>
 

O Simbolismo da Arca de NoƩ - II

Parte II

 

            Esta semana eu tive o grande privilégio de segurar nos meus braços nosso nono neto, uma menina que nasceu com quase 4,200 quilogramas com rosto de menina de bem mais idade. Ela é absolutamente lindíssima. Enquanto ela dormia no meu colo, eu coloquei meu dedo mínguo em sua mão que ela apertou com seus lindos e finos dedos. A sensação de admiração que tomou conta de mim é indescritível. Eu admirava aquele corpo tão maravilhosamente formado no ventre de sua mãe e considerei o milagre de nascimento. Pensei acerca dos tolos (termo bíblico) que alegam que não há Deus. A formação do primeiro homem e mulher era algo maravilhoso, um feito que pode ser somente de Deus. E aí, com a sua palavra criou dentro deles o poder de procriação de seres exatamente como eles. Novamente minha fé em Deus foi renovada, fortalecida e levada a novas alturas de confiança. Sua suprema inteligência, sua habilidade de arquitetar qualquer coisa com extrema exatidão é completamente além de qualquer capacidade de um ser humano. "Que tremendos são os teus feitos!" (Salmos 66:3)

            Nosso Deus, tremendo em inteligência, poder e habilidade arquitetou com tremenda precisão a arca na qual Noé salvou sua família e um exemplar de todos os animais existentes na terra naquela época. Esta arca foi uma sombra, tipo e exemplo de como seria o plano de salvação que Ele também arquitetou; plano tal, rejeitado pela grande maioria dos povos, nações e pessoas individuais ao longo destes já dois milênios. Pena, pois este plano de Deus é perfeito e único. Sim, único. Muitos homens têm criado outras religiões, fizeram grandes promessas, e até falaram palavras sábias. No entanto, todos morreram e nenhum deles ressurgiu dentre os mortos para declarar "Eu sou a ressurreição e a vida". (João 11:25) Todos os demais morreram, apodreceram na terra e assim continuam até o presente. Mas este Deus que servimos levantou aquele corpo no qual habitou durante o tempo na terra que fez a declaração anterior. Para João, o Revelador, Ele declarou: "Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre." (Apocalipse 1:17-18) Estes feitos são reais, aconteceram de verdade e inspiram fé, e devem incentivar qualquer um a uma obediência total e absoluta ao Único que tem o poder de arquitetar uma plano tão perfeito de livramento do pecado, um plano de salvação que não tem falhas e jamais deixará de operar na vida de qualquer um que o abraça e obedece.

            Se você crer ou não, em nada altera o plano de Deus. Ele arquitetou a arca que navegava pelo mar da água do dilúvio por mais de um ano, sem a perda de sequer um dos animais ou seres humanos. Se você crer ou não, nada altera o plano estabelecido por Deus para salvar os seres humanos. Se você crer e obedecer, pode ser salvo, mas caso não, simplesmente será eternamente perdido. Sei que é uma palavra forte e muito desagradável, mas não deixa de ser a verdade. No caso de Noé e a população da época, o caso era de ou entrar na arca ou se perder nas águas do dilúvio. A maioria não creu e morreram todos na devastação provocada por este desastre sem precedentes e divinamente criado como profetizado. Deus arquitetou a planta da arca, uma embarcação enorme que aguentou o dilúvio. Deus também arquitetou o plano de salvação que atravessará tudo que há de vir para este mundo que jaz no maligno, e todos que confiam e obedecem à letra do plano serão salvos. A fé e confiança no plano são de responsabilidade individual. A fé de outro não bastará para você, pois a salvação é baseada na fé individual de cada um.

            Noé não teve o luxo de diminuir o tamanho da arca por ser a construção trabalhosa demais. Deus deu as dimensões, o comprimento, largura, altura, tipo de madeira (pesada e dura para trabalhar), número de portas e janelas, a maneira para impermeabilizar a embarcação, ou em outras palavras, os mínimos detalhes para poder edificá-la com segurança para a salvação dele e da família. Enquanto embarcamos mais profundamente neste estudo, quero lhe encorajar para prestar muita atenção aos detalhes do plano de salvação, pois são essenciais para sua salvação. Não se esquece de que o arquiteto do plano é Deus, que a planta é perfeita e que dela não pode se desviar nem um pouquinho, pois sua salvação depende da sua obediência implícita.

            Uma Porta: Notamos com grande interesse que Deus mandou colocar apenas uma porta. Imaginamos que seria um tanto difícil para levar para dentro tudo que seria necessário para a prolongada estadia dentro, acesso para os animais e etc. No entanto era para providenciar apenas uma porta.

            No mundo religioso no dia de hoje se ouve: "Há muitos caminhos diferentes, mas no final todos levarão para o céu." Como seria benéfico se fosse assim, mas infelizmente não é a verdade. Devemos lembrar que o dono deste lugar chamado o céu, a cidade celestial, ou qualquer outro nome, é Deus. Ele está no controle. Ele determinará quem entre e quem não entra. E, não haverá penetra neste lugar de descanso eterno das almas.

            Em João 10:7 e 9 Jesus afirmou: " Eu a sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." É importante notar que Jesus usou o artigo "a" que automaticamente indica algo ou alguma coisa singular e que não há outro. Da mesma forma que existia apenas uma porta na arca, existe apenas um acesso para a salvação, um acesso para a cidade celestial, e esta porta é Jesus Cristo, e não algum profeta anterior ou posterior a Ele.

            Para reforçar esta verdade, quatro capítulos depois Jesus disse: "Eu sou e o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6) Mais uma vez Jesus faz uso dos artigos que indicam algo singular: "o" caminho, "a" verdade e "a" vida.

            Amigo, pare de tentar provar o que não pode ser provado, e isto é, a inverdade que há muitos caminhos que levam a Deus na eternidade. Jamais provará, pois Deus estabeleceu a verdade na Sua Palavra, como tenho demonstrado. E, o triste será de continuar tentando provar estas teses sem fundamento e acabar perdendo sua alma. Venha por Jesus Cristo para salvar a si mesmo e sua família. A porta pode ser estreita, contudo leva para a salvação.

Philip D. Walmer