>
 

O Simbolismo da Arca de NoƩ - I

Parte I

 

            Reconheço que nem todos acreditam na história de Noé, a arca, os animais salvos, bem como o longo período de tempo que a terra ficou coberta pelas águas. No entanto, é a história que a infalível Palavra de Deus registra para nós crer ou não, tendo já passado cinco para seis milênios desde que aconteceu. Ao mesmo tempo em que afirmamos a veracidade desta história, a ciência relutantemente descobre que houve em algum tempo no passado um dilúvio de grandes proporções, que mudou drasticamente a superfície deste globo. Eu acredito piamente na história que a Bíblia registra. Não faz absolutamente nenhuma diferença se eu ou você acreditamos ou não, pois se aconteceu, é fato estabelecido e o que nós pensamos ou cremos não altera nada. Se não aconteceu e nós cremos na história, isto não altera nada em nosso ser e a pessoa que somos. Se aconteceu e nós não cremos, estamos sutilmente chamando Deus de mentiroso, e isto é uma ofensa que poderá alterar nosso futuro, isto é, nosso destino eterno. Tomé não acreditou na ressurreição de Jesus quando o fato foi lhe contado. Quando Jesus apareceu a Tomé e ele finalmente creu, Jesus o abençoou, mas pronunciou uma bênção especial sobre todos que não O veriam, todavia creriam. Você pode ser muito abençoado por simplesmente apostar sua fé nos relatos infalíveis da Palavra de Deus.

            Em Gênesis capítulo seis, Deus viu que a terra estava totalmente tomada pelo pecado, bem, não totalmente, pois ainda restou uma família que temia e servia a Deus fielmente. Deus já decidiu destruir tudo que tinha feito, mas não achou justo destruir os justos com os ímpios. (Gênesis 18:24-25) Por isso arquitetou a planta de uma embarcação na qual poderiam ser salvos Noé, sua família e um remanescente dos animais para popular a terra novamente após o dilúvio.

            Deus arquitetou a arca de maneira sábia e específica, todavia Noé e sua família seriam os edificadores. Com isso, havia uma parceria entre Deus e o homem para que a salvação do homem fosse realizada. Após o dilúvio Deus colocou o arco íris no céu como sinal da sua promessa de jamais destruir a terra outra vez por um dilúvio. Décadas, séculos e milênios tem passado e o mundo está novamente corrompido pelo pecado. No entanto, a promessa de Deus ainda é válida e o mundo não será destruído por água. Pedro declara em II Pedro 3:7, sob a influência do Espírito Santo: "Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios."

            Da certeza desta profetizada destruição, há uma escapatória para o homem, mas novamente o homem precisa trabalhar em pareceria com Deus. Deus se encarnou na pessoa de Jesus Cristo, cujo corpo foi oferecido como sacrifício expiatório pelos pecados de todos. No entanto há algo que nós precisamos fazer para preparar nossa arca de salvação. Não, ninguém pode trabalhar de forma eficaz para comprar ou pagar pela salvação, mas agindo dentro do plano arquitetado por Deus, qualquer um pode adquirir a salvação da sua alma. A seguir farei uma análise da arca como tipo, isto é, sombra do plano de salvação que Deus arquitetou para a raça humana.

            Em primeiro lugar era necessário que Noé cresse na mensagem que Deus lhe deu, e de tal forma que apegasse ao trabalho; trabalho árduo que duraria por volta de 120 anos. Não poderia ser uma experiência apenas emocional que duraria por pouco tempo. A fé dele teria de ser contagiosa para que a sua família cresse com ele e se apegasse ao trabalho também. A Bíblia declara em Romanos 10:9: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." Apesar da verdade declarada nesta passagem, a fé haverá de nos encaminhar para ação. Infelizmente alguns afirmam de crer, mas não demonstram sua fé pelas obras exigidas. Ouça Tiago relacionar a fé com as obras: "Meus irmãos, qual é o proveito se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?" (Tiago 2:14) Noé creu, mas era necessário agir, trabalhar na edificação da arca. Veja: "... também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." (v.17) Se Noé tivesse andado pela terra dizendo apenas que creu, ele não teria salvado a família, os animais e a si mesmo. Apesar de ser pregador da justiça durante 120 anos, não teve convertido nenhum, mas a fé dele era firmemente provada pelas obras.

            A salvação de nossas almas requer mais, bem mais, do simplesmente dizer: "Eu creio." No ministério de Jesus, O observamos exigindo obras da parte de pessoas que curou: 1) Para os dez leprosos exigiu que fossem se apresentar para um exame médico sem qual evidência de terem sido curados, mas à medida obedeciam foram curados. 2) O cego Bartimeu só foi curado quando ele se levantou e foi até Jesus. 3) Outro cego recebeu globos oculares de barro, mas só foi curado quando foi se lavar em determinado tanque. Outro tanque serviria? Provavelmente não, pois Jesus especificou o tanque de Siloé. 4) Os discípulos somente receberam o milagre do grande apanhado de peixes após obedecer e lançar sua rede no outro lado do barco como Jesus mandou. 5) A mulher com o fluxo de sangue somente recebeu sua cura após cambalear pelas ruas a procura de Jesus e tocar na orla da sua vestimenta com fé, que fez a virtude sair de Jesus para ela e efetuar a cura dela. 6) O homem com a mão ressequida foi curado por obedecer a ordem de Jesus para estendê-la, que provavelmente não podia fazer, mas se esforçou para obedecer e seu ato comprovou sua fé e ele ficou curado. Estes, e muitos outros receberam seus milagres por demonstrar sua fé pelas obras. E, seria possível citar um número bem maior de outros que fizeram o mesmo. Noé creu, agiu, edificou a arca e salvou a si mesmo e toda a sua família.

            E você vai crer? Vai agir? Vai comprovar sua fé por obedecer todo o Evangelho para poder salvar sua alma?

Philip D. Walmer