>
 

Prega A Palavra

 

Texto: II Timóteo 4:2 “... prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.”

 

I.              A Palavra (o evangelho) é poderosa. “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego...” (Romanos 1:16)

Seu testemunho, a operação de Deus na sua vida e os acontecimentos diários na sua vida são importantes, mas é a pregação da Palavra que há de converter o pecador do seu mau caminho.

 

II.           Para que a pessoa se converte, ela precisa a Palavra de Deus. A fé tem que estar baseada na Palavra de Deus e em nada mais do que isto. Análise a passagem de Romanos 10:8-15 versículo por versículo.

“Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

 

Nota: A Palavra de Fé que pregamos?

 

III.        Para poder pregar a Palavra precisamos conhecer a Palavra. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (II Timóteo 2:15); “Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.” (Atos 6:2-4)

 

IV.        Sofrer na pregação da Palavra pode resultar num aumento da Palavra e no número dos que a pregam. Análise a passagem de Filipenses 1:12-17: “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus. Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;   estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.”

 

V.           A Palavra é a espada do Espírito. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4:12) Note bem a obra que a Palavra faz: É viva, eficaz e cortante. Ela penetra e discerne pensamentos e propósitos

 

VI.        Ilustrações podem e devem ser usadas, mas não devem proceder sempre da vida do pregador. Use bons livros de ilustrações de jornais, revistas e a vida diária sem mencionar pessoas que poderiam ficar ofendidas por ter suas vidas usadas com exemplo ou por bem ou por mau.

 

Philip D. Walmer