>
 

Sentinelas Adormecidas

“Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir.” (Isaías 56:10)

 “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” (I Coríntios 16:13)

 “... para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.” (II Coríntios 2:11)

“Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão.” (Provérbios 20:13)

 

I.              TEM OLHOS, MAS NÃO VÊEM

“Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis?” (Marcos 8:18)

A.      Olhar e não compreender. (o analfabeto)

B.      Os discípulos não podiam ir além do que seus olhos normais percebiam. (Marcos 8: 15-21)

C.      Vigiar em oração (Efésios 6:18) “... com toda oração e súplica...” vigiando: estar alerta, cuidado com os santos, cubra-os, proteja-os.

D.      “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar...” (I Pedro 5:8)

 

II.      A PROTEÇÃO CONTRA OS ATAQUES DE NOSSO INIMIGO NÃO SÃO AUTOMÁTICAS

A.           Nós temos uma parte neste negócio.

Um povo em paz e confiante, abandonaram toda precaução. Não tinham sentinelas nem soldados de prontidão. (Juízes 18:7-10, 27) Laís desapareceu e em seu lugar apareceu Dã.

B.      A história seria outra se aquele povo estivesse alerta, precavido, atento, vigilante, acordado. “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.” (Lucas 21:36)

          A falta de vigilância,falta de oração, e organização, devemos estar vigilante em no lar, trabalho, escola e em tudo o que se passa ao nosso redor.

C.      Emboscada = espera as escondidas para matar, agredir de surpresa. Quantas emboscadas teriam sido desfeitas e fracassadas se o indivíduo estivesse alerta. “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.” (Provérbios 6:10-11)

D.      Definição da palavra tempo duas palavras gregas que definem tempo = chronos que significa, tempo em geral e Kairós = significa, tempo estratégico, tempo certo, momento oportuno. (Lucas 4:13, 8:13, II Samuel 3:33-34)

 

III.        ATAQUES QUE FRACASSARAM POR CAUSA DA VIGILÂNCIA DA IGREJA (Atos 12:1-8)

A.           Intercessão na hora certa.

B.            O perigo de ignorar os demônios. “... com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.” (Efésios 6:18)

C.            O atalaia, sentinela escute diligentemente com grande atenção. “Pois assim me disse o Senhor: Vai, põe o atalaia, e ele que diga o que vir. Quando vir uma tropa de cavaleiros de dois a dois, uma tropa de jumentos e uma tropa de camelos, ele que escute diligentemente com grande atenção. Então, o atalaia gritou como um leão: Senhor, sobre a torre de vigia estou em pé continuamente durante o dia e de guarda me ponho noites inteiras.” (Isaias 21:6-8)

 

IV.        SERÁ QUE A VONTADE DE DEUS PODE SER IMPEDIDA ?

Você pode ser empecilho a vontade de Deus.( II Reis 13:14, 19) Em Marcos 6:2-6 nos diz que não pôde fazer ali muitos milagres, mas não diz que ele não quis?

 

Você põe em ação a vontade de Deus. (Oséias 6:5)

Confissão (homologia) dizer a mesma coisa. (Isaías 55:11; Romanos 10:8-10)

 

V.      ESTABELECER A PALAVRA (Mateus 18:18-20)

A.      Plante seu jardim, semeando a semente viva, Palavra falada. (Eclesiastes 12:11; I Pedro l: 23; João 15:3) A construção no reino espiritual, se faz pela palavra de fé.

B.      Falando aos ossos secos (Ezequiel 37) = profetizando ao espírito: “Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.” (Ezequiel 37:9)

C.      Ministrando coisas que ainda não são. “A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.” (I Pedro 1:12)

D.      Evangelho é algo que os anjos não entendem, gostariam de investigar.

 

VI.        POR FALTA DE CONHECIMENTO

“... para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo...” (Colossenses 2:2)

 

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual...” (Colossenses 1:9)

 

“... para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.” (II Coríntios 2:11)

 

Padrões de Pensamentos: Logismo é a soma de pensamentos e sabedoria acumulada ao longo dos anos: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo...” (II Coríntios 10:4, 5)

 

Antes da queda a sabedoria do homem vinha de Deus, depois da queda vem do mundo, do intelecto, dos demônios. “Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.” (Tiago 3 :15)

 

Jeoás alterou os planos de Deus, não exercitando a vontade Dele.

 

VII.     ENFRENTANDO OS PRINCIPADOS E POTESTADES

Deve ser feita de forma unida e não sozinho.

 

Proteção. Gente preparada. Guerra planejada. Moisés, Arão e Hur

 

Devemos identificar as fortalezas que estamos enfrentando, e então buscar a estratégia do Espírito Santo para agir. Em II Samuel 5:19 mostra a resposta que o Senhor deu a Davi: “Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque, certamente, entregarei os filisteus nas tuas mãos.” E em II Samuel 5:23, houve outra resposta: “Davi consultou ao SENHOR, e este lhe respondeu: Não subirás; rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras.” A Bíblia mostra que Davi fez como o Senhor ordenara.

 

Para enfrentar os principados e potestades devemos obedecer: “Assim diz o SENHOR: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; cada um volte para a sua casa, porque eu é que fiz isto. E, obedecendo eles à palavra do SENHOR, voltaram como este lhes ordenara.” (I Reis 12:24)

 

Tomando posse da direção devemos marchar sem nos descuidarmos da retaguarda. Estas são as brechas em nossa vida, lar, no ministério, etc.

 

A oração é a arma secreta destruidora dos poderes de Satanás.

 

- Fazer compromisso - Leva a consagração

-             Fazer consagração - Leva a dedicação

- Dedicar-se - Leva a disciplina

- Disciplinar-se - Leva a fazer novo discípulo

 

Philip D. Walmer