>
 

Limpando O Quintal De Nossa Casa

(Juízes 6)

 

            Nas Escrituras se torna muito claro o fato que Deus usava os povos vizinhos de Israel como instrumentos de disciplina para Israel. Seu grande amor para com os Israelitas não permitia que Ele os abandonasse em seus próprios pecados, mas utilizava desse meio para despertar a consciência dos Israelitas quanto à Sua existência, seu amor por eles, bem como o cuidado que Ele queria lhes prestar. Na maioria das vezes, mas somente quando eles sentiam perseguidos e afligidos duramente, foi que clamavam ao Senhor. Deus sempre os recebia e os acolhia, voltando a derramar sobre eles inúmeras bênçãos. Queridos, nós não precisamos chegar ao ponto de tanta dor para clamarmos ao Senhor. Precisamos desenvolver uma comunhão com Deus e desfrutar de sua maravilhosa companhia ao ponto de jamais desejaremos sair de sua presença e vontade.

            Sempre existe alguém que nos dá o recado de Deus quando andamos por outros caminhos. O profeta verdadeiro de Deus vem para nos exortar ou confrontar (não afrontar) biblicamente acerca da vida que estamos levando. Pode ser uma mensagem à igreja local, ao pastor, aos pais ou amigos. O importante é que Deus sempre possa despertar as nossas mentes, e o ser íntimo com a sua Palavra, de modo que nunca estamos informados e não inocentes quanto às nossas escolhas.


Aprendendo Através De Gideão

 

            Aprendemos algo muito bonito na história de Gideão; e é que o nosso amado Mestre está sempre disposto a operar em nossas vidas. Jesus sempre vem ao nosso encontro. É interessante que o Verbo ou o Logos, ainda não encarnado aqui, contudo está ativo e diretamente agindo na história de seu povo. Ele aparece aqui como o Anjo do Senhor (manifestação teofânica assim como apareceu a Abraão) para libertar o seu povo do jugo midianita, mas através de Gideão.

            A Bíblia não entra em detalhes, mas dá para supor que até o momento Gideão era um crente sem muito compromisso quanto às coisas do Senhor. Vejamos como no verso 13 pela indagação de Gideão, parece apontar uma falta de relacionamento sólido com Jeová: “Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, porque tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas...” Esse questionamento quanto ao senhorio e presença de Deus na vida dos Israelitas parece jogar a culpa de toda a desgraça que eles estavam vivendo no próprio Deus. Nos dias de hoje, muitos de nós culpamos a Deus por algum fracasso ou desilusão que venhamos a sofrer, e esse fato se expressa de várias maneiras, desde as nossas murmurações até a rebeldia declarada (desobediência) ao Senhor.


Nossa Suficiência em Cristo

 

            Gosto muito dessa expressão, ela revela sinteticamente que nada é necessário fora de Cristo para as nossas vidas. Nenhuma novidade, nenhum movimento, nenhuma “segunda bênção” para nos fazer melhores crentes.

            Outro ponto de destaque aqui é o fato de que aos seus próprios olhos, Gideão era um covarde ou um fraco e incapaz. O medo dele era tanto que estava malhando o trigo no lugar onde se faz o vinho, provavelmente com medo dos ataques dos midianitas. Ele utilizava desse artifício como uma estratégia de se proteger, bem como o produto da sua colheita. A Bíblia nos diz que apesar de seu medo, Deus o escolheu. Que lição maravilhosa existe aqui! O Senhor escolheu a Gideão para ser um líder de seu povo, apesar de seus tantos “ai, Senhor meu”. É justamente na força da presença de Deus que Gideão se torna em um homem de coragem, valoroso. Um verdadeiro líder é forjado pelo poder do Espírito de Deus. Aí está Gideão sendo transformado e capacitado pelo Espírito de Cristo. Portanto, o caminho para o sucesso na vida não está em nossas próprias capacitações, mas sim no: “Eu hei de ser contigo.”

 

Limpando O Quintal De Casa – Santificação

 

            Ao que parece, até o verso 21, Gideão ainda não tinha consciência que estava diante do próprio Jesus (o Anjo do Senhor). Inicialmente poderia ser na sua concepção um profeta, mas diante daquelas palavras vivas e poderosas que inflamaram o seu coração, ele creu que são de origem divina e deseja entregar uma oferta. A cena seguinte faz Gideão se estremecer. Após preparar a oferta, diante de seus olhos o próprio “anjo do Senhor” faz subir fogo da penha, consumindo toda a oferta. O Mensageiro de Deus desaparece diante dele, que agora reconhece que estava diante do anjo do Senhor. Abertos finalmente os seus olhos, ele clama ao Senhor, temendo por sua vida. Confortado pela palavra celestial de que não morreria Gideão então edifica um altar e o chama de: “O Senhor é Paz.”

            Deus convocou a Gideão para a sua obra, mas assim como Ele fez com Gideão, Deus quer fazer conosco; para que ingressemos neste maravilhoso ministério, que é de ser cooperador de Deus. Para que isto aconteça precisamos antes limpar o quintal de nossa casa. Gideão tinha no seu quintal, na casa de seu pai, um ídolo. Qualquer coisa em nossa vida que tem se tornado um ídolo tem que ser retirado, e em seu lugar construir um altar para o Senhor. Não podemos permitir que coisa alguma ocupe o centro de nossas vidas, a não ser o próprio Senhor Jesus.

            Podemos chamar esse processo de santificação, e somente assim é que podemos receber a unção que nos garante a vitória. Vamos deixar toda a impureza e pecado, para que sejamos revestidos pelo Espírito de Deus, e assim estaremos prontos para “tocar a trombeta” do avivamento. Meu querido amigo Deus quer lhe usar no serviço de seu reino, mas a sua casa já está limpa? Busque a santidade em sua vida, aprendendo acerca da vontade de Deus em sua Palavra (a Bíblia) e Deus mesmo te capacitará.

 

Limpando A Casa

 

            “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?” (Lucas 15:8) “Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei.” (Salmos 132:14)

            Quem já fez faxina em alguma casa conhece muito bem o trabalho que dá. Sem dúvida a grande maioria dos leitores já passou por esta experiência. Ter que arrumar a casa pra receber algum hóspede ou simplesmente a limpeza diária mesmo é um trabalho danado. Acredito que ninguém entre os leitores é um daqueles que varre a casa para depois jogar a sujeira debaixo do tapete. Existem, no entanto, aqueles preguiçosos que varem o chão, mas que têm preguiça para tirar as teias de aranhas no teto ou a sujeirinha dos cantos, pensam o seguinte: “ninguém vai ver essa teiazinha ali no canto, ela está quietinha, não faz mal a ninguém e já tem até uma arainha de estimação que eu estou criando para comer as moscas.

            A Bíblia diz que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, a habitação do próprio Espírito de Deus. A casa na qual Jesus Cristo quer habitar é o nosso coração, nosso ser íntimo. E como está essa casa? Será que está cheia de teias de aranha? Ou talvez daquela sujeirinha nos cantos que você acha que ninguém vê? Ou talvez você tenta esconder alguma sujeira, alguma obra da carne debaixo do tapete? Acha que ninguém vê? Esqueceu-se de Deus? Ele tudo vê, e Dele nada se esconde. A Bíblia diz em Provérbios 15:3 que os olhos do Senhor estão em toda parte. Ele vê tudo, e ninguém consegue esconder as sujeirinhas Dele. Ele conhece tudo que está em sua vida e preparou alguém para lhe entregar esta mensagem e lhe oferecer a oportunidade para fazer uma faxina profunda na casa favorita Dele ainda hoje.

            O texto de Salmos 132:14 fala acerca de Sião ou Jerusalém, a cidade da habitação de Deus, mas podemos certamente nos considerar como sendo a Sião de Deus aqui na terra nesta dispensação da igreja. Esta habitação de Deus, nossas vidas, nossos seres, é o lugar onde Deus deseja habitar. Nós somos incumbidos de ter certeza que esta casa esteja limpa e arrumada para que Ele possa habitar, pois Ele não habita onde tem a contaminação do mundo e da carne. (Veja I Coríntios 11:28 e II Coríntios 13:5) Talvez a sua vida esteja precisando dessa faxina, dessa limpeza, para que a glória de Deus se manifeste na sua vida e através de você onde estiver. É preciso você faça a limpeza da casa favorita de Deus.

 

I.          É Preciso Limpar A Casa Da Imoralidade (I Coríntios 6:18)


O pecado da imoralidade é contra o próprio corpo, contra a casa favorita de Deus e é preciso limpar essa sujeira da nossa vida. O mundo hoje está muito liberal em relação à moralidade. Não é possível julgar moralidade por aquilo que se vê por aí.  A programação de televisão promove todo tipo de imoralidade. Parece que a sociedade está chegando ao ponto de amoral, isto é, onde não há mais distinção entre moralidade e imoralidade. Nas rodinhas de amigos e colegas de trabalho, colégio e faculdade só têm conversas e piadas de baixo calão que tendem a lhe influenciar de pensar do jeito do mundo. Quando chegar a perceber o que realmente está acontecendo, você já está participando e dando risada; e perdendo seu testemunho de cristão. Veja só o que a Bíblia tem a dizer acerca deste tipo de comportamento: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Coríntios 15:33) O Livro de Salmos também tem algo de bom conselho: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1:1) É preciso purificar sua mente com a pura Palavra de Deus e com a oração, jejum, louvor, adoração e comunhão contínua com o Senhor, está sempre em prontidão para fugir da imoralidade. Caso cair em alguma cilada da carne e do diabo, deve lembrar a promessa da Palavra de Deus: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (I João 1:9) Praticando isto tem condições para limpar a casa de favorita de Deus de toda a imundice.

 

II.         É Preciso Limpar A Casa do Engano

 

P  O engano é de achar que escondemos alguma coisa de Deus. Um exemplo forte disso é a história curta e trágica de Ananias e Safira em Atos 5:1-5. Deus conhece as nossas atitudes dentro e fora da igreja, em casa, no trabalho, e na escola ou faculdade. Repito que de Deus não se esconde absolutamente nada.

P  O engano de levar uma vida cristã sem compromisso, sem dar testemunho, sem se preocupar em ganhar e discipular vidas para servir ao Senhor. Muitas vezes você se envolve com tantas outras coisas que esquece que Jesus lhe chamou para fazer discípulos. (Mateus 28:19-20) No livro de  Lucas, capítulo 3, versículo 9 lê-se que se não der bons frutos não serve para nada. Você precisa produzir discípulos. Saia do comodismo e tenha uma vida de compromisso com o Deus que lhe resgatou da sua velha vida que estava lhe levando para a perdição. Reflete em quem você era antes de ter um encontro com Jesus. Talvez fosse um viciado em drogas, álcool, tabaco ou qualquer outra coisa. Quem sabe que vivia se prostituindo, mentindo e cometendo outros delitos desagradáveis a Deus. Reflete na pessoa que você é hoje, da onde foi tirado pela graça e misericórdia de Deus. Hoje você é nova criatura em Jesus Cristo que buscou e regatou para viver em santidade de vida. Tem lutas? Com certeza! Mas hoje a sua maneira de encarar as lutas é diferente, pois tem ao seu lado o Senhor Jesus Cristo que lhe garanta a vitória. Não basta apenas ir para igreja, dar glórias a Deus, dar pulos de alegria, levantar as mãos para adorar ao Senhor; precisa buscá-Lo para alcançar uma vida que Lhe agrada. Se cair numa emboscada da sua carne ou do diabo, confessa sua transgressão ao Senhor, levanta-se, sacode a poeira da sua vergonha e continua caminhando com Ele, sempre buscando ser frutífero perante Aquele que lhe amou e salvou.

P  O engano de viver a vida como não tenha compromisso nada e ninguém precisa sair da vida do crente. Seguidamente crentes andam segundo a sua própria vontade se desculpando e dizendo não têm nada a ver com a vida dos outros. Eu liberto, é a palavra que se ouve por aí, posso tomar uma cerveja de vez em quando, e não tenho nada a ver se alguém se ofende com isso. Posso me vestir qualquer roupa que gosto e ninguém tem o direito de me criticar. No entanto a Bíblia é clara quando diz em Marcos 9:42: “E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar.” Existem ainda aqueles que dizem que roupa, divertimentos mundanos, uma cervejinha de vez em quando não tem nada a ver com as condições do coração, pois Deus olha só para o nosso coração e não para roupas e outras coisas tais. É verdade Deus olha para o nosso coração, mas as pessoas olham para o nosso exterior e não podendo ver e julgar o nosso coração, e assim podem se escandalizar e se desviar dos caminhos do Senhor. Pode ser feita uma pergunta? Quem na realidade será o culpado desta tragédia terrível. Você pode usar sua liberdade para ofender outros? Paulo achou que não, e apesar de entender que carne oferecida aos ídolos antes de ser colocada a venda, disse que não a comeria por medo de ofender os mais fracos de fé, os que acabaram de se libertarem dos ídolos e cerimônias pagãs. Será que você, com a pompa da sua “liberdade” estará fazendo alguém tropeçar e cair da fé? Não anda dizendo que não tem nada a ver com os outros. Não pode usar sua “liberdade” de qualquer maneira. Você é responsável, sim; responsável pelas almas dos outros. Cuidado com sua atitude, pois Deus pode determinar que não tenha nada a ver com sua atitude repreensível. Pode ser perdido mais do que a alma que você ofendeu, pois sua própria alma pode estar em jogo também.

 

III.        É Preciso Limpar A Casa Do Desânimo

 

P  Esta é uma das piores armas do diabo contra a igreja, porque com o desânimo você está sujeito ao esfriamento espiritual e o esfriamento lhe deixa vulnerável a imoralidade, ao engano, e consequentemente a queda espiritual.

P  Aí vem outra escusa: Eu posso ser crente dentro de casa, não preciso assistir os cultos da igreja para ser crente. O momento que você se esfriará espiritualmente será quando começar a não frequentar os trabalhos da igreja junto com outras pessoas de fé e amor para com Deus, bem como o amor uns para com os outros. O diabo gosto muito de lhe ouvir dar essa desculpa, pois sabe que você está bem a caminho dele.

P  Quando o crente não tem alegria de estar no templo adorando ao Senhor é um sinal que alguma coisa está muito errada. Talvez seja alguma decepção com algo que viu ou ouviu. Talvez seja que você descobriu que aquela pessoa que você mais admirava tem defeitos e não é infalível e por isso se decepcionou. Talvez seja que você tenha caído e falhou diante de Deus e não tem mais ânimo para buscar ao Senhor, e muitas vezes a primeira reação é de não querer assistir os cultos na igreja. Quando um cristão não tem mais alegria de estar no templo em comunhão com seus irmãos adorando ao Senhor, é um sinal que alguma coisa está errada, muito errada.

P  Às vezes, apesar do desânimo, você consegue chegar até a igreja, mas não tem vontade de participar do culto, e fica torcendo que acabe logo para poder ir embora. Esforça-se, pois quando Deus vir seu esforço estará junto com você para lhe ajudar vencer este espírito mau. Você precisa limpar sua vida deste desânimo, da frieza, e preparar a casa favorita de Deus para que Ele veja esta casa na qual quer habitar como um lugar digno Dele. Ele deve ver uma casa cheia de alegria, gozo, e desejo de estar com Ele; uma habitação onde Ele sente a liberdade para habitar. Ele deve poder olhar para sua casa e dizer: aquela casa é a minha casa favorita, meu lugar predileto onde posso repousar.

 

IV.       Afinal, Vamos Limpar A Casa?

 

P  No Evangelho de Lucas, capítulo 15, versículo 8-10, contempla a parábola da dracma perdida. A história é de uma mulher que após perder uma de dez dracmas, acende uma candeia, e varre a casa a procura do valor perdido. Após achar a dracma chamou os vizinhos e amigos para celebrar com ela a dracma achada.

P  Tendo esta parábola por base é fácil imaginar sua vida como uma casa grande. A dracma perdida é seu talento, sua alegria, seu amor, seu bom ânimo; tudo perdido em algum lugar desconhecido. Você não quer viver sem estes bens, portanto tem que descobrir onde os perdeu.

P  Quando você se torna pessimista, infeliz, sentimental, sente solidão apesar de estar cercado da família, amigos e irmãos de fé, chegou a hora para fazer uma limpeza na casa para achar os valores perdidos.

P  Quando você coloca um sorriso falso nos lábios quando há lágrimas no coração; quando usa máscaras para esconder o que realmente sente quando se levantar pela manhã, é hora de faxina na sua casa espiritual.

P  Quando coisas assim acontecem conosco temos que achar a dracma perdida, pois é impossível viver sem os valores perdidos. Achar um valor perdido pode não ser algo tão fácil. Quando foi perdido ao longo de algum tempo, justamente há de levar semanas, quem sabe, meses para achar aonde perdeu. Terá de varrer a casa toda, peça por peça, com a luz do Espírito Santo iluminando o trabalho. Terá de varrer no mais íntimo do coração, no recôndito da alma humana. Davi perdeu estes valores e bradou em sua oração: “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.” (Salmos 51:11-12)

P  Foi determinado que o coração fosse como uma casa grande, e como em quase toda casa grande, existe o porão. Esta peça é justamente o lugar onde deve começar a varrer, mas provavelmente seja o lugar mais difícil de varrer e limpar, no entanto precisa também ser completamente limpo.

P  Antes de começar varrer tem que providenciar algo fundamental para achar valores perdidos, e isto é a iluminação. É difícil achar estes valores no escuro do pecado, e pecados não confessados, portanto o ambiente necessita a iluminação que só pode vir do Espírito Santo, sem o auxílio desta dádiva de Deus, é impossível descobrir as transgressões escondidas no porão do coração, e impossível achar os valores perdidos. É importante lembrar-se o Jesus declarou: “Eu sou a luz do mundo”. Ele é a grande luz que nos ajuda a varrer a alma, que nos leva a entrarmos nos lugares mais pérfidos das vielas do nosso ser. Sem essa grande luz é impossível acharmos a “dracma” perdida, portanto esse é o primeiro passo, ter o coração entregue a Jesus (veja bem: a Jesus e não a religião), deixar Ele iluminar as nossas vidas.

 

            Bem, após estar com a luz acessa em nossas vidas, temos que começar a varrer, e é justamente o porão onde as pessoas mais possuem mais medo de varrer, porque lá geralmente se esconde o que não usamos e não gostamos, deixamos lá algo quebrado, algo que nos feriu, temos medo de ratos, baratas, coisas deixadas para trás e “esquecidas” quando se começa a varrer sobe um grande pó, fazendo parecer que no lugar de estar limpando, está se sujando ainda mais. Mas é necessário varrer lá, pois é um lugar fácil de se perder as coisas, perder os principais sentimentos humanos, a alegria de se viver, a paz no coração.

            O mais triste de tudo é que muitas pessoas não só tem no porão os piores sentimentos, como muitos gostam de morar lá.

            As pessoas que moram no porão, são pessoas que geralmente dão desculpas pelas derrotas da vida, não são de sorrirem sempre, não transmitem paz, vivem em estado nervoso ou simplesmente de silencio. Pessoas do porão não expressam os seus sentimentos, não são transparentes, acham defeitos em tudo, ou se isolam ou falam da vida, mas não de si.

Quem mora no porão tem medo de se encarar, de descobrir os seus defeitos, de se olhar no espelho.

            Com isso faço duas perguntas: 1- Você conhece alguém assim, 2- Você é assim?

 

Luciano Hérbet – Adaptado por Philip D. Walmer