>
 

O Simbolismo da Arca de NoƩ - VI

Parte VI

 

            "Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura..." (Gênesis 6:16)

            Uma porta e agora apenas uma janela, posta na parte superior da arca. Sei que há razões científicas a ser consideradas em relação à posição da janela, mas há também razões a ser consideradas do ponto de vista espiritual, e é isto que eu quero abordar nesta sexta mensagem acerca do Simbolismo da Arca de Noé.

            Creio que foge da minha imaginação a carnificina que havia com a morte de tantas pessoas e animais que morreram no dilúvio. Creio que Noé e seus familiares teriam um choque emocional e psiquiátrico caso vissem a destruição toda. Não há dúvida que entre os perdidos havia familiares e amigos dos salvos que simplesmente não acreditaram na pregação de Noé. Teria sido horrível para eles poder ver os corpos destes flutuando e sendo jogados pela força das águas. Por isso, a janela foi posta em cima.

            Também não era para eles olharem para baixo, mas para cima, para Deus, para a fonte de salvação e de vida. Ouça as palavras de Davi em Salmos 121:1-2: "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." Parece que Davi se refere aos costumes dos idolatras que procuravam os lugares mais altos para erguer seus ídolos e imagens. Davi, no entanto declara que teria de erguer seus olhos além dos montes, pois de lá não viria socorro nenhum; Ele teria de levantar seus olhos até os céus, pois de lá viria a sua salvação, do trono Daquele que fez os céus e a terra.

            Como seres humanos tendemos demasiadamente olhar para o mundo, para políticos, governos, médicos e outros para as soluções que necessitamos. Mas o socorro mesmo só virá de Deus que tem as soluções definitivas. Assim, Deus mandou Noé colocar a janela na parte de cima para que eles fossem obrigados olhar para cima, para Deus e confiar Nele para sua eventual salvação da devastação do mundo.

            A janela foi feita no contorno todo da arca, de modo que de qualquer lugar, de qualquer lado eles podiam olhar para fora, para cima e contemplar o lugar da habitação de Deus. O escritor de Hebreus admoestou assim: "... olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2) Outra versão diz: "Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..."

            Nosso olhar para Jesus precisa ser firme e não vacilante. Tiago 1:6-8 declara: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos." A pessoa que vacila entre Deus e o mundo, entre a Igreja e os prazeres da carne, jamais alcançará a salvação da sua alma. É necessário olhar firme e exclusivamente para Jesus. Nenhum outro pode lhe proporcionar salvação. A passagem citada acima de Hebreus declara que Jesus é "... o Autor e Consumador..." Esta expressão está no singular, ou em outras palavras simplesmente não há outro Autor da salvação e nenhum outro Consumador. Consumador é do verbo consumar que tem por definição: levar a termo, concluir, coroar, rematar. Amigo, somente Jesus pode efetuar esta obra na sua vida. Confia Nele e não será confundido. Paulo escreve em Romanos 9:33 acerca de Jesus nestes termos; " Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido."

            Em Números capítulo vinte e um a Bíblia relata um incidente onde o povo de Deus murmurava contra o Senhor e os líderes escolhidos por Ele. O Senhor mandou, sim mandou, serpentes venenosas entre o povo e muitos do povo morreram. Reconhecendo seu pecado recorreram para Moisés, que consultou com o Senhor. Deus mandou que ele fizesse uma serpente de bronze e a erguesse numa haste no meio do povo. Qualquer um que foi mordido foi orientado de olhar para a serpente de bronze e por ser obedientes foram curados do efeito do veneno das serpentes. Este foi uma sombra de Jesus Cristo que estava por vir.

            A serpente era tipo do diabo e do pecado que ele induz o povo a cometer. O mundo inteiro foi mordido por este mal, portanto a Bíblia declara que: "Não há justo, nem um sequer..." (Romanos 3:10) e continua no versículo vinte e três dizendo: "... todos pecaram e carecem da glória de Deus..." Em João 1:29, João Batista declara: " Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" A única maneira para ficar livre do seu pecado e a condenação prescrita é olhar para o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, o único que pode remover o pecado da sua vida e lhe restaurar para comunhão com Deus. Veja com os olhos da fé o Cordeiro de Deus pendurado entre a terra e o céu, morrendo, derramando voluntariamente seu sangue para lhe livrar da mordida mortífera do pecado. Não há absolutamente nenhuma outra solução. Não precisa morrer nos seus pecados, pois o antídoto já foi preparado. Olhe e aceite o plano Dele para a salvação da sua alma.

            "Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração..." "E tudo fez Noé, segundo o Senhor lhe ordenara." (Gênesis 7:1 e 5) Noé foi um servo fiel ao Senhor. Ele fez tudo que o Senhor mandou. Ele não encurtou a arca pensando que era grande demais. Ele não diminuiu a largura, nem a altura. Ele não adicionou outra porta, nem alterou o tamanho. Ele não colocou janelas em todos os andares, mas somente no de cima como Deus lhe ordenou. Esta obediência total e exemplar resultou na sua salvação e a da sua família, bem como determinou a continuação de todas as espécies de animais que Deus criou.

            Sua salvação e a da sua família dependem da sua aderência a todos os ensinamentos da Palavra de Deus. Isto não é fácil visto que há tantas que estão procurando mudar por decretos humanos as regras que Deus estabeleceu. A Bíblia termina sua mensagem com esta advertência assombrosa em Apocalipse 22:18-19: " Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro."

Philip D. Walmer