>
 

Somos Capazes

I.              Atitudes Diferentes

A.           Fé: “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” (Números 13:30)

B.            Incredulidade: “Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.” (Números 13:31)

C.            No meio deste povo que enfrentava um desafio enorme havia duas atitudes diferentes. Diante dos seus desafios, irmão, pode haver duas atitudes diferentes. O que há de acontecer depende de qual destas atitudes você abraçará.

II.            Sua Atitude Para Determinar O Que O Povo Pensará Do Deus Que Você Serve

A.           “... para que o povo da terra donde nos tiraste não diga: Não tendo podido o Senhor introduzi-los na terra de que lhes tinha falado e porque os aborrecia, os tirou para matá-los no deserto.” (Deuteronômio 9:28)

III.        O Poder De Deus Operante Em Nós Pode Fazer O Inimigo Tremer

A.           “Então, disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia estar perante o Senhor, este Deus santo? E para quem subirá desde nós?” (I Samuel 6:20)

IV.        Desafios Vêm E Precisam Ser Encarados Com Fé No Senhor

A.           Israel carnal não podia fazer isto. “Se ele puder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então, sereis nossos servos e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje, afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito.” (I Samuel 17:11)

B.            Desafios frequentemente duram por muito tempo. “Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.” (I Samuel 17:16)

C.            Não podemos confiar apenas naquilo que vemos. “Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel.” (I Samuel 17:25)

D.           Davi viu tudo de uma maneira diferente, pois era homem espiritual. “Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.” (I Samuel 17:32)

E.            Dúvida do mais alto líder expressado e entre em jogo, no entanto Davi não se espanta com esta atitude. “Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade.” (I Samuel 17:33)

F.             Davi relata o que Deus já fez. “Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo.” (I Samuel 17:34-37) Anime-se lembrando-se e relatando o que Deus já fez por você.

G.           Os outros queriam que ele usasse as táticas e armas carnais. Davi recusa, preferindo confiar no nome do seu Deus. “Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si. Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.” (I Samuel 17:38-40)

H.           Davi foi desprezado e amaldiçoado. “Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo.” (I Samuel 17:42-44)

I.                   Com coragem e fé baseado nas suas experiências e a provas que ele fez a Deus, Davi responde ao gigante, Golias. “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel,  Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.” (I Samuel 17:45-47)

J.              Davi não temia, não fugia, não recuava, mas com fé, com coragem e confiança absoluta em Deus corria em direção do gigante. “Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu.” (I Samuel 17:48)

V.           Mais Uma Vitória É Ganha Com Coragem, Fé E Confiança Absoluta No Senhor

A.      “Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi. Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.” (I Samuel 17:48:51)

 

Prezado irmão, o mundo está nos desafiando, mas: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.” (II Coríntios 10:4-6)

Vamos avançar, pois a vitória é nossa, em o nome de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele é o capitão deste exército poderoso. Não precisamos recuar, esconder, fugir e acovardar, pois o Senhor está conosco. Ele pode nos dar nossas Jericós, derrubando todas as muralhas fortes, pois Ele é o Deus de milhares de vitorioso e Ele é o nosso “Todo-Poderoso”!

Philip D. Walmer