>
 

O Custo Do Discipulado

 

O discipulado exige que eu me torne disponível para Ele, para que Ele possa fazer-se disponível para mim. É uma relação de compromisso mútuo. Este é o verdadeiro discipulado, e custa - não com cifrões, mas com o sinal da cruz.

 

Preço é o que nós pagamos por algo. Custo é o que é necessário para sua manutenção. O direito de discipulado foi comprado por Jesus no Calvário. Ele pagou o preço. Estamos dispostos a pagar o custo?Jesus nunca atraiu os discípulos por propaganda enganosa. Ele disse: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. (Mateus 16:24). Certa vez, Ele olhou para uma multidão e disse: "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:26, NVI). Com esses termos, não houve uma debandada para encontrar com Ele, então, não é provável que seja um agora. O custo do discipulado ainda é o mesmo - o compromisso.

A palavra "discipulado" é sinônimo de "disciplina". Somos discípulos disciplinados da cruz. Costumo dizer aos crentes que duas palavras são necessárias para ser um camarada de compromisso: prioridades e disciplina. Devemos estar dispostos a definir nossas prioridades e nos disciplinar para mantê-los. Podemos escolher ser seguidores e viver à margem, ou podemos optar por sermos discípulos e ver em primeira mão a majestade do Seu reino. Podemos assistir a "Tua será feito" que está sendo vivida por outros, ou podemos orar a oração e vê a sua realização em nossas próprias vidas. Comprometimento é a chave.

Ralph Mahoney, fundador da World Plano de Assistência Missionária, fez a seguinte observação... "A moeda do Reino é o sacrifício. Nos Estados Unidos temos uma orientação materialista e até mesmo nosso pensamento sobre evangelismo gira em torno de preocupações materialistas. Quando, na verdade, as mais pobres igrejas são as mais rápidas igrejas que mais crescem no mundo."

A moeda do reino é o sacrifício e compromisso juntado com o poder do Espírito Santo. Esta combinação imbatível triunfará em cada situação.

No Ocidente, não podemos querer ouvir isso. Nós preferimos ouvir falar de prosperidade e sucesso. Mas o Senhor chamou seus servos ao sacrifício e compromisso de segui-Lo. Esse é o custo do discipulado.

A palavra discípulos significa "mais disciplinados." Nos dias de nosso Senhor, muitos professores tinham discípulos. Isso nos leva a outro fator na análise de custos. A palavra mais proeminente usado no Novo Testamento grego para o professor era dedaskolos. A palavra traduzida como "aluno" ou "discípulo" é mathatas. Era impossível para um dedaskolos para ser um professor a menos que tivesse um mathatas. Da mesma forma, cada aluno tinha que ter um professor.

A próxima dimensão do discipulado é relacionamento. O relacionamento entre o aluno e o professor foi a base do discipulado. Esta é muitas vezes esquecido hoje. Um relacionamento com o professor deve preceder e acompanhar todo o resto. Lembre-se, a verdade, era uma Pessoa antes de se tornar uma doutrina. Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6). Isso foi antes de tudo foi escrito sobre Ele. Algumas pessoas sabem o ensino, mas não tem familiaridade com o professor. A essência e o poder do discipulado é relacionamento.

Aqueles que se orgulhavam em serem discípulos de Moisés acreditavam que a lei era uma questão de princípios e que os princípios necessários de amplificação para que as pessoas pudessem entender exatamente o que Moisés queria dizer. Rabinos reuniriam discípulos e explicariam o que Deus quis dizer na lei. Para os judeus, era uma relação de princípios, tentando imaginar o princípio. Fora deste grupo vieram os discípulos dos fariseus. Fariseus tinham multidão má. Nós os conhecemos como os hipócritas. Eles estavam ocupados puxando o argueiro dos olhos de outras pessoas, enquanto eles tinham registros no seu próprio. Nós não gostamos muito deles.

No entanto, eles tinham alguns pontos positivos. Eles estavam preocupados com a lei. Eles estavam preocupados que as pessoas sem querer e sem querer violar a lei. Para certificar-se ninguém o fez, eles fizeram tudo bem claro. Eles acrescentaram à lei 365 proibições e 250 mandamentos extras. Eles reuniram em torno de si pessoas e ensinaram estas proibições e mandamentos. Eles disseram que estes eram outras exposições da lei. Para eles, isso era um procedimento e procedimento ultrapassou o valor do relacionamento. Seus discípulos eram discípulos de procedimento não relacionamento. O que uma pessoa fez, não qual a relação profunda que ele teve com o próprio professor, era o que era importante. Faça isso, não faço isso. Vá aqui, não vá lá.

João Batista veio junto. Ele não gostou do que os fariseus estavam fazendo. Ele começou o que seria chamado um movimento de protesto. As coisas não são o que deveria ser. Devemos ter mudanças. João Batista era um homem selvagem. Ele estava fora do "estabelecimento". Ele pregou no deserto. Ele comia gafanhotos e mel silvestre. Eu não poderia mandá-lo de licença local em Louisiana hoje! Nós não temos barbas, e eu não tenho um grupo de Ministérios de senhoras que sabem como fazer salada de gafanhoto. Além disso, João não usava vestimentas, ele usava roupas eclesiásticas selvagens. Ele, aparentemente, agiu como um homem selvagem, quando ele pregou. Seus discípulos eram discípulos de protesto. Eles eram contra alguma coisa.

Jesus entrou em uma atmosfera de discipulado. Os gregos tinham discípulos. Os fariseus tinham discípulos. João Batista tinha discípulos. Quando havia relação entre o professor e aqueles  escutaram e responderam ao seu ensinamento, eles se tornaram seus discípulos.

Jesus convidou as pessoas para um relacionamento. Não é apenas uma relação de filosofia, princípio, procedimento ou protesto. Ele apenas disse: "Vinde a mim" (Mateus 11:28). Ele chamou Seus primeiros discípulos que eles pudessem estar com Ele: “Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar" (Marcos 3:14) Ele disse coisas simples como Sigam-me,” (Mateus 4:19) e "Eu sou o caminho"(João 14:6). Mesmo após sua morte, o mundo exterior tomou nota de que os seus discípulos tinham estado com Jesus.

Relacionamento com Jesus deve ser o primeiro. Ele então deu o Seu poder aos discípulos e os enviou. Poder vem de um relacionamento. A diferença entre Jesus e todos os discípulos foi que se tratava de um relacionamento com uma pessoa. Perdemos de vista disto?

Comprometimento e relacionamento - que é o custo do discipulado. Jesus perguntou ao pequeno grupo de doze, "Vocês também não querem ir?" Ele não disse, "Não vá." Pedro perguntou: "Senhor, para quem iremos?” Note ele perguntou: “para quem...?” Ele tinha um entendimento de que se tratava de um relacionamento com Jesus. Pedro concluiu  Ele era o Único. Não havia outro lugar para virar. (Veja João 6:67-68).

Quando a oportunidade vem em relacionamento com Ele, em princípios de discipulado ou princípios da santidade, os verdadeiros discípulos dizem: "Não, nós não vamos sair, porque nós conhecemos e amamos. Mesmo se nós não entendemos completamente seu ensino, é o nosso relacionamento com Ele que nos faz discípulos."

Jesus afeta a minha vida, porque Ele é meu mestre, e eu estou comprometido com Ele e Seus ensinamentos. A realidade de nosso discipulado é determinado por nossa obediência. A obediência é desculpa de Deus para nos abençoar. Para saber a medida do discipulado de uma pessoa, olhar para a realidade de sua obediência a Deus.

O discipulado exige que eu me torne disponível para Ele, para que Ele possa fazer-se disponível para mim. É uma relação de compromisso mútuo. Este é o verdadeiro discipulado, e custa - não com cifrões, mas com o sinal da cruz.

T.F. Tenney