>
 

Tribulação

            Erroneamente, muitos cristãos têm a idéia que uma vez entregando suas vidas a Deus, abraçando a salvação que ele proporciona, há de trazer ao fim todos os problemas e conflitos da vida. Quando isto não ocorre, eles se desviam de volta para o mundo.

            Acontece que quando uma pessoa resolve crer na promessa de Deus acerca da libertação do pecado, e com fé aceitar o perdão de pecados, ela muda de time, isto é, sai do time do mundo para fazer parte do time de Deus. Ocorre que o mundo que era tão amigo se torna inimigo e assim começa um conflito. Este conflito pode se tornar em tribulação e perseguição.

            Para poder conciliar estas coisas e adquirir uma fé que vence, é importante considerar o ensinamento da Palavra de Deus neste sentido.

 

I.              Existe uma advertência ou alerta com respeito a tribulação.

Ø  Mateus 24:21 – “... porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais.”

Ø  João 16:33 – “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições;mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Ø  I Tessalonicenses 3:4 – “... Pois, quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos, o que de fato aconteceu, e é do vosso conhecimento.”

II.            A falta de raízes fortes nos ensinamentos da Palavra de Deus faz as pessoas cair ou se desviar dos caminhos de Deus nos momentos de tribulação.

Ø  Mateus 13:21 – “... mas não tem raiz em si mesmo, sendo antes de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.”

III.           É necessário passar por tribulações.

Ø  Atos 14:22 – “... fortalecendo as almas dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé: e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.”

IV.          As tribulações têm um propósito agradável na vida do cristão.

Ø  Romanos 5:3-4 – “E não somente isto, mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”

Ø  II Coríntios 1:3-4 – “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que no conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” Quando passamos por tribulações e somos consolados por Deus, isto nos deixa capacitado para consolar outros.

Ø  Hebreus 2:18 – “Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.”

V.           Veja uma promessa estranha e quase inacreditável acerca da tribulação.

Ø  II Coríntios 7:4 – “Mui grande é minha franqueza para convosco, e muito me glorio por vossa causa; sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação.” Sim, pode haver alegria, gozo e júbilo no meio das tribulações. Isto requer uma experiência profunda com Deus, e uma profundidade espiritual adquirida pelos exercícios espirituais.

VI.          Sofrer tribulações não é algo fácil, mas Deus requer algo de nós no meio delas.

Ø  Romanos 12:12 – “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.”

VII.         A Bíblia dá promessas que nos consolam no meio das tribulações.

Ø  Romanos 8:35 – “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez ou perigo, ou espada? Para a resposta leia os versículos 36 – 39.

Ø  Apocalipse 1:9 – “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus...” Sim, temos muitos companheiros na tribulação e não estamos sozinhos. Os da antiguidade venceram, outros estão vencendo hoje e nós podemos vencer também.

Ø  Apocalipse 2:9 – “... conheço a tua tribulação, a tua pobreza, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus, e não são, sendo antes sinagoga de Satanás.” Sim, Deus conhece nossas tribulações, sabem donde partem e reserva recompensa adequado para estes inimigos do reino de Deus.

Ø  II Tessalonicenses 1:6-7 – “... se de fato é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós outros que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder...”

VIII.       Esta é um encorajamento final e glorioso.

Ø  Apocalipse 7:14 – “Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras, e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” Uma outra versão da Bíblia diz que vieram. A Bíblia em inglês diz que saíram. De qualquer forma, consola saber que não ficaremos sempre em condição de atribulado ou perseguido, mas sendo fiel a Deus e sua Palavra; mais tarde ou mais cedo sairemos lavados, purificados a aptos para entrar no reino de Deus. Não esqueça as palavras de Atos 14:22 – “... através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.” Amém!!

Philip D. Walmer