>
 

Eu Quero - 3

Número 3

 

            No mês de maio de 1846, na primavera norte americana, oitenta e sete pessoas com uma caravana de vinte e três Conestoga Wagons deixaram as margens do Rio Mississipi para atravessar as planícies do centro oeste do continente norte americano com destino à Califórnia onde esperaram alcançar uma vida nova e melhor. Alguns tinham feito a viagem antes, mas a maioria desta caravana estava fazendo a travessia pela primeira vez. Três anos depois milhares fariam a travessia, pois começaria uma tremenda corrida para Califórnia em 1849 depois da descoberta de ouro. O fim trágico do grupo Donner ilustra tão bem algo de grande importância da vida espiritual.

            Numa certa altura da travessia a caravana se dividiu, pois alguns ouviram acerca de um atalho que pouparia muita distância e muitos dias de viagem. A decisão de seguir este conselho foi um desastre de grandes proporções. A distância podia ter sido menor, mas os desafios para as carroças e animais de tração foram grandes demais. Em vez de poupar dias de viagem, eles perderam muitos dias, pois foram obrigados desmontar as carroças para erguê-los pelos penhascos intransitáveis. Para completar a tragédia, caiu sobre eles uma nevasca antes do tempo costumeiro e uma das maiores na história dos últimos anos anteriores.

            O que era para ser um caminho melhor tornou-se o fim da viagem para muitos, pois o frio os matou, e depois foi à falta de alimento. Veio a fazer parte da história o fato que os sobreviventes para não morrerem também, e quase fora de si pelas circunstâncias de frio, fome e falta de abrigo adequado partiram para repartir os corpos dos falecidos como alimento. Cem anos depois nasceu uma pessoa que cheguei a conhecer pessoalmente que era descendente dos sobreviventes. Poucos anos atrás visitamos o local da tragédia e muito compadecemos com o sofrimento daquelas pessoas de quarta ou cinco gerações antes.

            Mais tarde a verdade veio à tona, e foi que a pessoa que aconselhou o uso do suposto atalho nunca usou aquele caminho e na verdade não o conheceu, nem um pouco. Deu conselhos por ouvir isto, aquilo ou outra coisa. Isto é um perigo muito grande, seja na vida natural ou na espiritual.

            Ouvi recentemente uma declaração que me deixou muito perplexo, triste e preocupado. Uma pessoa declarou: "Eu Quero" uma igreja mais liberal. Em outras palavras esta pessoa está à procura de um atalho para a vida eterna. E, provavelmente ela está achando a igreja que satisfaz os seus requisitos pessoais, pois ela não é a única que assim procura uma igreja onde pode aparentemente andar de mãos dadas tanto com o mundo como para com Deus. A verdade é que isto é impossível!

            Os discípulos de Jesus falaram bem a verdade quando disseram: "Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?" (João 14:5) No versículo seguinte Jesus dá a resposta que tanto gostamos de citar: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Nota com grande atenção o uso dos artigos definidos na forma singular, isto é o caminho, a verdade e a vida. A declaração é que fora de Jesus Cristo não há caminho para a vida eterna, não há verdade e não há vida.

            Que tem isto a ver com o assunto deste artigo? Isto quer dizer que apesar de uma igreja, um pastor, um evangelista ou até professor bíblico declarar que tem uma revelação de um caminho mais conveniente, mas fácil, mais curto e assim por diante, tudo que estes declaram deve ser examinado profundamente a luz da Palavra de
Deus.

            A verdade é que nenhum pastor, evangelista, professor bíblico, erudito de qualquer espécie ou igreja há de tornar-se juiz seu; isto é, ter o poder para determinar se você vai ou não entrar no Céu de Deus. É necessário entender que como o motorista é julgado pelo manual do motorista que contém as leis do trânsito a pessoa que pretende entrar no Céu precisa adequar sua vida ao manual de todo cristão, isto é, à Bíblia. Não é uma questão de você ou eu querer isto, aquilo ou outra coisa qualquer, pois seremos julgados pela própria Palavra de Deus. Veja: "E, se alguém ouvir a minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo, pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia." (João 12:47-48)

            Querido leitor, creio que é hora para muitos examinar profundamente as doutrinas, ensinamentos e conselhos que estão adotando como estilo de vida. Se é que você, entre outros, está confiando na palavra de um homem, ou a posição doutrinal de uma entidade religiosa, deve tomar o tempo necessário para examinar cuidadosamente as palavras das posições adotadas, pois pode ser que não coincidem com os ensinamentos da Palavra de Deus. Para evitar um desastre espiritual, e a perda da sua alma (vida eterna) não pode correr atrás de qualquer ensinamento que ronda por aí, pois há muitos que claramente não estão dando conselhos baseados na pura Palavra de Deus. Eles estão se deixando influenciar pelo mundo, pelas condições da era e não por aquilo que a Palavra realmente diz. Alguns estão cedendo para pressões financeiras, deixando passar o que claramente não é aceitável a Deus simplesmente para manter as finanças em nível que garante sua renda e estilo de vida. Não são poucos que se fizeram obreiros de qualquer nível ministerial, e por almejar a popularidade hoje têm uma "coceira nos ouvidos".

            Como o homem que deu conselhos para os peregrinos do Grupo Donner, que apenas repetiu o que ouviu e que não iria acompanhar o grupo, ditos líderes eclesiásticos hoje estão dando conselhos fora da Palavra de Deus acerca de um caminho que eles mesmos não conhecem. Infelizmente estamos vendo com os próprios olhos o fim que isto está dando para pessoas que sinceramente querem salvar suas almas.

            Só Jesus é o caminho! Siga-O! Somente Suas palavras têm o poder de vida e morte! Ouça e obedeça-as! Não se esquece as palavras de Jesus: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida e poucos os que a encontram." (Mateus 7:13-14) Muito cuidado, irmão, o que você pessoalmente quer pode lhe destruir em vez de lhe salvar. Lembra-se destas palavras: "... os quais hão de prestar contas àquele que é competente (preparado) para julgar vivos e mortos..." (I Pedro 4:5)

Philip D. Walmer

 

 

Eu tinha oito anos quando entrei para a Igreja, preguei meu primeiro sermão quando eu tinha 14, e ainda assim eu era um missionário com 20 anos, antes eu tinha uma visão plena de Cristo como um Salvador sempre presente do pecado. Esta visão de Cristo é absolutamente necessária para o sucesso.