>
 

Eu Quero

Número 1

 

            É absolutamente estarrecedor considerar como as igrejas, e as pessoas que se chamam cristã ou evangélica em particular têm fugido do padrão de cristianismo como estabelecido por Cristo e os apóstolos. Alguns, sem qualquer temor, dão a entender que vivemos uma época moderna e que os apóstolos não têm nada a ver com aquilo que eles querem rotular como um novo cristianismo, adaptado às condições sociais modernos. Há uma tendência, não, mais do que isso, uma prática de uma nova forma de cristianismo que totalmente ignora ou, pior, rejeita os ensinamentos dos apóstolos, pensando e alegando que eles não têm condições para ditar as regras de cristianismo neste mundo moderno. Estes pensamentos e atitudes normalmente vêm de pessoas que não lêem a Palavra de Deus, e que por tanto não têm conhecimento Dela. Veja o que a Bíblia diz concernente a posição dos apóstolos na Igreja, sim, na Igreja do século vinte e um: "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito." (Efésios 2:19-20) É ignorado o fato que é justamente a Palavra de Deus que tem o poder de nos tornar sábios em relação do que Deus exige para ser salvo. "... e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." (II Timóteo 3:15) No entanto, no lugar da submissão a Deus, Sua vontade e Sua infalível Palavra, existe hoje a idéia que é o homem que pode determinar as regras da vida, como fosse qualquer jogo sem grande importância. Parece que a atitude é que o mais importante é a pessoa e seus desejos e jamais a vontade de Deus. Eis a razão do título deste artigo. Há vários preceitos da Palavra de Deus que devem ser considerados em relação à nossa vida cristã:

            Em primeiro lugar é preciso ser considerado que aqueles que querem levar a rótula de cristão têm a obrigação de caminhar no caminho estabelecido por Cristo Jesus. Jesus disse: "Eu sou o caminho..." (João 14:6) Não é um caminho entre muitos, mas o único e solitário caminho que leva para a vida eterna. Nota com atenção o uso do artigo definido: "o", em referência ao caminho. Absolutamente não há outro acesso ao Pai, a não ser por meio de Jesus Cristo. E, que fique bem claro não há como aceitar a pessoa de Jesus Cristo e afirmar fé Nele a não ser que haja uma disposição de cumprir na vida tudo que Ele exemplificou e ensinou.

            Em segundo lugar a ausência de qualquer egoísmo na vida de Cristo, cujos passos devemos seguir, deve servir de exemplo para todos os cristãos. "Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas." (I Pedro 2:21) Evidentemente o cristão de verdade não pode esperar uma vida de egoísmo, de bonança, na qual ele pode fazer tudo que ele quer. O caminho foi estabelecido por Cristo e nele temos obrigação seguir, pois é aquele que leva para a vida eterna.

            Com tudo isto em mente, é vantajoso observar o que é dito acerca de Cristo na Palavra, lembrando que não é possível ser salvo a não ser que sigamos nas pisadas de quem deve de ser o nosso mestre e observamos detalhadamente as instruções imutáveis prescritas:

Em João 6:38 aprendemos com que atitude Cristo veio ao mundo: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou." Pergunto: "Nós podemos fazer diferente, isto é, fazer nossa própria vontade (Eu Quero) e ainda ser salvos?"

João 4:34 deixa bem claro o que era o pão verdadeiro do qual Jesus, nosso líder e mestre comia: "Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra." A comida do crente verdadeira é o pão da vontade de Deus, e não o pão do entretenimento, prazeres pessoais, as vaidades mundanas, desejos de satisfazer as concupiscências da carne, entre outras coisas do gênero.

Jesus veio ao mundo para servir aos outros e não para servir a si mesmo, como é a atitude básica da maioria das pessoas hoje. Em João 12:46 a missão de Cristo é descrita que é uma onde as necessidades de outras toma o lugar do que poderia ter sido as Dele. "Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." Pode crer que não pode ser diferente na vida de quem alega servir a Cristo.

Marcos 3:35  nos dá uma idéia do que é necessário para pertencer a família de Deus. "Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe." Ninguém pode pertencer a Cristo como membro da Sua família enquanto faz sua própria vontade. Como na vida terrestre de famílias, onde aquele que faça sua vontade, ignorando as regras da casa estabelecidas pelos pais, cria um ambiente desfavorável aos demais; aquele que só quer a sua própria vontade não há de encontrar paz no decorrer de sua vida e nem a vida eterna com Cristo tão desejada.

            Sim, Eu Quero! O que é que eu quero? Eu quero a vontade de Deus na minha vida e não a minha própria. Pode ser que sua oração e a minha pode ser aquela de Jesus? "... Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lucas 22:42) Nada, a não ser a vontade de Deus tem mais importância ou valor, e particularmente, valor eterno, sendo apenas algo dispensável na contramão do que é realmente valioso para adquirir a vida eterna.

Philip D. Walmer