>
 

A Melhor Maneira de Aproximar

 

         "Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade." (Salmos 100:4-5)

            O relacionamento com Deus da maioria dos ditos "cristãos" não é o que deve de ser. Falta intimidade, respeito mútuo e a maioria pensa que Deus faz um terrível descaso para com eles. Mas um pouco de reflexo sobre o assunto revelará a razão desta mentalidade acerca de Deus. Na maioria o pensamento é que Deus existe apenas para dar aos seres humanos tudo que eles querem e pedem. As orações infrequentes, normalmente feitas apenas em momentos de apuros ou grande necessidade consistem somente em "dá-me, dá-me e dá-me". Como um ser humano você sabe como aborrece ter um aparente amigo que só pede e não dá nada em retorno, nem ao menos um "obrigado". Este tipo de amizade não dura muito. Como é então que o ser humano pensa que Deus vai aturar seus súditos sempre pedindo e não devolvendo o merecido louvor, adoração e agradecimento. Sim, eu disse merecido, pois Deus merece isto e não em quantidades pequenas.

            O primeiro verbo usado em nosso versículo texto é "entrai". Quem conhece a língua portuguesa entende que o verbo usado está na sua forma imperativa. Isto quer dizer que não é apenas uma sugestão, contudo uma ordem. Não é opcional, todavia uma obrigação de todos que chegam à casa de louvor e adoração, onde Deus se encontra com seus súditos. Os verbos "render" e "bendizer" também estão na forma imperativa.

            Estudando a Oração Dominical descobrimos que o louvor e adoração precedem a petição. Ninguém tem o direito de simplesmente entrar na presença de Deus sem honrá-Lo e respeitá-Lo. Em várias passagens da Palavra de Deus deparamos com homens entrando na presença de reis e outras autoridades com grande respeito. No Livro de Ester a verdade acerca deste respeito é explicitamente demonstrada em várias ocasiões. Nem Ester, esposa do rei, poderia entrar na presença dele sem ser convidada. E, ao entrarem estas pessoas foram obrigadas dizer frases como: "Ó rei, vive para sempre." Em outras palavras o súdito está dizendo que o rei era tão bom que almejava que ele vivesse para sempre para reinar. Estas palavras foram ditas de um ser humano para outro ser humano. Torna-se muito lógico que os súditos de Deus devem O respeitar ao entrar na Sua presença, pois Ele é o criador, Soberano e Onipotente.

            O simples entrar na presença de Deus com atitude correta, com palavras de louvor e adoração podem transformar sua oração e devocional em um prazeroso tempo do qual terá saudade caso não pratica regularmente. Torna-se um prazer como o encontro com seu (sua) namorado (a), uma atividade que almeja, pois o prazer é tão grande. Mas tudo precisa começar corretamente.

            Certa vez cheguei ao meu lugar de oração de manhã cedo e simplesmente não sabia o que dizer a Deus. Como qualquer outro eu tinha minhas necessidades, e muita coisa para pedir para Deus. No entanto, eu me senti meio sem palavras, sem uma expressão aceitável a Deus. Dobrei os joelhos e fiquei em silêncio por algum tempo e depois resolvi expressar algo para Deus. Eu disse: "Senhor, eu ti amo." Aquilo fez me sentir tão bem, que resolvi repetir esta expressão de amor a Deus novamente. Após disto senti-me melhor ainda e pareceu que o céu desceu sobre meu lugar de oração. Repeti a terceira vez com voz levantada e profundo sentimento. Aí Deus se fez presente de uma forma tão especial e eu podia continuar com a minha oração que incluiu a petição. Com que ousadia pode alguém chegar a Deus para pedir mais uma vez quando nem agradeceu ainda por tudo que Deus já fez e providenciou?

            Ninguém quer se encontrar com qualquer pessoa, ainda que seja uma conhecida, cônjuge ou namorado (a) se achar que será implorado por algo, reclamado, o tratado com desrespeito. Pode Deus ser diferente?

            Normalmente não incluo uma passagem bíblica tão extensa, mas esta vez eu quero compartilhar com os leitores um Salmo que tão bem enfatiza o pensamento básico deste artigo. Leia devagar, com cuidado e atenção, notando as palavras que sublinhei, pois são importantes para compreender melhor este Salmo maravilhoso.

            "Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza.

          

            Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma. Compassivo e justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso. O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes.

            Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito. Eu disse na minha perturbação: todo homem é mentiroso. Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo.

            Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos. Senhor, deveras sou teu servo,

teu servo, filho da tua serva; quebraste as minhas cadeias. Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo, nos átrios da Casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!" (Salmos 116:1-19)

            Dormi um bom sono nesta noite passada, mas tive sonhos estranhos, confusos e totalmente sem nexo. Como foi bom acordar de manhã e perceber que minha mente ainda funcionava bem. Há uma linha muito fina entre a sanidade e a insanidade. Agradeci o Senhor, não só pela minha sanidade, mas as inúmeras outras bênçãos que o Senhor tem derramado na minha vida. Olhe em volta e achará tanta coisa pelo qual agradecer o Senhor. Muitas pessoas não têm o que você tem. Agradece, louva e adora o Senhor antes de querer pedir mais Dele. Fortaleça seu relacionamento com Deus por meio de amplo louvor, adoração e agradecimento. Você pode ter um relacionamento com Deus que nunca sonhou de ter, e ao mesmo tempo fortalecer seus relacionamentos terrestres com familiares, amigos e colegas de colégio faculdade e trabalho.

            Qual é a melhor maneira para aproximar-se a Deus? Por meio do louvor, adoração e agradecimento. Seja diferente do que o mundo ingrato que nos cerca constantemente. (II Timóteo 3:2)

Philip D. Walmer