>
 

Ensinando O Que Jesus Ordenou 12

Número 12

Luz - 1

 

            "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."

                Acho muito significante que a primeira coisa que Deus criou foi a Luz. Torna-se óbvio que Deus não gosta de trevas, por tanto logo criou luz, e ainda mais significante a criou sem o benefício do sol. Cientistas frequentemente assustam a população da terra por dizer que chegará o dia em que o sol se apagará. Acha que eu estou preocupado com isso? Não, porque tenho uma promessa gloriosa que me deixa seguro: "A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada." (Apocalipse 21:23) "Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 22:5) Portanto, predições de qualquer um que seja considerado por sábio não me assusta, pois minha fé está firme nas promessas do Senhor.

            No entanto, o mundo de hoje jaz nas trevas do maligno, por isso há necessidade de luz que ilumina os caminhos do homem. O triste é que a grande maioria prefere andar tropeçando nas trevas a andar na pura luz que Deus quer brilhar na vida de todos os moradores da terra.  Vamos considerar o que Jesus falou acerca de sua primeira vinda e a missão com a qual Ele se encarregou: (João 8:12) "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; e quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (João 9:5) "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.   (João12:46) " Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."

            O que mais deve preocupar todos que se chamam de cristão (crente) deve ser o fato que Jesus não está mais fisicamente na terra para brilhar a poderosa luz que Ele é. Aí precisamos considerar um ensinamento muito importante de Jesus: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:14-16)

            Da mesma forma que Jesus teve luz dentro de si mesmo, os verdadeiros cristãos podem ter luz dentro deles que vem do ser interior pelo Espírito Santo que neles habita. Uma coisa me chamou muito atenção foi que Jesus disse que "Vós sois a luz do mundo." Nota o uso do artigo definido "a", que indica claramente que não há outra luz no mundo a não ser aquela que vem dos cristãos. Que responsabilidade grandíssima recai sobre a vida de cada um que abraçou a salvação que Deus ofereceu, contudo que bênção há recair sobre todos que permitem a luz do Espírito Santo emanar das suas vidas.

Philip D. Walmer