>
 

Não Há Deus?

            "Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniquidade: não há quem faça o bem. (Salmos 53:1)

            Existem palavras que se usa normalmente, das quais o usuário não sabe bem o significado. Talvez seja assim com a palavra "néscio". Por isso passo para o leitor a definição desta palavra: que ou aquele que é desprovido de conhecimento(s), de discernimento; estúpido, ignorante, que ou aquele que não tem aptidão ou competência; incapaz, inepto, que ou o que é desprovido de sentido, de coerência; absurdo. A palavra é forte, carregada de um sentido nada agradável. No entanto é assim que a Bíblia descreve aquela pessoa que tem a petulância dizer que não há Deus, isto é, um ser superior ao homem. Deus quis enfatizar o estado de quem declara que Deus não existe por usar os mesmos termos em Salmos 14:1.

            É estarrecedor ver a descrição do que acontece quando homens, ou sociedades inteiras, abandonam o reconhecimento de Deus na vida particular ou coletiva. De acordo com a Palavra de Deus, o resultado desta ação é a comissão de atos reprovados, iniquidades, não simples, mas abomináveis aos olhos de Deus.

            Para a pessoa com inclinação à comissão de tais atos é muito conveniente crer que não há Deus, pois assim, ela convence a si mesmo que jamais terá de prestar contas a um ser superior (Deus), e por isso pode fazer o que entra no seu coração por fazer. Estamos vendo a cada dia o esforço de certos segmentos da sociedade que procuram eliminar o conhecimento de Deus. De uns anos para cá tem sido contra a lei ler a Bíblia ou orar nas escolas públicas nos EUA. Resultado? Um aumento de imoralidade entre os jovens, crimes antes desconhecidos nas escolas, assassinatos brutais de alunos e professores, aumento assustador de meninas grávidas que frequentemente nem sabem quem é o pai, e se souber, ele normalmente não assume a responsabilidade pelo filho gerado, o uso ilegal de drogas e entorpecentes legais e ilegais, o uso demasiado de bebidas alcoólicas até por crianças que ainda não tem alcançado a puberdade, menos ainda a idade legal para tomar tais coisas, e outros inumeráveis males degenerativos na sociedade. Quando Deus é removido da sociedade e da vida do ser humano, o caminho é livre para Satanás introduzir toda a corrupção de inferno. Aí a sociedade se torna devassa. Em volta do mundo há consternação por causa do assustador aumento de imoralidade e crimes. Ninguém pode esperar outra coisa desde que Deus está sendo rejeitado cada vez mais.

            No livro de Esdras, capítulo nove, este homem de Deus está prestes para oferecer sacrifícios a Deus, mas antes ora e profere estas palavras: "... Ó meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar o meu rosto a ti, meu Deus; porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até o céu." (v.6) Como é que você está sentindo no meio desta sociedade corrompida? Está simplesmente aceitando? E o pecado que tem penetrado dentro da própria igreja? Também aceita? Não se sente mais envergonhado como Esdras expressou? Acha que é normal? Fornicação, adultério, homossexualismo, uso de bebidas alcoólicas, fumo, entorpecentes e etc.; de repente são aceitáveis? Ló tem sido muito criticado deste que se mudou com a família para as cidades da planície, onde horríveis abominações foram cometidas impunemente por longo tempo. Mas, lembre-se o que a Bíblia diz acerca dele: "... porque este justo, habitando entre eles, por ver e ouvir, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles..." (II Pedro 2:8) Como é com você? Você se sente afligido de alma por ser obrigado viver neste mundo corrupto? Ou, aceita tudo e tem se acomodado com a flagrante desobediência a lei de Deus? Tudo depende de como Deus faz parte da sua vida. Ele é Deus apenas aos domingos, ou Ele é Deus de tempo integral? Se Ele é Deus em tempo integral, você se sentirá repugnado com o pecado do mundo e jamais terá prazer no que vê e ouve. Paulo admoesta Timóteo desta forma; "... nem participes dos pecados alheios: conserva ti mesmo puro." (I Timóteo 5:22) Em Romanos 1:32 a Bíblia fala acerca dos que praticam iniquidades apesar de conhecer a lei de Deus, mas vai adiante condenando "... não somente [os que] as  fazem, mas também aprovam os que as praticam." Quando crentes frequentam lugares de moral questionável, lêem literaturas sensuais, adotam as músicas mundanas que incentivam entorpecentes, imoralidade, violência contra mulheres e etc., assistem programações de televisão que promovem nudez, sensualidade, imoralidade e etc., estão aprovando o caráter e estilo de vida dos que tem rejeitado Deus de suas vidas e da sociedade. Estes são o que? Néscios? E você aprova isto?

            A geração Israelita de Jeremias era uma geração que rejeitou a Deus, adotou os ídolos, imagens, e deuses falsos das nações corruptas em volta dela. Quando veio cair sobre esta geração o resultado do pecado, isto é, a punição aplicada por Deus, havia uma reclamação das dores sofridas. Veja a resposta de Deus: "Por que gritas por causa da tua fratura? Tua dor é incurável. Por ser grande a tua culpa, e por se terem multiplicado os teus pecados, é que te fiz estas coisas." (Jeremias 30:15)

            Davi declara em Salmos 144:15: "Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor." Pode achar tal promessa para os que ignoram ou rejeitam a idéia da existência de Deus?

            Liga os dois versículos que seguem: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria: têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos..." (Salmos 111:10) e "Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento..." (Provérbios 3:13) É assustador como homens que abraçaram o ateísmo, por serem supostamente homens de entendimento grande das ciências são aceitos pela sociedade, quando a Bíblia declara tão claramente que a sabedoria vem somente pelo conhecimento e reconhecimento de Deus. Há de chegar o dia quando Deus julgará as obras de todos e aí veremos a diferente entre quem confiou em Deus e os que ignoraram ou rejeitaram a Sua existência.

            Sim, sem dúvida alguma, há um Deus. No entanto, à medida que os homens rejeitam a Deus a corrupção em todas as áreas da vida se expande, o pecado se alastra, e os pecados individuais aumentam com o passar dos dias. Lemos coisas que não é lícito incluir em um artigo como este, mas é isto que acontece porque os homens têm rejeitado a Deus. O que acontecerá no futuro? "Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados." (II Timóteo 3:13)

            A vista destas coisas o que é que o crente deveria fazer? "Tu, porém permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra."

Philip D. Walmer