>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 5

Número 5

Misericórdia

 

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

                Quando analisados bem de perto, qualquer um chega à conclusão que o amor e a misericórdia sempre andam de mãos dadas; que é impossível ter um sem o outro. Em outras palavras, é impossível amar de verdade sem que tenha misericórdia do amado. Um estudo de I Coríntios 13 logo revela este fato irrefutável.

            Jesus ensinou no sermão do monte este fato que deve ser profundamente considerado por todos, e particularmente por aqueles que tendem não ter misericórdia dos outros. "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia." (Mateus 5:7) Sim, Jesus ensinou e praticou a misericórdia... dos pecadores, dos cegos, dos aleijados, dos coxos, dos leprosos, do ladrão, dos desolados pela perda de ente queridos, e uma infinidade de outras pessoas rejeitadas, repudiadas pela sociedade, e negligenciadas de modo geral por todos.

            Em Lucas 6:35-36 encontra-se o ensinamento de Jesus que segue: "Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai." O muito interessante neste dois versículos é que Jesus liga em um só assunto o amor, a benignidade e a misericórdia.

            Analisamos a vida de uma pessoa que não foi nem um pouquinho misericordioso... Jonas. Deus demonstrou sua misericórdia do povo de Nínive por chamar Jonas para ir e adverti-los do juízo vindouro. Por ser nação inimiga de Israel, Jonas rejeitou a tarefa e fugiu, acabando no fundo do mar no ventre de um grande peixe. Esta experiência o fez apenas mais ou menos arrependido. Ele finalmente foi e completou a tarefa que resultou de uma grande reviravolta entre o povo daquela cidade. Após pregar e ver a tristeza e arrependimento do povo foi-se ao lado oriental da cidade para ver o que aconteceria. Veja a história e a lição: "Então, Jonas saiu da cidade, e assentou-se ao oriente da mesma, e ali fez uma enramada, e repousou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade. Então, fez o Senhor Deus nascer uma planta, e que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. Jonas, pois, se alegrou em extremo por causa da planta. Mas Deus, no dia seguinte, ao subir da alva, enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou. Em nascendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; o sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que desfalecia, pelo que pediu para si a morte, dizendo: Melhor me é morrer do que viver! Então, perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: É razoável a minha ira até à morte. Tornou o Senhor: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?" (Jonas 4:5-11) Parece muito com crentes egoístas que querem que Deus tenha misericórdia deles, contudo não estendem a mesma graça aos conterrâneos. Pedro continuou nos ensinamentos do seu Mestre por ele mesmo ser um beneficiado da misericórdia do Senhor e escreveu em I Pedro 3:8-9 estas palavras de ordem para os seguidores de Cristo: "Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção e por herança."

            Seja filho verdadeiro de seu Pai celestial, demonstrando sempre a misericórdia da qual você mesmo é um beneficiado.

Philip D. Walmer