>
 

Epitáfio

            Em alguns lugares existe o costume de fazer inscrições nos túmulos; frases que vão além de simplesmente fornecer as datas de nascimento e falecimento do falecido. Há vezes em que o epitáfio é algo engraçado, e em outros um elogio forte do ente-querido. Pessoalmente levo pouca fé nos elogios feitos acerca dos falecidos, pois parece que todo morto era um santo na vida, quando muitas vezes isto é longe da realidade.

            Em Hebreus 11:5 parece que o próprio Deus escreveu o epitáfio de Enoque: "Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus." Sendo que foi Deus por intermédio do escritor do Livro de Hebreus que deu este elogio, podemos crer que é verdadeiro. Deus mesmo escreveu o epitáfio de Enoque.

            Estas palavras simples escritas acerca de um mero homem, devem animar a alma de cada um que deseja salvar sua alma por meio de um viver que agrada a Deus. Por quê? Porque Enoque, sem o poder do Espírito Santo como nós conhecemos hoje, conseguiu viver de maneira  agradável a Deus.

            Quando analisamos a vida de Davi, questionamos como Deus poderia o chamar de homem conforme o coração de Deus. Lembrando todas as falhas de Davi, os pecados terríveis que ele cometeu, ficamos perplexos em relação a esta façanha. É nisto que entendemos que a pessoa que agrada a Deus não é aquela que nunca falha, mas aquela que se humilha e pede perdão a Deus, e que posteriormente emprega todos os recursos disponíveis para não cometer o mesmo pecado outra vez. Esta atitude foi o grande aliado de Davi. Ele sempre reconhecia seu pecado e o confessava e rogava a Deus por Sua misericórdia que sempre alcançava devido à sua atitude aceitável a Deus.

            Leia bem estas palavras de Salmos 51:1-4 e não retarda em ler o restante deste capítulo maravilhoso: "Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar." Foi esta a atitude e espírito de Davi que mereceu ter um epitáfio que disse; "Este possuía um coração que agradou a Deus".

            Abraão de tal maneira agradou a Deus por sua obediência a Ele, que Deus o chamou de Seu amigo. Imagine! O grande, Todo Poderoso, Omnipresente, Omnisciente e Omnipotente Deus chamando um mero homem de Seu amigo. Fico estarrecido diante disto. Contudo, Abraão alcançou esta posição de honra por simplesmente obedecer a Deus e andar humilde diante Dele. Sua lápide tinha um elogio tremendo: "Amigo de Deus".

            Se eu pudesse perguntar pessoalmente a cada leitor desta mensagem se ele tem certeza absoluta que irá com o Senhor no dia do arrebatamento da Igreja, não me surpreenderia a ver uma visível espanto aparecer no rosto de muitos. Diante de tal pergunta alguns começariam refletir acerca de suas vidas: fornicou, adulterou, mentiu, idolatrou, irou, invejou, ou cometeu um ou mais das obras da carne na lista de Gálatas 5:19-21.

            É de suma importância que lembramos que a vinda do Senhor será como o piscar de olho; rápida e sem dar tempo para qualquer um tentar colocar sua vida em dia com o Senhor. Não haverá tempo para acertos de última hora. O Espírito do Senhor varrerá a terra, e todos que têm Seu Espírito habitando neles subirão num abrir e fechar de olhos. É por isso que não podemos viver de qualquer forma, mas como estes cujos epitáfios Deus escreveu.

            Temos que entender que devemos viver, não para agradar a nós mesmos tendo, todavia, um objetivo muito melhor: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..." (I Pedro 2:9) Nem o próprio Jesus Cristo viveu para agradar a Si Mesmo. "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou." (João 6:38) No livro de Hebreus 10:7 achamos esta declaração acerca de Jesus Cristo: "Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade." Pergunto para mim mesmo e ao mesmo tempo para você. Porque você está aqui? Porque Deus lhe salvou? Para fazer a sua própria vontade ou a vontade Dele? Você tem receio de desagradar este Senhor? A opinião Dele acerca da vida que você leva importa para você sendo que Ele tem o poder e direito de determinar seu destino eterno?

            Por estudar a vida de Cristo, sabemos como Ele andou e se comportou. Entendemos que para agradar a Ele devemos seguir este conselho: "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos," (I Pedro 2:21)

            Amigo, se você fosse chamado repentinamente para partir deste mundo o que poderia ser escrito na sua lápide? Poderia ser "Ele Agradou a Deus"? Eu sei; você está dizendo que é muito novo para morrer. Tem certeza? Muitos jovens estão morrendo de enfarto, câncer, derrames, e doenças conhecidas e algumas desconhecidas. Nunca é cedo demais para determinar o que será escrito na sua lápide.

            Paulo encarava o fim de sua vida enquanto escreveu o livro de II Timóteo. Ele tinha certeza que viveu de maneira agradável a Deus e não enfrentava o fim precoce com receio, nem com medo. Veja suas palavras: "Combati o bom combate, completei a carreira, e guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Timóteo 4:7-8)

            Eu não posso viver sua vida, e você não pode viver a minha. Você não vai para os céus porque seus pais viveram uma vida piedosa. Cada um é responsável por si mesmo. Cada um precisa determinar como vai viver sua vida; ou para agradar a si mesmo, ou para agradar a Deus e garantir um lugar entre aqueles que hão de herdar a vida eterna. Espero poder lhe ver diante do trono de Deus naquele dia maravilhoso do Senhor.

Philip D. Walmer