>
 

O Simbolismo da Arca de NoƩ - IV

Parte IV

 

            É assustador como muitas igrejas evangélicas não abraçam os ensinamentos da Palavra de Deus em relação a uma experiência inicial de salvação quando estes são claramente estabelecidos por Deus por meio dos seus servos, os apóstolos. A essencialidade de completar os passos para a salvação como elaborados em Atos 2:38 se torna tão claros em um estudo aprofundado da Palavra. Várias organizações não mais ensina o arrependimento que tratamos na mensagem anterior, e no seu lugar falam de apenas de uma aceitação de Jesus. Em seguida a essencialidade do batismo nas águas foi negada, estabelecendo o batismo por aspersão, e ainda as que praticam ainda o batismo bíblico por imersão dizem que não é essencial para salvação, contudo é apenas um ritual da igreja para receber membros, contrariando os ensinamentos da Palavra. (I Pedro 3:21)

            A mesma coisa aconteceu com o ensino acerca do recebimento do Espírito Santo. O padrão para esta experiência maravilhosa foi estabelecido claramente no Livro de Atos no ministério dos apóstolos, bem como no ministério do apóstolo Paulo. Alguns alegam que o recebimento do Espírito Santo é apenas uma bênção a mais, todavia não essencial à salvação. Passamos para analisar o que as Escrituras realmente ensinam.

            O Recebimento do Espírito Santo: Desde o tempo do Antigo Testamento, o Espírito Santo como uma presença habitada no ser de uma pessoa foi prometido. "Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o Senhor a este povo, ao qual ele disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir." (Isaias 28:11) Em Joel 2:28-29 lemos a seguinte profecia acerca da descida do Espírito Santo: "E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias." Estas passagens, entre outras, mostram claramente que o plano de Deus era de habitar dentro do homem e não simplesmente com ele, isto é, ao lado dele como auxiliar.

            Com a vinda do precursor de Jesus Cristo, o João Batista, ouvimos mais uma vez o intento de Deus em relação da sua obra no homem. Ele proferiu estas palavras de profecia acerca do ministério de Jesus Cristo: "Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Mateus 3:11)

            Jesus falou e ensinou muito acerca do Espírito Santo que estava por vir em breve. Nota que João Batista, veio como precursor de Jesus Cristo. Jesus, no seu ofício de Cordeiro de Deus, morreu para poder preparar um caminho pelo qual o Espírito Santo poderia habitar vasos humanos purificados por Seu sangue derramado propositalmente na cruz do Calvário. Em João capítulos 14, 15 e 16 Jesus ensinou muito acerca do Espírito Santo que em breve seus discípulos haviam de receber. Em João 20:22 o recebimento do Espírito Santo é prometido: "E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo."  Torna-se óbvio que Jesus conhecia sua missão e queria que seus discípulos entendessem a importância do recebimento do Espírito Santo.

            Poucos instantes antes de ser levado aos céus Jesus falou mais uma vez acerca da grande experiência que seus discípulos receberiam dentro de poucos dias. "E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." (Atos 1:4-5)

            O livro histórico da Igreja Primitiva, o Livro de Atos segue relatando, não, na verdade, os atos dos apóstolos, mas os atos do Espírito Santo, pois os apóstolos em si mesmos nada podiam fazer, mas cheios do Espírito Santo foram capazes de fazer milagres e prodígios, e fizeram com ousadia e grandes repercussões após O receber de uma forma que sacudiu a cidade toda de Jerusalém. Como sinal inicial do recebimento, todos (apóstolos, homens e mulheres) falaram em outras línguas.

            Filipe foi pregar o Evangelho em Samaria e muitos se converteram ao Senhor e foram batizados nas águas. Mas não receberam o Espírito Santo, e isto preocupou Pedro e João que foram para lá levar as chaves do Reino de Deus. Com a imposição de mãos os samaritanos receberam o Espírito Santo. O mesmo sinal seguiu, pois os discípulos em Samaria receberam o Espírito Santo também com a evidência inicial de falar em novas línguas. Isto se torna óbvio, pois Simon viu e ouviu um sinal externo de uma obra interna que fez com que ele pedisse para comprar a habilidade para conceder o Espírito Santo com a imposição de mãos.

            Pedro, instruído pelo Espírito Santo foi pregar para os primeiros gentios, povo odiado pelos judeus, justamente na casa de um centurião romano, que ajudava na subjugação dos judeus ao governo romano. Deus foi obrigado desviar-se um pouco do plano para convencer Pedro e os demais com ele que o que aconteceria era realmente obra divina de Deus. Enquanto Pedro pregava, e antes de levar estes crentes novos às águas batismais, Deus os batizou com o Espírito Santo. Vê nesta passagem a sequência dos acontecimentos: "Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro: Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?" (Atos 10:44-47)

            Ao achar alguns discípulos em Éfeso, Paulo preocupou-se em saber se eles já tinham recebido ou não o Espírito Santo, pois ele, como os demais apóstolos, tendo acatado os ensinamentos de Jesus sabia que o recebimento do Espírito Santo era essencial para a salvação. Estes nem tinham ouvido acerca do Espírito Santo. O batismo nas águas deles foi revisado, e quando foi determinado que eles somente eram batizados no batismo de João Batista, foram batizados em o nome de Senhor Jesus. A seguir Paulo fez a imposição de mãos e todos foram batizados no Espírito Santo e falaram em outras línguas.

            A necessidade do recebimento do Espírito Santo se torna irrefutável diante do ensinamento das Escrituras acima. Você já recebeu o Espírito Santo igual a estes do Livro de Atos? Caso não, você precisa se preocupar e começar buscar em oração para receber. Pode receber na privacidade do seu lar, ou em qualquer outro lugar onde você pode concentrar exclusivamente no Senhor, O louvando e adorando até que seja totalmente submisso, e assim o Poder de Deus encherá seu ser e você falará também em outras línguas como os apóstolos e demais discípulos no Dia de Pentecostes no Cenáculo. (Atos 2:1-4) Não deixa ninguém, nem dogma eclesiástico influenciar você. Creia somente o que aprendeu na Palavra de Deus.

Philip D. Walmer