>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 10

Número 10

O Batismo Nas Águas

 

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

                Como em tempos passados, homens hoje estão tomando sobre si mesmos uma atitude que certamente há de terminar em desastre. Como nos séculos imediatamente após a fundação da verdadeira Igreja pelo Senhor Jesus Cristo e seus escolhidos discípulos (Apóstolos), homens que não querem obedecer às ordenanças estabelecidas, estão ensinando e pregando um evangelho, que não é aquele que Jesus trouxe. "Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras." (João 14:10) Em outras palavras, Jesus Cristo, filho do homem, Filho de Deus e Deus encarnado, trouxe o plano de salvação diretamente das cortes reais dos céus. Fico estarrecido que meros homens teriam a petulância de tentar mudar o que Deus estabeleceu desde o início. Estas mudanças jamais proverão a salvação que todos os seres humanos necessitam para poder herdar as promessas de Deus.

            Hoje pregadores modernos promovem um "aceitar Jesus" em vez de um verdadeiro arrependimento que traz a mudança que Deus requer. Muitos negam a essencialidade do Batismo nas Águas por dizerem que é apenas um ritual para se fazer membro de uma instituição religiosa ou congregação de igreja.

            No entanto, Jesus ensinou a Nicodemos o seguinte: "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, a não pode ver o reino de Deus. (João 3:3) "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." (v. 5) O nascer da água não pode ser outra coisa a não ser o Batismo nas Águas, pois simplesmente não há outra explicação.

            Como nos demais ensinamentos se Jesus, e como eu tenho explicado em devocionais anteriores, Jesus sempre praticou o que Ele ensinou. Em Mateus 3:13-17 é registrado que Jesus se submeteu ao batismo de João Batista. É necessário, contudo, se lembrar de que Jesus era perfeito, sem pecado, e por tanto não necessitava do batismo que segue o arrependimento, mas simplesmente se submeteu a esta ordenança para dar exemplo aos demais seguidores, inclusive nós do século vinte e um. Por este ato simples, Jesus deu plena aprovação do ministério e batismo de João Batista, seu precursor, e foi adiante no ministério dele para instituir o batismo apostólico em o nome de Jesus e praticado pelos apóstolos ao longo de toda a era apostólica do primeiro século. 

            Jesus finalizou seu ministério terrestre com estas palavras tão importantes, que foram seguidas a risca pelos apóstolos: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:16) É muito válido notar que o "crer" é intimamente ligado com a ação de se batizar.

            Em Mateus 28:19 Jesus deu uma ordem para batizar a todos que se converteriam e de qualquer que seja a nação, e em o único nome em que há salvação. Em Atos 2:39 Pedro declarou especificamente que o batismo deve ser realizado após o arrependimento, deve ser realizado em o nome de Jesus, e que  o batismo era para a remissão de pecados. A ordenança de Jesus para batizar jamais foi rescindida e deve ser praticado corretamente de acordo com os ensinamentos bíblicos, e para a remissão de pecados. "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele." (Atos 22:16)

Philip D. Walmer