>
 

O Simbolismo da Arca de NoƩ - V

Parte V

 

            A edificação da arca de Noé tinha um fato singular e interessante por ser uma construção tão grande e possuir apenas uma porta. Isto se torna um ponto interessante visto que uma família, e muitos animais, alguns talvez de porte grande, tinham que entrar por ela. É também de imaginar que uma quantidade de alimentação foi levada a bordo também. No entanto, havia apenas uma porta.

            Já falamos que a arca é simbólica da salvação proporcionado para nós por Jesus Cristo. Não ficamos surpresos, então, quando Jesus começou seu discurso acerca do Bom Pastor em João capítulo dez. No versículo nove Jesus afirma em poucas e claras palavras: "Eu sou a porta." Muitos falam e gostariam de convencer o mundo que Jesus é apenas um de muitos acessos à cidade celestial. No entanto é necessário para entender esta declaração em que Jesus usou o artigo definido "a". Isto simplesmente significa que Ele é a única porta e fora Dele não há outro acesso à cidade celestial e a vida eterna.

            Neste versículo Jesus continua o discurso afirmando: "Se alguém entrar por mim, será salvo..." Com isso deduzimos que fora de Jesus Cristo simplesmente não há salvação. E, como poderia haver, pois Jesus era o único que morreu e ressurgiu dos mortos, provando que tinha poder para vencer até o maior inimigo do homem: a morte. Sim, todos os homens que foram considerados grandes líderes religiosos morreram, e continuam mortos, provando sem dúvidas que eles, apesar de ter algum ensinamento benéfico, não podiam providenciar salvação ou vida eterna além da morte.

            Jesus afirma mais ainda neste sentido em João 14:6: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." Nota novamente o uso do artigo definitivo: "o" caminho, "a" verdade, e "a" vida. Jesus está sendo pretensioso em fazer esta declaração? Absolutamente não! Ele apenas, tendo vindo do Pai, conhecia a verdade, a qual transmitiu para seus discípulos e para nós.

            Em João 10:9 Jesus faz outra declaração de grande elucidação: "... entrará, e sairá, e achará pastagem." Em outras palavras, em Jesus é possível achar o suprimento de todas as suas necessidades. Davi teve uma grande revelação deste fato ao declarar: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará." (Salmos 23:1) Dê atenção à palavra "nada". O Senhor tem o poder, a capacidade, a habilidade e tudo necessário para suprir qualquer necessidade do ser humano, isto é, dos seus súditos. Paulo, após todas as suas aflições e sofrimentos, tendo experimentado pessoalmente a perda de todas as coisas, consola os filipenses no meio das suas aflições com estas palavras consoladoras: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. (Filipenses 4:19) É vantajoso notar que Paulo não declarou que as necessidades seriam providenciadas por via de um poder humano, todavia por meio das riquezas celestiais. Não é necessário confiar apenas em algo no nível da terra, ao alcance do ser humano.

            Se é que você ainda acredita que suas necessidades podem ser providenciadas pelo deus, profeta ou líder que considera, substitui o nome dele no branco que deixo em Salmos 23:1: "O _________ é meu pastor, nada me faltará." Se você for honesto, admitiria que isto não é possível, que nunca aconteceu por via de qualquer um dos supostos grandes mestres que se levantaram ao longo dos anos. Todos que seguiram os deuses inventados e levantados pelos homens desapontaram, desapontam e sempre desapontarão, pois lhes falta o poder necessário para atuar como Jesus Cristo. No entanto, Jesus declarou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra." (Mateus 28:18 - Versão Atualizada) "É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Versão Corrigida) Os milagres, prodígios e sinais operados por Jesus Cristo ao longo dos séculos é testemunho suficiente para provar que Ele tem o direito reivindicar Sua posição como única porta para a cidade celestial. Devemos encarar a verdade que Jesus Cristo é a única porta, e o único que tem condições de suprir todas as necessidades do ser humano. Noé, sua família e todos os animais entraram na arca e foram salvos e tiveram todas as suas necessidades supridas. Também saíram, tendo todas as suas necessidades divinamente providenciadas.

            É Deus também que fechou a porta. Considera este ato como definitivo, pois quando Deus faz algo é definitivo. A porta da arca ficou aberta por mais sete dias depois que Noé, sua família e os animais entraram nela. Deus deu ampla oportunidade para qualquer outro também entrar na arca. Mas todos consideraram Noé como louco e que o juízo de Deus jamais desceria sobre a terra. Agora, a Bíblia diz em Mateus 24:38-39: "Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." Em outras palavras, os moradores da terra nem prestaram atenção à pregação de Noé durante os 120 anos em que a arca estava em construção. Deus ainda deixou a porta aberta por mais sete dias após recolher todos os escolhidos para dentro.

            É assim que está acontecendo em dias atuais. A longanimidade de Deus é demonstrada diariamente apesar da terrível devassidão da raça humana. O mundo de modo geral ignora os sinais tão claramente esclarecidos na Palavra de Deus. Aconselho todos os leitores desta mensagem à leitura de todo o capítulo três de Segundo Pedro do qual extraio apenas um versículo notável: "Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação." (II Pedro 3:4) Em outras palavras a vida considerada normal continuou, sem que ninguém prestasse a mínima de atenção aos sinais do fim da era. Acontece igualmente hoje, sendo que o fim de outra era, o fim do mundo conhecido e a vinda do Senhor se aproximam sem que a maioria preste atenção aos sinais.

            É notável e crédito para Noé que ele sempre esperava as ordens de Deus em tudo que fazia. No fim das chuvas que cobriam a terra, a arca finalmente veio a repousar sobre as montanhas de Ararate. Noé fez vários testes para ver se as águas já tinham baixado para que ele, a família e os animais pudessem sair da arca. Não resta a menor dúvida que ele estava ansioso para sair deste confinamento onde teria passado mais de um ano. Da mesma forma, os verdadeiros cristãos, os que realmente amam ao Senhor, os que realmente se separaram do mundo e suas concupiscências, aguardam ansiosamente a vinda do Senhor. No entanto, eles terão de esperar a ordem do Senhor para sair da arca de salvação e entrar na cidade celestial que Deus preparou para seus santos.

            Sim, estamos todos ansiosos para sair deste mundo tão corrupto, tão devasso e tão incrédulo. Mas temos que aguardar a ordem do Senhor: "Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (I Tessalonicenses 4:14-18)

Philip D. Walmer