>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 11

Número 11

O Batismo Do Espírito Santo

 

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

                O desígnio de Deus sempre era de encher o ser humano com sua própria natureza através do batismo do Espírito Santo. Mas, antes que isto pudesse acontecer era necessário lidar com a questão do pecado. Os sacrifícios ordenados por Deus na Dispensação da Lei e até antes, eram apenas sombras do que havia de vir, isto é, o perfeito sacrifício que Jesus Cristo seria, e por cujo sangue o homem poderia ficar livre e purificado do pecado. Somente assim o ser humano seria um vaso puro para receber a glória e poder de Deus no seu interior. Eis, a razão da vinda de Jesus Cristo.

            João Batista, ao apresentar Jesus Cristo ao mundo logo declarou a missão de Jesus com estas palavras: "Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Mateus 3:11) Então, a missão de Jesus era de preparar o ser humano para se tornar um tabernáculo de Deus no mundo. Para efetuar esta obra sua morte e o derramamento voluntário do seu sangue eram necessários.

            Para a mulher samaritana Jesus predisse a descida do Espírito Santo com estas palavras: "Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." (João 3:13-14) Esta mulher, como muitos no dia de hoje, tentou satisfazer a fome e sede da sua alma com múltiplos relacionamentos sexuais, pois já teve cinco maridos.

            Para uma grande multidão Jesus anunciou o Espírito Santo como aquilo que poderia saciar o vazio dentro de cada pessoa: "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado." (João 7:37-39)

            Jesus ensinou muito em relação ao Espírito Santo que logo após sua assunção aos céus desceria para começar encher literalmente dezenas de milhares de pessoas somente no primeiro século da existência da Igreja. Uma leitura cuidadosa de João, capítulos 14-17 informará o leitor muito sobre a obra do Espírito Santo e deve lhe abrir a fome para receber esta experiência maravilhosa que proporciona poder muito além de qualquer outra experiência que uma pessoa porventura conheceria. Encorajo a leitura destes capítulos com muita oração sincera, pois assim Deus mesmo revelará as verdades contidas neles, assim abrindo uma sede que pode ser saciada apenas com o enchimento total da presença de Deus no seu interior.

            Em Lucas 24:49 Jesus ordenou seus discípulos para permanecer em Jerusalém após a saída Dele, aguardando a descida do Espírito Santo, pois sabia que eles necessitariam deste poder sobrenatural para poder cumprir a ordem de evangelizar o mundo. "Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder."

            Poucos minutos antes de ser assunto ao céu Jesus ainda deu estas instruções aos seus discípulos. "E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas..." (Atos 1:4 e 8)

            Esta experiência deve ser recebida por todos da mesma forma que os discípulos a receberam e deve ser anunciada ao mundo, pois isto é a ordenança e vontade de Deus.

Philip D. Walmer