>
 

Movido Pelo EspĂ­rito Santo

 

"Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos:  luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel. E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia." (Lucas 2:25-33)

 

Simeão:

 

♦  Simeão, movido pelo Espírito Santo, foi ao templo, em um momento específico e por uma razão específica.

♦   Parece que ele realmente não sabia o que era a razão de sua ida.

♦   Mal sabia ele que neste dia ele iria se encontrar com Jesus, o Salvador do mundo.

♦   Seu trabalho foi aparentemente pequeno e sem importância, mas foi no âmbito da vontade e do propósito de Deus.

♦  Será que perdemos grandes encontros com nosso Salvador e Senhor, porque não estávamos verdadeiramente guiados pelo Espírito?

 

Jesus:

 

♦  Jesus, sendo o Filho do Homem, um homem total de carne e sangue, e à semelhança de qualquer outro homem, foi levado pelo Espírito ao deserto para jejuar por 40 dias e ser tentado pelo diabo. "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." (Mateus 4:1)

♦  Guiado pelo Espírito Ele foi vitorioso sobre todas as tentações, usando o poder da Palavra.

♦  Essa experiência foi uma parte importante vital da preparação para o Seu ministério poderoso.

♦  É por experiências semelhantes que também nós possamos estar preparados para um ministério que irá exercer, pelo poder do Espírito Santo.

♦  Será que temos rejeitado as provações e tentações por reclamar sobre a difícil jornada ou que fracassamos miseravelmente na hora da provação e tentação, e, portanto, nunca nos tornamos realmente preparados para o ministério para o qual Deus tinha nos escolhido?

 

Filipe:

 

♦  Filipe foi levado pelo Espírito para levar um grande avivamento, onde a cidade de Samaria estava experimentando o maior mover de Deus na sua história.

♦  Não há dúvida de que esse avivamento foi o seguimento da visita que Jesus fez anteriormente para a mulher samaritana no poço, para onde Jesus foi induzido ir pelo Espírito.

♦  Parecia tão desnecessário para Jesus romper com precedente estabelecidos e passar por Samaria, sendo que os judeus não tinham relações com os samaritanos.

♦   Em particular, foi inusitado e totalmente fora do protocolo para um homem estar falando com uma mulher desacompanhada como Jesus fez.

♦  Filipe foi levado para um lugar deserto, longe de Samaria, para atender apenas um homem, um homem que ele não conhecia.

♦  Foi uma viagem no escuro, por assim dizer, mas que estava sendo conduzido pelo Espírito.

♦  O que Filipe não sabia era que este etíope era para ser o instrumento nas mãos de Deus para levar o avivamento para uma nação.

♦  Filipe ministrou em apenas uma ocasião, e por apenas algumas horas, quando muito, mas realizou grandes coisas para o reino de Deus.

♦  Por isso, de levar avivamento para uma cidade, sendo guiado pelo Espírito, ele foi capaz de levar avivamento para toda uma nação.

♦  Será que temos omitido na tarefa muito importante que Deus queria que fizéssemos, porque estávamos tão encantados com o trabalho que tinha na mão e estávamos com medo de perdê-lo?

 

Paulo:

 

♦  Paulo, o grande perseguidor da Igreja foi derrubado pelo poder de Deus em seu caminho para Damasco para fazer mais danos à igreja de Deus.

♦  Por Deus ele somente foi instruído a ir para a cidade, nada mais.

♦  Deus agora usará o seu servo, Ananias, para levar o resto de Sua mensagem para Paulo.

♦  Ananias movido pelo Espírito Santo foi ver um homem que se dizia ser seu inimigo mortal. Ele ministrou a apenas para um, mas este se tornou o maior missionário de todos os tempos. Deus poderia levar você a fazer isso? Deus poderia confiar em você? Guiar você para falar as palavras certas?

♦  Como naqueles dias, Deus continua a usar homens e mulheres para levar sua mensagem ao mundo perdido.

♦  O que teria acontecido se Ananias havia se recusado a fazer a vontade de Deus?

♦  Será que nós teríamos as epístolas?

♦   Será que o mundo daqueles dias teria sido evangelizado?

♦  Que possamos considerar o que acontecerá, que dano irreparável que será feito para o Reino de Deus, quantos não serão evangelizados se não formos capazes de cumprir as ordens de Deus!

♦  A ordem para evangelizar o mundo foi dada aos homens, não para anjos, ou alguns seres extraterrestres.

♦   Paulo, cheio do Espírito Santo, e sendo conduzido por este Espírito glorioso que ele tinha acabado de receber, imediatamente começou o seu ministério, e que tinha sido o perseguidor agora se tornou o perseguido.

♦  Mas, em face de perseguição ele não retrocedeu, não deixou de cumprir o seu chamado que  Deus lhe deu. Espancamentos, chicotadas, prisões, naufrágios e tantas outras coisas que assolou sua vida e ministério, mas ele não desistiu.

♦  No meio de todas estas perseguições, ele continuou a permitir que o Espírito se movesse e direcionasse sua vida.

♦  Será que o medo de perseguição nos impede de fazer a obra e a vontade de Deus?

♦  Será que deixamos de evangelizar o mundo como Jesus ordenou, porque estamos com medo?

♦  O que, então, aconteceu com o poder prometido de Atos 1:8?

♦  O que aconteceu com a renovação do Espírito Santo, que os Apóstolos experimentaram depois de ser perseguido? "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus." (Atos 4:31)

♦  Paulo, impedido pelo Espírito Santo, não lhe foi permitido ir para o norte em sua planejada próxima viagem missionária. Em seguida, ele esforçou-se para ir para o sul e novamente foi impedido pelo Espírito Santo. Ele estava bem dentro dos direitos de sua chamada para continuar evangelizando. No entanto, Deus tinha algo mais específico para ele fazer e por isso o Evangelho foi levado para Filipos, apenas para uma família, mas uma igreja nasceu naquela cidade.

♦  Há momentos em que o Espírito vai impedir-nos para que possamos ser levado na direção certa. Isto pode ser frustrante, mas se termos paciência, o Espírito nos dará por algum meio a direção que precisamos.

 

Nós - O Povo De Deus Hoje:

♦  A questão importante para todos os que receberam o Espírito Santo é se eles estão ou não realmente andando no Espírito e sendo movidos pelo Espírito para fazer a obra do Espírito.

♦  Você pode ser conhecido em sua cidade por seus talentos e trabalhos profissionais. A questão é se você é ou não conhecido por seu andar com Deus e o uso do poder que Deus colocou em você para abençoar a comunidade ou a cidade em que você mora. Os necessitados espiritualmente de sua cidade estão sendo tocado pelo poder de Deus, residente dentro de você? Você usa o Espírito Santo apenas para seu próprio benefício ou para o benefício de pessoas carentes?

♦  Tínhamos acabado as entregas para o Dia das Mães da Loja Edible Arrangements do meu filho e nora. Eu não estava realmente prestando atenção ao jovem no carro ao meu lado no estacionamento. De repente, ele perguntou: "Você é um ministro?" Surpreso, mas nem um pouco envergonhado, eu respondi: "Sim, mas como você sabia?" Ele disse: "Eu apenas senti-o." Como é maravilhoso ser capaz de ser cheio do Espírito Santo até o ponto onde as pessoas sentem o seu transbordamento de você ser mais profundo. Na conclusão de nossa conversa acerca de coisas espirituais e juntamos as mãos e oramos ali mesmo no  estacionamento na frente de várias lojas.

 

A Vitória De Uma Vida Cheia Do Espírito

 

Segue-se uma descrição do que foi a nossa vida, ou pode ter sido e o que é pode ser através do poder do Espírito Santo, por ter uma vida verdadeiramente cheia de Espírito.

 

♦  "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2  nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3  entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais." (Efésios 2:1-3)

♦  "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." (Gálatas 5:16-17)

♦   "Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências." (Romanos 13:13-14)

 

Conclusão:

♦  Quando você uma vez se torna pessoa verdadeiramente cheia do Espírito Santo e realmente começa a andar no Espírito e ser guiado pelo Espírito, você e todos ao seu redor ficarão atônitos com o que Deus pode fazer com uma vida que é completamente colocada em Seu cuidado.

♦   Marcos 16:17-18 poderia começar a ser cumprido em sua vida e andar com Deus e este tem sido sempre o que Deus queria ver. "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18  pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados." ( Marcos 16:17-18)

♦   Quando você uma vez realmente entra na vida cheia de Espírito Santo e realmente anda no verdadeiro poder do Espírito, você ponderará onde você esteve por todos esses anos e por que você não fez isso muito antes.

Quanto é que deixamos de fazer para Deus, porque andamos por vista e não por fé, na carne e não no Espírito?

Vamos concluir este culto por propor em nossos corações que nós nos tornaremos verdadeiros santos de Deus, cheios com Seu poder para fazer a Sua obra o Reino santo e eterno de Deus que pode finalmente ser estabelecido.

Philip D. Walmer