>
 

Prosperidade e Realidade

             Forças poderosas estão atuando em nosso mundo nos dias presentes. Estas forças estão procurando iludir as pessoas com respeito à fé no Senhor Jesus Cristo, único Salvador que o mundo conhece ou que poderá conhecer, pois antes Dele não houve e há de ser outro. Jesus declarou com clareza: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6) O uso do artigo definido não deixa dúvida com respeito o fato que Ele é o único meio pelo qual o ser humano pode adquirir a salvação.

              Em João capítulo 6 Jesus começará ensinar fortemente e isto não agradou muitos que o seguiram, os quais O abandonaram. Vendo o número de discípulos bem reduzido Jesus virou para os doze e perguntou se eles também iriam seguir os demais. Estes discípulos de Jesus do primeiro século entenderam a verdade que Ele era a única esperança de salvação. Pedro falando pelos demais declarou: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (v. 68) Que esta verdade seja bem estabelecida em nosso íntimo, pois somente uma fé bem arraigada poderá atravessar os problemas, enfermidades, perseguições e tudo mais que vem para assolar a vida de um verdadeiro cristão.

            Eles não disseram que Ele era o único que curava, abria os olhos cegos, curava os com enfermidades mortíferas, ou que tinha o poder para torná-los ricos. O alvo destes discípulos era para adquirir a vida eterna que Adão por via do pecado perdeu para toda a raça humana. Os anos seguintes bem como os sofrimentos destes servos do Senhor provaram com certeza que eles postaram sua fé em Jesus Cristo como a fonte de vida eterna, e não porque Ele poderia tornar a vida terrestre deles mais fácil e abastada.

          Uma das ilusões que está assolando a fé cristã nestes tempos modernos é a idéia que qualquer um pode apelar para Jesus Cristo, e que Ele tem o dever de curar todas as enfermidades, tornar todos ricos com os bens mais cobiçados e solucionar absolutamente todos os seus problemas e desafios. Chamei esta idéia de ilusão e não retiro a palavra e mais, posso provar pela palavra de Deus que isto nunca era, não é, e jamais será parte do plano de Deus até entrarmos no paraíso preparado para os que O amam apesar das dificuldades da vida.

         No livro de Hebreus, capítulo 11, encontra-se uma grande galeria de heróis da fé. Versículos 35-38 indicam a razão pela qual eles se tornaram heróis: "... uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra."

        Mediante este registro quem nos convence que esta geração de cristãos de verdade escapará da realidade de dificuldades e perseguições por servir Jesus Cristo. Esta geração pode viver colada ao mundo de vaidades, emularem todo o conduto do mundo e ainda esperar herdar a vida eterna junto com gerações de crentes passadas que tanto sofreram exatamente por causa de sua fé irredutível no único Deus vivo. Ouve as palavras de Paulo a Timóteo: "E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições." (II Timóteo 3:12)

       Veja mais: Jesus falou o seguinte nas bem-aventuranças em Mateus 5:10: "Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Jesus, além de pronunciar uma bênção sobre os perseguidos, anunciou antemão que os que O serviriam com fidelidade sofreriam perseguições. Interessante, não? E vai totalmente contra as mensagens de muitos oradores modernos que prometem somente riquezas e bonança, bem como a fácil solução de todos os seus problemas.

       Veja agora uma passagem de II Coríntios 12:10:"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, na angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte." Parece que Paulo teve uma atitude bem diferente do que a maioria dos crentes de hoje que reclamam por que as coisas correm na contramão, porque não há bonança perpétua, que tem dores, que não tem dinheiro suficiente e etc. e etc. Já notou tudo que ele sofreu em II Coríntios 11:23-29? No entanto ele escreve em I Tessalonicenses 5:18: "Em tudo daí graças; por que esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." Será que é necessário repensar nossa atitude e começar um revisão radical na pessoa que atualmente somos/

       Mais uma vez Jesus profetiza a chegada de coisas desagradáveis para a vida do crente em Mateus 13:21: '... mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. "

        Amigo leitor, não se ilude com palavras tem som bom, que soam como algo verdadeiro, quando a realidade da vida é outra, sim, a vida cristã também. Nossa esperança não está nesta vida terrestre, mas na vida eterna vindoura. Sei que você pode estar sofrendo dificuldades de toda sorte e quer ver o fim de tudo aquilo. Você não está sozinho nisto, pois através dos quase vinte séculos desde que a Igreja foi fundada por Jesus Cristo, os que procuravam viver piedosamente sofreram. Mas em tudo isto precisamos lembrar-nos da mensagem que o anjo do Senhor trouxe a Paulo, e que ainda nos serve hoje: "... A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei na minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder do Cristo."

Philip D. Walmer