>
 

Procura-se: UM Escudeiro

“E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.” (I Samuel 16:23)

 

Procura-se: UM Escudeiro

 

Um grito horripilante rompeu através do palácio. Servos mexeram-se. Conselheiros foram convocados. O rei estava em tormento. Noite após noite agitada dos ataques vieram. E então os dias tornaram-se tão grave. Não houve descanso para o rei Saul. Ele era o líder de Israel, e ele estava sob ataque. Magos, sábios, e os médicos não puderam ajudá-lo.

Do outro lado do vale, um jovem cuidava do rebanho de seu pai. Sua canção e tocando harpa atrairam os cordeiros para dormir e manteve as feras cercada. O povo do vale aguardava com expectativa a serenata noturna do jovem pastor. Mães que balançavam seus bebês para suas melodias tranquilas. Pastores viram seus animais problemáticos calmo, quando a primeira nota da noite flutuaria através dos campos. Muitas noites enquanto cantava uma febre baixaria, um argumento acabaria, e paz reinaria.

A notícia da aflição do rei se espalhou rapidamente por todo o reino. Preocupação encheu os corações do povo de Israel. Uma noite, talvez quando a voz terna acompanhada pela harpa soprava doce por uma janela aberta, uma mãe cansada viu seu filho inquieto relaxar. Sua mente preocupada falou em voz alta: "Se apenas o rei Saul pudesse ouvir o pastor dentro dos muros de seu palácio!"

Atordoado, o marido olhou para ela com admiração. Poderia esta ser a resposta? E assim uma idéia tranquila levou um menino pastor ao palácio.

“Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro.  Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça.  E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.” (I Samuel 16:21-23)

Davi tornou-se escudeiro de Saul espiritual, bem como seu escudeiro natural. Ele guardava a integridade de seu rei, perseguindo os maus espíritos de sua alma.

 

Nossos pastores precisam escudeiros espirituais! Eles estão sob ataque direto. Escudeiro é guarda protetor, por isso, podemos colocar um guarda espiritual sobre o nosso pastor e sua família por meio da oração a Palavra de Deus sobre eles diariamente.

Esta idéia pode parecer simplista, mas o poder que pode ser desencadeado por essas instruções simples é incomparável! A seguir é um exemplo do uso de Efésios 6:10-18 como um guia para orar por seu pastor.

" Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis."(Efésios 6:10-13).

"Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.” (verso 14).

Oração: Senhor Jesus, eu Te agradeço por meu pastor. Dê-lhe a confiança que Tu és para ele e rejeitará aqueles que maquinam o mal contra ele. Senhor, dá-lhe uma mente perspicaz para expor todas as ciladas do inimigo. Amplie seu território e deixa-o sentir sua aprovação cobrir seu coração como um escudo. Não deixe-o comprometer o evangelho, mas dá-lhe coragem para pregar a verdade não importa como as pessoas reagem. Dê-lhe profundas convicções e resistências morais para refletir a sua santidade. Proteja-me e os outros escudeiros quando nós travamos guerra em nome de nosso pastor. Agradeço-Te, Jesus, que nenhuma arma forjada contra o meu pastor prosperará. Põe seus anjos ao redor dele e sua família.

“Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;" (verso 15).

Oração: Senhor, como meu pastor gasta tempo em oração, deixa-o saber o quanto ele é amado. Levante as mãos do meu pastor e sua família. Você é o seu refúgio e fortaleza. Preserve seu tempo da família e cobre a sua casa em paz. Dê a meu pastor favor na comunidade e mantê-o de se comparar com outros pastores, igrejas, ou rendimentos. Dê-lhe um interesse genuíno pelas almas perdidas, e liberta-o da pressão que surgir. Em nome de Jesus, eu encerro todas as operações do inimigo contra o meu pastor e sua família.

''Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno." (v. 16).

Oração: Jesus, conserva meu pastor santo em todos os sentidos. Protege-o dos espíritos enganadores, especialmente quando ele está cansado e estressado. Dê a meu pastor amigos e mentores para ajudar a protegê-lo. Em nome de Jesus, eu amarro o medo do fracasso na vida do meu pastor. Por favor, não deixe sua fé ser danificada pela resistência diária para o evangelho ou a sua visão. Permite que o meu pastor teme-O mais do que ao homem.

“Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (versículo 17).

Oração: Deus, cure a mente de meu pastor de qualquer tristeza causada pelo ministério. Ungindo-o com o óleo da alegria em vez de luto. Veste-o com um manto de louvor em vez de um espírito de depressão. Deixe-o saber Seus planos para prosperar-lo, dar-lhe esperança e um futuro. Ordene os seus passos na Tua Palavra e endireitai as suas veredas. Abençoe meu pastor com tempo de estudo intenso, dar-lhe discernimento, e deixe a Sua Palavra seja sua fonte de prazer. Deixe-o pregar na autoridade do Espírito Santo, advertindo-nos sob a unção tão poderosa que irá convencer o pecador e converter os perdidos. Que possamos ser apresentado para Você santa e perfeita, como resultado da pregação do nosso pastor.

"Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" (v. 18).

Oração: Senhor Jesus, peço esta cobertura protetora sobre o meu pastor. Além disso, solta essa bênção sobre ele: "Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda;" (Isaías 58:8 ). Em nome de Jesus!

 

Wanda Chavis