>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 8

Número 8

Fazer Bem Aos Inimigos

 

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

            O que? O pastor está falando sério mesmo? Estou! E, com base daquilo que a Bíblia ensina. Agora veremos o que Bíblia realmente diz.

            "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito o é o vosso Pai celeste." (Mateus 5:43-48)

            Agora a mesma passagem bíblica da Versão Linguagem de Hoje: "Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu. (No intuito de dar melhor entendimento à passagem usei as duas versões.)

            Como nos outros devocionais nesta série, digo mais uma vez que Jesus não somente ensinou por palavra, contudo por exemplo. Veja as palavras proferidas por Ele já pendurado na cruz, no meio de muito sofrimento e padecendo por crimes e pecados que Ele não cometeu. "Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23:34)

            Esta ordenança do Senhor é muito forte e foge totalmente de todos os princípios pelos quais os homens normalmente governam suas vidas. Digo que é difícil, no entanto, não impossível cumprir esta ordenança. Contudo é possível somente quando uma pessoa está realmente cheia do Espírito Santo e em tudo guiada por este poder interior e não pelos sentimentos normais da carne. Quando uma pessoa estuda a Palavra de Deus, comparando o que Deus espera dos seus súditos e as tendências de qualquer pessoa que anda somente na vontade da vida carnal exibe, logo entenderá que é absolutamente essencial que todos recebam o prometido batismo de poder anunciado por Jesus (Atos 1:8), pois sem este poder residindo no mais íntimo ser da pessoa, não há como alcançar o que Deus espera de todos.

            Os discípulos de Jesus (Apóstolos) por serem cheios do Espírito conseguiram cumprir esta ordenança do Senhor. Veja o caso de Estêvão em Atos 7:59-60: "E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu."

            Senhor, dê-nos a plenitude do seu Espírito para que possamos cumprir suas ordenanças e ser verdadeiros  filhos de nosso Pai Celestial!

Philip D. Walmer