>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou - 1

Introdução

 

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

            Muitas mensagens têm sido pregadas acerca da ordem do Senhor para ir ao mundo para pregar (Marcos 16:15), fazer discípulos, e ensinar. Infinitas discussões são criadas acerca da fórmula do batismo por falta de amplo entendimento deste assunto, bem como as tradições humanas que vêm de muitos séculos atrás. No entanto, pouco tem se ouvido acerca da parte que diz: "... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado." Creio que é válido perguntar exatamente o que foi que Jesus ordenou aos seus discípulos, e, portanto o que eles deveriam ensinar a todos que abraçariam o Evangelho e a transformação de vida que deve seguir o arrependimento, o batismo bíblico nas águas e o recebimento da plenitude do Espírito Santo. A pergunta é válida, pois ninguém pode cumprir a ordem sem saber exatamente o que Jesus ordenou que fosse pregado e ensinado.

            A partir de segunda-feira, dia 4 de maio de 2015 iniciarei uma série de devocionais que elucidarão os ensinamentos de Jesus, isto é as ordenanças Dele acerca do que seus discípulos deveriam ensinar, seja no primeiro século, ou agora no vigésimo primeiro século. Esta ordem do Senhor não mudou e nem foi substituída por outra diferente e mais moderna.

            Creio que o membro que lê estes devocionais terá sua mente e coração abertos para verdades jamais conhecidas antes, e por isso será abençoado, e possivelmente transformado em testemunha mais eficaz do Senhor e seu evangelho. A vida transformada pelo poder da Palavra poderia ter um novo e mais eficaz efeito nos familiares, vizinhos, amigos e colegas de trabalho ou colégio.

            Pastores e professores bíblicos poderão aproveitar estes devocionais como base para mensagens e estudos bíblicos. Meus estudos preliminares indicam que esta série poderá se estender para duas dúzias ou mais de estudos, pois os quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João estão recheados destas ordenanças de Jesus.

            Uma das fontes dos ensinamentos de Jesus é o muito falado Sermão do Monte, registrado em Mateus capítulos 5 - 7. É notável que os últimos dois versículos do capítulo sete (28-29) finalizam o sermão com estas palavras: "Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas." Jesus, Deus manifestado em carne, teve a autoridade de ensinar positivamente e com autoridade. Os verdadeiros discípulos de Jesus, cheios do Espírito Santo, recebido conforme o padrão do Livro dos Atos dos Apóstolos e de todas as sucessivas gerações tem recebido a mesma autoridade, se forem realmente guiados pelo Espírito Santo e não por emoções, ideias próprias ou doutrinas de homens que procuram conformar as doutrinas de Cristo com o raciocínio carnal deles.

            É meu intento equipar todos os leitores desta série de devocionais com o conhecimento necessário para se tornarem professores eficazes da Palavra de Deus. O conhecimento eu posso suprir por meio da unção e direção do Espírito Santo que sinto cada dia ao sentar diante do meu computador para escrever. No entanto, é o dever de cada pessoa que almeja ensinar com a autoridade do Senhor buscar a Deus até o cumprimento de Atos 1:3-4 na sua vida, pois só assim terá o almejado sucesso em ver almas transformadas pelo poder da Palavra: "A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, Comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes." Que Deus possa abençoar a mim, e a você, o leitor.

Philip D. Walmer