>
 

Um Altar Na Minha Vida

            Construindo um altar na Bíblia significava algo importante. Nos dias do Antigo Testamento um altar feito por homem significava uma oferta, um sacrifício à Deus, ou talvez uma vitória sendo celebrada. Por uma razão os patriarcas sempre construíram altares ao Senhor.

            Altares eram feitos de madeira, terra, bronze, ouro, pedras, etc., mas fizeram altares ao Senhor, onde eles se encontraram com Deus. O homem faz o altar, para se encontrar com Deus, na hora da angústia, medo, pranto, alegria ou vitória, mas mesmo assim o altar significava um encontro com Deus.

            Alguns exemplos dos homens que fizeram altares para se encontrar com Deus foram os seguintes:

1.      Noé – Gênesis 8:20 “Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.”

2.      Abraão – Gênesis 22:9 “Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha;”

3.      Isaque – Gênesis 26:25 “Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.”

4.      Jacó – Gênesis 35:20 “E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel.” E Gênesis 35:1 “Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão.”

5.      Moisés – Êxodo 17:15 “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.” Êxodo 20:24 “Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.” Êxodo 27:1 “Farás também o altar de madeira de acácia; de cinco côvados será o seu comprimento, e de cinco, a largura (será quadrado o altar), e de três côvados, a altura.”

6.      Josué – Josué 8:30 “Então, Josué edificou um altar ao SENHOR, Deus de Israel, no monte Ebal,” Josué 22:10 “Vindo eles para os limites pegados ao Jordão, na terra de Canaã, ali os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés edificaram um altar junto ao Jordão, altar grande e vistoso.”

7.      Gideão – Juízes 6:24 “Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e lhe chamou de O SENHOR É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas.”

8.      Saul – I Samuel 14:35 “Edificou Saul um altar ao SENHOR; este foi o primeiro altar que lhe edificou.”

9.      Elias – I Reis 18:30 “Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas.” (Restaurar)

10.  Davi – I Crônicas 21:18 “Então, o Anjo do SENHOR disse a Gade que mandasse Davi subir para levantar um altar ao SENHOR, na eira de Ornã, o jebuseu.” I Crônicas 21:23-27 “Então, disse Ornã a Davi: Tome-a o rei, meu senhor, para si e faça dela o que bem lhe parecer; eis que dou os bois para o holocausto, e os trilhos, para a lenha, e o trigo, para oferta de manjares; dou tudo. Tornou o rei Davi a Ornã: Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu para o SENHOR, nem oferecerei holocausto que não me custe nada. Davi deu a Ornã por aquele lugar a soma de seiscentos siclos de ouro. Edificou ali um altar ao SENHOR, ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto. O SENHOR deu ordem ao Anjo, e ele meteu a sua espada na bainha.”  Salmos 43:4 “Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.”

11.  Salomão – II Crônicas 1:6 “Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o SENHOR, sobre o altar de bronze que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.” II Crônicas 4:1 “Também fez um altar de bronze de vinte côvados de comprimento, vinte de largura e dez de altura.”

12.  Adonias – I Reis 1:50-53 (Proteção) “Porém Adonias, temendo a Salomão, levantou-se, foi e pegou nas pontas do altar. Foi dito a Salomão: Eis que Adonias tem medo de ti, porque pega nas pontas do altar, dizendo: Jure-me, hoje, o rei Salomão que não matará a seu servo à espada. Respondeu Salomão: Se for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá em terra; porém, se se achar nele maldade, morrerá. Enviou o rei Salomão mensageiros, e o fizeram descer do altar; então, veio ele e se prostrou perante o rei Salomão, e este lhe disse: Vai para tua casa.”

13.  Samuel I Samuel 7:9, 17 “Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao SENHOR; clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe respondeu... Porém voltava a Ramá, porque sua casa estava ali, onde julgava a Israel e onde edificou um altar ao SENHOR.”

Gideão disse: Senhor é Paz

Moisés disse: Senhor é minha Bandeira

Jacó – Betel – Lugar onde ele encontrou Deus.

Um altar para nós, nos dias atuais significa um lugar de encontro de Deus:

1.      A beira da cama

2.      Beira do sofá

3.      Na igreja

4.      Na cozinha

5.      No campo

6.      Caminhando

7.      No serviço

Neste encontro podemos:

1.      Celebrar vitória

2.      Clamar ao Senhor

3.      Chorar em prantos, desespero

4.      Santificar-nos

5.      Pedir perdão

6.      Pedir direção

7.      Comunhão com Deus.

Receberá bênçãos sem fim através de um encontro com Deus.

Se for de 5 minutos ou 2 horas, Deus nos espera para falar conosco. Temos que fazer um altar em nossa vida.