>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 7

Número 7

Orar

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

            Jesus ensinou a prática de oração por palavras e parábolas, e também por exemplo. Em Lucas 18:1-8 Jesus ensinou por parábola do dever de orar.  "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer..." (v. 1) É importante para entender bem esta parábola o uso da palavra "dever" no versículo; que indica com clareza que o orar é um dever [obrigação] e não apenas uma opção na vida espiritual. As Escrituras recordam o exemplo de oração que Jesus deixou, dizendo que passou a noite orando.

            A quem você é obrigado? 1. Em primeiro lugar, a você mesmo. Jesus ensinou o seguinte em Mateus 26:41: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; e o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Não são poucos os crentes, alguns até fervorosos, que caíram na tentação, justamente por causa da falta de oração em suas vidas. Há uma tendência hoje de substituir não somente a pregação e ensinamento da Palavra por ditos cânticos de louvor, mas também a oração. Isto tem deixado os crentes enfraquecidos individualmente e as igrejas coletivamente, diante das artimanhas do diabo. 2. Em segundo lugar deve aos que ainda estão sem Deus e, portanto, sem salvação. Orando contra as coisas que os prendem ao mundo pode os liberar para vir abraçar a salvação que Deus oferece.

            É válido notar que os discípulos do primeiro século seguiram fielmente naquilo que Jesus ensinou por palavras e exemplo. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações." (Atos 2:42) "Pedro e João a subiam ao templo para a oração da hora nona." (Atos 3:1) "... quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra." (Atos 6:4) Esta fidelidade ao que Jesus ordenou, foi com que a igreja primitiva gozava um crescimento que comoveu o mundo inteiro, afetou governos do mais alto escalão. Quando, porém, a igreja parou de se exercitar nas orações, o sistema do mundo começou influenciar a igreja até que finalmente houve um desvio geral que resultou na Era das Trevas que lançou o mundo inteiro num trecho de centenas de anos de pobreza econômica e espiritual.

            A situação lamentável pela qual o mundo passou por séculos, começou a se amenizar somente quando pessoas finalmente sentiam uma fome e sede por mais de Deus do que a religião morta e estritamente regulamentada por pessoas que apenas representavam uma hierarquia poderosa dominante, que em vez de levar pessoas mais perto de Deus e por caminhos verdadeiramente de salvação, abusava os súditos, lhes tirando valores econômicos para edificar grandiosos templos para sua própria honra, enquanto as pessoas jaziam no pecado sem esperança alguma de salvação e uma eternidade feliz na presença do Senhor.

            Este quadro triste só começou ser mudado quando pessoas motivadas por uma fome espiritual começaram orar com uma intensidade não vista em muitos anos.

            O resultado disto foi visto em proporções igualando os do Livro de Atos. Infelizmente parece que está acontecendo atualmente um retrocesso, onde tudo menos a oração recebe a primazia nos cultos religiosos. Temo pelo futuro da igreja a não ser que haja um retorno aos princípios que deram início àquela Igreja poderosa do primeiro século. As orações que darão combustível para este retorno que o mundo tanto necessita precisam nascer nos corações de pessoas que agonizarão por causa da fome e sede que sentem nos seus corações. Se não há aqueles que bem-aventurados de Mateus 5:6, não haverá avivamento nestes dias que antecedem a volta do Senhor para sua Igreja. "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos."

Philip D. Walmer