>
 

Tempo é Vida

 

Para aprendermos a arte de viver bem a vida cristã, precisamos de alvos, prioridades e planejamento. Mas, e o tempo para isso tudo? E a vida? O tempo é tão extraordinariamente valioso como irrecuperável. Ele é, com certeza, o bem mais precioso que possuímos.

Ouvimos com frequência as pessoas dizerem: "Gostaria de fazer melhor uso do meu tempo." Raramente alguém diz: "Gostaria de controlar melhor a mim mesmo." A fim de manejar nossa vida precisamos, evidentemente, aprender a controlar a nós mesmos. Na verdade, podemos obter mais tempo para fazer as coisas de que realmente gostamos.

Para Onde Vai O Tempo?                                                     

Todos fazemos a pergunta: "Para onde foi o tempo?" Esta indagação retórica sem dúvida expõe erradamente o caso. O tempo não sai de cena; ele simplesmente passa na velocidade de sempre — enquanto nós realizamos muito menos do que talvez devêssemos realizar. Seria melhor perguntar: "Como planejei tão mal e deixei tanto para fazer em tão pouco tempo?"

O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado; precisa ser gasto. Alguém afirmou que não podemos alugar nem comprar tempo. Não podemos guardá-lo, congelá-lo, nem colocá-lo em latas. Não podemos fabricá-lo. O tempo é, talvez, o único dom pelo qual cada ser humano é igualmente responsável. (Observe Mateus 25 e a parábola dos talentos.)

Muito se diz e se prega em nossos círculos cristãos a respeito da mordomia das riquezas e dos bens. Fala-se menos, possivelmente, sobre a mordomia dos talentos que Deus nos deu. Muito pouco é dito sobre a mordomia do nosso tempo. Talvez essa seja até menos entendida. Todavia, cremos que as Escrituras indicam que cada um de nós, como crentes, teremos de prestar contas do uso de nosso tempo, quando nos apresentarmos ao Senhor na eternidade — quando não houver mais tempo.

O apóstolo Paulo em Colossenses 4:5 diz: "... aproveitem bem o tempo... " (NTLH). Novamente, em Efésios 5:15 e 16, Paulo afirma: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus."

Ninguém Tem Mais Tempo Do Que Você

Ninguém tem mais — nem menos — tempo do que você ou do que nós. Cada pessoa tem direito a 1.440 minutos por dia, 168 horas por semana. Todos temos, em cada dia, a mesma quantidade de tempo que os demais. Eis o paradoxo: ninguém tem tempo suficiente; cada um tem todo o tempo que existe.

Até mesmo o Senhor Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, viveu durante um breve período de trinta e três anos e meio. Pense, porém, na qualidade do seu tempo e investimento!

Todavia, apesar de sua reconhecida preciosidade e vasto potencial, não há nada que desperdicemos tão impensadamente como o tempo. Foi o sábio pragmático Sir Walter Scott quem escreveu:

Você ama a vida?

            Não desperdice então o tempo,

                Pois é dele que se compõe a vida."

Cada um de nós deve pensar no tempo como sendo a matéria-prima de que é feita a vida. Cada dia nos traz a oportunidade de nos transformarmos em algo melhor do que éramos no início dele. O apóstolo Pedro diz que devemos "... antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." (II Pedro 3:18) Este crescimento tem lugar dentro de um período de tempo, dentro da vida.

Tenha Êxito

Nosso sucesso pessoal, ou falta dele, se apoia em grande parte sobre o uso do tempo que nos é dado. Todos devemos esforçar-nos para ter êxito. Não há nada de realmente meritório em fracassar, desde que, tenhamos os alvos certos.

O sucesso é uma palavra boa, e não má. Por sucesso nem sempre indicamos necessariamente um alvo alcançado. Como dissemos, algumas pessoas vão pela vida pensando que nunca fracassaram, porque sempre atingiram seus alvos. Mas a verdade é que estabeleceram seus alvos num nível tão baixo, que não poderiam deixar de atingi-los!

Por outro lado, existem alguns que julgam ser fracassado na vida, quando isso realmente não aconteceu. Eles tentaram, nem sempre com sucesso, alcançar o seu máximo — e, afinal de contas, é isso que realmente significa sucesso. Sucesso nem sempre é alcançar o alvo, nem eliminar problemas. Sucesso é alcançar o máximo o potencial à nossa disposição, em um dado momento no tempo.

O Tempo Parece Ter Estranhas Qualidades

Ele se estende na primeira semana de férias e se contrai na segunda. Passa mais devagar para o paciente do que para o dentista. Passa mais devagar para a congregação do que para o pregador. Mais devagar para o aluno do que para o professor.

Dizem-nos que o tempo passa. Na verdade, não é ele que passa, somos nós. O tempo está parado. O único tempo que temos é agora. Esta é a qualidade da existência do tempo.

Para todos nós, e, particularmente para o cristão, existe um sentimento de urgência ligado ao tempo. O Senhor Jesus sentiu isso quando disse: "É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar." (João 9:4)

O missionário pioneiro Robert Moffatt, certamente sentiu-se assim quando escreveu: "Teremos a eternidade inteira para celebrar as nossas vitórias, mas temos apenas uma curta hora antes do sol se pôr para conquistá-las."

Na Realidade O Tempo É Apenas Uma Medida, Uma Dimensão

Assim sendo, o tempo em si não pode ser o nosso problema. Quando estudamos a questão do tempo e seu manejo, e o controle da vida, todos os caminhos levam, no final, ao controle de nossa própria pessoa.

Nosso suprimento de tempo é totalmente perecível. A única variável à nossa disposição é o uso que fazemos de nosso suprimento finito de tempo. Assim temos de orçar o tempo que podemos dispender com tanto cuidado como se fosse dinheiro. O negócio do tempo exige um orçamento. Existe um tempo para orar e outro para se divertir. O cristão que poupa o tempo não nigligencia nenhuma dessas coisas, mas faz uso de ambas. Lembre-se de que o tempo pode ser uma ferramenta — e não precisamos ser escravos dela.

Peter Drucker, eminente autoridade em organização, declarou: "O manejo do tempo exige perseverança e autodisciplina — mas nenhum outro investimento paga dividendos mais alto."

 

O Tempo É Poupado Pela Disciplina

O tempo não pode ser poupado com dispositivo de multiplicação. Ele é produto mediante a disciplina pessoal. A pessoa e não o mecanismo é que faz a diferença. Impondo-nos prazos e exercendo a autodisciplina seremos ajudados no sentido de vencer as indecisões e delongas. Novamente, citando o Sr. Drucker: "Nada distingue melhor os executivos eficazes do que o cuidado e carinho que dispensam ao tempo."

O famoso erudito inglês, professor C. Northcote Parkinson, nos deu várias leis, a primeira das quais é esta: "O trabalho se expande de maneira a preencher todo o tempo disponível para ele." Esta "lei" não é apenas, como se poderia supor, uma simples dose de insensatez. Qualquer executivo que não percebe esta lei agindo no seu comportamento e no de associados e subordinados, tem os olhos fechados.

O Sr. Drucker diz que "os executivos que conseguem realmente fazer algo, não começam com seu trabalho, começam com o seu tempo". O que ele está querendo dizer? Está dizendo que a pessoa eficaz no controle de criatividade e para tomar iniciativas. Ele não reage simples e continuamente às pressões da hora ou dia. Drucker enfatiza que o executivo eficaz é aquele que usa o seu tempo criativamente para fazer as coisas que quer realmente fazer.

Se observarmos dois executivos de igual capacidade, aquele que planeja o seu tempo mais eficazmente irá superar de longe o outro. Ele, ou ela, irá separar tempo para pensamentos criativos e solução de problemas vitais ao seu trabalho. O segundo irá deixar isso para "quando tiver tempo". O mesmo se aplica à dona-de-casa, ao estudante, ao chefe do comitê da igreja ou ao síndico de um prédio.

 

O Tempo Tem Que Ser Gasto

Todos já dissemos, alguma vez, que o "tempo é dinheiro e deve ser gasto sabiamente". Todavia, não temos escolha, senão gastá-lo. A questão é até que ponto fazemos isso sabiamente. Podemos "parar o relógio" no campo de basquete ou de futebol, mas nunca no jogo da vida. O dia de ontem é um cheque cancelado; o de amanhã, simplesmente uma nota promissória. O hoje precisa ser gasto com sabedoria.

Faça Perguntas

O tipo de perguntas que deveríamos fazer a nós mesmos nesta questão de controle do tempo seria, por exemplo:

O que estou fazendo agora que não precisa ser feito por mim, nem por qualquer outra pessoa? Talvez essa tarefa ou essas responsabilidades devessem ser eliminadas.

O que estou fazendo agora, que deveria ser feito por outrem? Talvez muito do que fazemos e deve ser delegado a outros.

O que estou fazendo agora, que me faz perder tempo ou tempo de outras pessoas?

Existem duas maneiras principais de poupar tempo. A primeira é fazer as coisas com mais eficácia. A segunda é eliminar aquilo que não deveríamos estar fazendo.

 

Aprenda A Estabelecer "Posterioridades"

Estabelecer as prioridades individuais é simplesmente uma questão de escolher o que você quer fazer e quando. Mas precisamos também estabelecer "posterioridades" — decidindo quais as tarefas que não deve começar, e não mudando de opinião a respeito delas. Você talvez tenha notado, como fizemos, que aquilo que é deixado para depois, geralmente fica abandonado.

Como indicado pelo Dr. Richard C. Harverson: "As prioridades não são apenas opções à margem... elas determinam a vida. A personalidade de cada indivíduo é moldada indiscutivelmente à imagem de suas prioridades."

O cristão eficaz deve ter a ambição de distinguir-se e honrar a Deus com seu tempo.

Do Livro: Como aproveitar o máximo seu tempo