>
 

Um Velho Manto Para Uma Nova Geração

Elias virou e falou para o rapaz, Eliseu, e disse: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti.” Eliseu sem hesitação, respondeu: “Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.” “Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.”

Este foi um desafio do velho profeta. Eliseu sentiu o peso daquelas palavras pesadas sobre sua mente e coração. Resmungando para si mesmo enquanto ele olhava fora para nada e disse, "Isso significa que se eu conseguir o que eu pedi, eu vou ter que ficar muito perto de Elias ... Quero dizer, como não deixá-lo fora da minha vista! mas vou fazê-lo porque eu quero uma porção dobrada do seu espírito. "

Deus o fez assim que cada nova geração estaria perto o suficiente para reunir, recolher, e aprender com as gerações anteriores deles. Isto é, se estão com fome suficiente para ficar perto.

A chave para Eliseu receber o que ele procurava deve ser notado. Ele tinha que estar presente quando Elias foi levado. Isso significa vigilância, determinação, e uma redefinição de prioridades. Eliseu não podia sair e ficar fora por um tempo, mas teve que reconhecer o quão fácil seria perder esta oportunidade de ouro. Se ele se tornou casual em seu propósito, perderia o que ele desejava. Portanto descontração se tornou seu inimigo, enquanto que a diligência se tornou sua companheira.

Lembro-me durante os meus anos de crescimento quando eu vim a perceber que para eu possuir uma proximidade a Deus haveria um preço a pagar. Eu lutava com re-priorizar a mim mesmo. Minha carne sempre fez conhecida suas reivindicações e desejos, mas meu coração e alma sabiam o que queriam. Para trazer a minha vida em paralelos levou muita crucificação daquela vozes altas que estavam tentando me afastar. Às vezes eu fiz melhor nisso do que outras vezes, mas eu sabia que eu estava procurando. É uma vigília constante. Eu encontrei estas chaves que me ajudaram a ficar perto: Não falta nos cultos. Chegar à sala de oração antes do culto. Leia as Escrituras com freqüência. Tire um tempo para oração pessoal com Deus. Entre no louvor, adoração, e trabalho de altar em cada culto. Seja mais envolvido com a igreja do que com o mundo. Ama e ora pelo pastor e sua família. Estes me mantiveram perto, e tenho certeza que eles vão funcionar para você também. Estes hábitos desenvolveram dentro de mim uma fome que me levaria ao sucesso espiritual. Eu ainda faço o meu melhor para praticar essas ações que eu tentei gravar na minha vida. Hábitos espirituais são facilmente deixados, e agora, anos depois, eu ainda tenho que me manter próximo a Deus, a fim de ter aquele toque espiritual especial que eu quero e preciso.

Outro velho profeta disse. “Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.” (Jeremias 6:16)

 O manto que Eliseu pediu pode ter sido velho, mas ainda era forte e ainda funcionava. Eliseu não queria algo novo, algo moderno, algo popular. Ele não o doou para o museu local, ou tê-lo emoldurado e pendurado na parede, ele o usou. Ele viu nele o poder do Deus de Elias para ser usado no seu dia! A perseverança de Eliseu recompensou-o porque ele estava presente quando Elias subiu num redemoinho.

A Escritura diz: “Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair...” Deus precisa de pessoas que o levantará. Jesus disse: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mateus 11:12)  Este manto não cairá fácil e convenientemente sobre qualquer geração - ele deve ser propositadamente levantado, como em uma ação deliberada e forte. Ele é algo a ser possuído e terá de ser buscado e procurado.

 Deus está procurando pessoas que estão dispostas a pagar o preço de ficar perto. Ele irá recompensá-los com fé e unção para continuar a jornada que os anciãos têm deixado para nós.

 Cuidado com os mantos dos dias modernos! Eles são atrativos e fáceis de encontrar. Parece que Satanás oferece novos mantos com cada geração nova. É um truque que ele joga. Ele diz: “Aqui experimenta este novo manto. Não é bonito? Ele vai te dar uma grande igreja! Este levará você a ser considerado com respeito! Você precisa de um novo manto. Aquele que você tem é tão ultrapassado e antiquado. Ele tem aquela aparência de velho ele não é aceitável com o nosso mundo pós-moderno. Este novo manto é fácil de usar, é elegante, é leve, e agradará o povo. Aqui, experimenta-o pelo tamanho... ah, sim... isto lhe serve bem." Minha resposta é um sonoro absoluto "Não!" O manto velho tem provado a si mesmo. Ele vive através de cada ataque e cada tempestade. O manto antigo ainda tem o poder. Ele me manteve perto de Jesus e nos antigos caminhos de segurança.

Quando Eliseu pegou o manto de Elias, a primeira coisa que ele fez foi passar para o rio e ferir as águas, dizendo: "Onde está o Senhor, Deus de Elias?" Deus respondeu por separar as águas, permitindo que Eliseu andasse para o outro lado (II Reis 2).

Não devemos esquecer que nos levou ao lugar que nos encontramos agora. Se mudarmos o nosso plano e traçar um novo caminho, em breve ficaremos perdidos, pois teremos desviado do caminho comprovado. Isso faz parte do esquema de Satanás - para fazer você crer que o novo caminho ainda é o caminho antigo. Esta é a essência do engano.

Eu quero ficar perto. Eu quero a unção, fé e poder de nossos anciãos e antepassados​​. Eu não preciso de um novo caminho, pois eu amo o caminho no qual estou. Eu quero que meus filhos e netos sigam minhas pegadas que estão caminhando ainda nos caminhos antigos.

Sim, eu creio em alcançar para frente, mas eu vou deixar meu passado guiar o meu futuro. Ao fazer isso eu creio que nós garantiremos um final previsível. Vamos ficar perto do manto antigo.

Wendell Elms