor: Michael Duane Walmer

Escritor: T.  Wynn  Drost

(Missionário Superintendente de Guatemala, Nicarágua e Belize)