>
 

As Lágrimas De Jesus

Texto: Lucas 19:41-44

 

            "Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação."

 Introdução: Muitos têm uma visão diferenciada da realidade da vida e da pessoa Dele. Muitos vêem Jesus como operador de milagres, provedor de necessidades, poderoso sobre acontecimentos da natureza entre outras coisas semelhantes. O negativismo de alguns os leva a ver Jesus somente como juiz e castigador dos malfeitores. Na verdade a Bíblia nos ensina que Jesus era totalmente homem enquanto era totalmente Deus. Do lado carnal Jesus era tão emotivo como qualquer ser humano. É surpresa para alguns entender que Jesus poderia ficar tão emocionado ao ponto de chorar, de derramar lágrimas, e assim mostrar tristeza, pena, amor, preocupação, entre outras emoções fortíssimas.

Nesta mensagem entenderemos cinco razões porque Jesus chorou. Estas cinco razões que levaram Jesus a demonstrar tão forte emoção devem nos levar à mesma reação, pois as condições do mundo e das pessoas que nele habitam em nada mudou a não ser para o pior.

I.               Jesus Chorou Por Causa Da Falta De Fé

"E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou.  Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava." (João 11:34-36)

Não há dúvida que Jesus amou muito a Lázaro. No entanto, ao mesmo tempo de sentir este forte amor por seu amigo, Ele percebeu no seu espírito a falta de fé dos demais em volta. E não há dúvida que esta falta de fé trouxe tristeza ao coração Dele e lágrimas aos seus olhos. A falta de fé em Deus é desaforo e aborrece o Detentor de Todo Poder e Criador dos céus e da terra.

 II.            Jesus Chorou Por Causa Das Falsas Religiões

Jesus visitou os lugares onde os judeus praticavam a sua religião. Esta veio originalmente e diretamente de Deus, mas ao longo dos anos foi corrompida pelas muitas mudanças efetuadas por líderes eclesiásticos, que tornaram a religião falsa e inefetiva.  "Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens." (Marcos 7:6-7)

A degradação da religião e da fé não aconteceu repentinamente na era de Jesus, mas foi profetizada bem antes da vinda Dele e aconteceu gradualmente. O povo cumpriu a letra religiosa, mas louvava a Deus só de boca tendo o seu coração longe de Deus. Faltava-lhes um alicerce escritural e espiritual para basear seu louvor e adoração. É necessário que a igreja de hoje se cuide para que não venha a adotar rituais sem amor e profunda experiência pessoal com Deus.

III.         Jesus Chorou Por Causa Do Cristianismo Frio

É notório que haviam pessoas de fé sincera na cidade quando Jesus nasceu e viveu, tais como Ana (Lucas 2:36) e Simeão (Lucas 2:25-34). Mas de modo geral não havia fé verdadeira e a prática sincera de fé e religião. Note alguma coisa diferente. Havia pessoas salvas na cidade, como há pessoas em nossa cidade esta noite (dia). Mas Jesus chorou por causa de seu cristianismo frio. Jesus viu alguma coisa até no fundamento, confiante na Bíblia, pessoas genuinamente salvas com Seus corações quebrados e Lhe fez chorar.

IV.         Ele Chorou Pela Falta De Vida Sacrificial

No nono capítulo de Lucas há três testes de discipulado. Você pode colocar você mesmo no teste esta noite (dia). Lucas 9. Não é de admirar que Jesus chorou por causa dos Cristãos de Seu dia.

V.            Ele Chorou Por Causa Das Almas Perdidas

O que Jesus viu quando Ele olhou para a multidão? A Bíblia dá-nos a resposta em Mateus 9:36.

VI.         Ele Chorou Por Causa Do Julgamento Iminente

No quinto lugar, por que Jesus chorou? A Escritura claramente fala-nos aqui: "Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz!" Ele chorou sobre o julgamento vindo. Meus amigos, eu não sou um profeta nem filho de um profeta, mas se ganhei alguma coisa do Livro de Deus depois de (dizer os anos de ministério) de ler e meditar sobre as espantosas páginas, é que o julgamento iminente de Deus está agora próximo deste mundo. Oh, meu amigo, se Deus desse a você uma ilustração do julgamento, você também, choraria.