>
 

Eu Quero - 2

Número 2

 

            Na mensagem anterior, "Eu Quero - 1 escrevi com respeito à atitude de Jesus e outros em relação à vontade de Deus. A Bíblia relata tão claramente as vantagens em ficar em submissão a Deus e sua vontade para seus súditos. Da mesma forma a Bíblia relata o que acontece com pessoas que constantemente buscam sua própria vontade em vez da vontade de Deus; que ignoraram ou rejeitaram as leis e ordenanças de Deus. Temo que há multidões de pessoas hoje que realmente desejam salvar suas almas, mas ao mesmo tempo querem ditar as regras da vida. A coisa tremenda acerca da Bíblia é que Deus inspirou e ungiu homens para escrever não somente em relação dos bons acontecimentos, mas também acerca dos resultados nas vidas de determinadas pessoas que resolveram procurar sua própria vontade.

            "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte." (Provérbios 16:25) Da vista terrestre que o homem tem, é impossível ver o fim de tal e tal ação ou reação. Mas, da vista celeste que somente Deus tem o início e o fim é bem conhecido, colocando Deus em posição para guiar o homem se este se submete a vontade de Deus e cessa com seu sempre "Eu Quero". Os que procuram sua própria vontade sempre acabam espiritualmente naufragados, correndo o perigo de perderem suas almas e a vida eterna. Considera com cuidado os relatos bíblicos que seguem:

            Deus disse a Adão e Eva: "... mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:17) Mas satanás disse ao contrário e este casal crendo mais na palavra de satanás do que a de Deus desobedeceu, comeu e toda a humanidade desde então tem sofrido os resultados daqueles que procuram sua própria vontade.

            Não muito depois Caim decidiu oferecer a Deus o que não era aceitável e apropriado por um sacrifício. Como resultado seu sacrifício foi rejeitado por Deus. O pecado de ciúme entrou no seu coração e ele disse: "Eu quero vingança". Sendo que não podia se vingar diretamente de Deus resolveu matar Abel, o obediente cujo sacrifício a Deus foi aceito. Há situações na vida onde você, como cristão, pensará que vingar-se será o caminho mais certo. "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor." (Romanos 12:19)

            Para Esaú um prato de comida naquele momento de fome era mais valioso do que seu direito da primogenitura. Fome e sede de prazeres e as concupiscências da carne estão levando muitos para abandonar a Bíblia, a fé no único Salvador, a Igreja e tudo associado com valores espirituais eternos. Mais tarde Esaú se arrependeu ao compreender o valor do direito que vender tão baratinho, mas era tarde demais para reavê-lo. Futuramente muitos hão de reconhecer o valor das coisas que desprezaram e venderam por trocadinho de nada, mas será tarde demais para reavê-las.

            Sansão, apesar de ser homem nascido na vontade de Deus, e destinado para fazer grandes coisas em favor da sua nação e de Seu povo foi dominado pelo "Eu Quero". Ele falou com seus pais: "Eu quero aquela mulher para esposa." Isto sem considerar a Deus ou a vontade Dele. Era tão óbvio que aquela mulher não era para ele, pois ela era gentia, e, portanto proibida para tornar-se esposa de um judeu. No entanto, Sansão prosseguiu procurando sempre sua vontade em da de Deus, e finalmente morreu junto com seus inimigos, cego, encarcerado e longe da família e suas compatriotas. Esta desgraça aconteceu por causa do constante: "Eu Quero". Sansão jamais cumpriu a missão para a qual ele foi designado e dezenas de milhares de pessoas sofreram a dominação do inimigo por causa de seu desenfreado egoísmo.

            O costume da época era para os reis acompanhar seus exércitos para as batalhas e guerras. Davi, no entanto, intoxicado com tanto sucesso do passado decidiu que não precisava mais cumprir este dever. Ficou em casa, foi tentado pelo visual de uma linda mulher, cedeu à tentação e trouxe enormes problemas sobre ele mesmo, sua família e a nação da qual era o rei. Num esforço de esconder seu pecado e para ficar com a mulher ilicitamente almejada, mandou até matar seu esposo. Seu egoísmo, seu "Eu Quero" resultou em grande tristeza para muitos. Como disse certo erudito: Ninguém é uma ilha para si mesmo. Em outras palavras nossa atitude, ações e reações afetarão um número indeterminado de outras pessoas.

Judas foi consumido com seu desejo pelo dinheiro que carregava no seu alforje. Vários comentários nas Escrituras indicam claramente sua atitude. Seu "Eu Quero" controle atitude em relação ao dinheiro o levou a vender seu mestre que o amava. Vejo hoje que não são poucos os crentes que estão vendendo Seu Mestre pelo o amor ao dinheiro e bens materiais. O fim dele? Desgraça, suicídio, despreza total ao ponto do povo, inclusive os que o pagou deixar seu corpo apodrecer na forca, e uma infâmia tão grande que até hoje ninguém dá o nome de Judas para seu filho. Pergunte para si mesmo para onde seu 'Eu Quero" lhe levará. Está levando-o para um relacionamento melhor com Jesus o autor de vida eterna? Seu "Eu Quero" está levando-o para acumular meros trastes materiais ou adquirir reais valores espirituais?

Demas não viu mal nenhum em amar um pouco deste mundo, seus valores, prazeres e concupiscências.  Mas, este "Eu Quero" satisfazer meus desejos atitude o levou para abandonar a Paulo, o Evangelho e o caminho que leva para a salvação eterna.

Tempo e espaço não permitem que seja elaborado um relatório atual de milhares, sim, milhares de casos semelhantes de pessoas supostamente cristã em crença que estão se agarrando com seu "Eu Quero" em quanto dão pouco valor para as coisas eternas. Que será o fim deles? Eu me arrepio de pensar, pois a visão pelo Espírito não mostra um quadro bonito.

Torna-se óbvio que cada um deve examinar seu coração em relação do que quer. O que você quer? São apenas as coisas temporais deste mundo no qual vive, ou são as coisas de valor eterno.

Philip D. Walmer