>
 

Qual Pedra Está Pegando?

Leitura Bíblica - I Samuel 17:1-58

 

Quando Davi ficou sabendo que um gigante estava ameaçando seu povo e afrontando seu Deus, ele sentiu uma motivação tão grande que pegou cinco pedrinhas lisas do ribeiro, colocou-as em seu alforje, junto com sua funda e foi-se ao encontro de Golias.

Aquelas cinco pedras podem ser comparadas a cinco tipos de sentimentos ou motivações de Davi. Apenas uma foi usada e as outras ficaram guardadas. Do mesmo modo temos muitas supostas armas para vencer nossos problemas e devemos escolher como nos defender corretamente.

Em nosso alforje juntamos muitas lembranças que vão se tornando fardos sobre nossos ombros. Ao enfrentar uma situação grande como um gigante, precisamos saber qual pedra escolher para não errar o alvo. Não adianta irmos com as mãos cheias de pedras e usar a pedra errada ou motivação imprópria para resolver a questão.

O que lhe motiva para enfrentar seus problemas?

1ª Pedra - IRA: Mateus 5:21-24

Davi não usou esta pedra. Sua motivação não era a ira. A ira só atrapalha as coisas.

“Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal” (Salmos 37:8)

»  Você pode perder o controle da situação quando age movido por ira.

»  Você já usou a pedra da ira?

»  Não deixe a ira tomar conta de você!

2ª Pedra - ORGULHO: Mateus 5:33-37

Davi também não usou a pedra do orgulho, soberba ou arrogância.

»  Você tem usado a pedra do ORGULHO?

»  Seja humilde e Deus te exaltará!

3ª Pedra - VINGANÇA: Mateus 5:38-42

A pedra da vingança foi deixada por Davi.

As reações são uma arma perigosa para o cristão. Num impulso negativo pode-se cometer grandes erros. Por isso é bom orar e esperar antes de agir em resposta a uma provocação “... não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” (Romanos 12:19)

»  Você já usou a pedra da vingança?

» Deixe Deus agir em defesa de sua vida.

4ª Pedra - ÓDIO: Mateus 5:43-48

Davi também não pegou a pedra do ódio. Talvez teria jogado esta pedra fora para não correr o risco de confundir e usar a pedra errada.

O ódio tem adoecido muitas pessoas, por isso precisamos nutrir o coração com amor “... atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados...” (Hebreus 12:15)

»  Se você estiver com esta pedra guardada, jogue ela fora.

»  Você está guardando a pedra do ódio?

»  Deixe o amor de Deus encher teu coração!

5ª Pedra - NOME DO SENHOR: João 14:13

Esta foi a pedra escolhida por Davi quando deixou bem claro que enfrentaria Golias "Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (I Samuel 17:45)

Peça a Deus discernimento espiritual antes de fazer qualquer coisa. Use a autoridade que Deus te deu, repreendendo todo mal em nome de Jesus. Ore, interceda por quem está te ofendendo como Jesus ensinou que devemos perdoar, amar e orar pelos nossos inimigos: "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." (Mateus 33-48)

» Saiba que nosso verdadeiro adversário é somente um, satanás, que usa as pessoas para nos atingir.

»  Você já tentou resolver seus problemas de várias maneiras e nunca deu certo? Muda a tática e confia exclusivamente no nome de Jesus, pois até mesmo as situações impossíveis serão resolvidas em seu favor.

»  Você tem usado o nome de Jesus?

»  A autoridade do crente está em o nome de Jesus!

Use a pedra certa!

Conclusão:

Se Davi tivesse usado qualquer outra pedra poderia ter errado o alvo ou ser atingido por suas próprias pedras com um tiro que ‘sai pela culatra’. O nome de Jesus é a pedra que atinge o alvo e acerta sem errar.

Jesus sabia que o ser humano pode juntar muitas pedras para atirar nas pessoas, por isso quando alguns homens queriam punir uma mulher tomada no ato de adultério, os acusadores foram obrigados a olharem para dentro de seus próprios corações. (João 8:1-11) Assim eles foram confrontados com seus próprios erros e pecados e viram si mesmos como hipócritas.  Não havia em nenhum deles a ousadia de jogar a primeira pedra, pois seus pecados eram iguais ou maiores que o da mulher. Seus próprios caminhos estavam cheios de todo tipo de pedras de tropeço, que na vida do ser humano são seus próprios pecados. No sermão do monte em Mateus 5 Jesus nos ensina a deixar as pedras da ira, orgulho, vingança e ódio e confiar somente no Senhor.

Talvez você esteja juntando pedras em seu coração como a ira, o orgulho, a vingança e o ódio. Jogue fora estas pedras, pois nelas você pode tropeçar e cair. Use apenas o nome de Jesus para lhe defender.

Márcia Garajau