>
 

Foco 4

Foco
Número 4

 

Outra passagem bíblica enfatiza ainda mais os deveres do ministro. "E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará." (II Coríntios 9:6) O crescimento da igreja, isto é o ganhar de almas que é o crescimento real, necessita de investimentos. Quais são os investimentos que ela necessita?
Eu me lembro de ter visitado uma pequena congregação. O pastor me levou para o salão da igreja explicando como Deus estava os abençoando. Passou a mostrar-me as guitarras que comprou, a bateria, as caixas de som e etc. e etc.; tudo material. Doeu na minha alma que este suposto pastor só podia considerar coisas materiais como bênção de Deus. Nenhuma vez falou em almas que se converteram em volta do altar. Não relatou de um derramamento do Espírito Santo que selou almas no Reino de Deus, e por aquilo que vi isto não tinha acontecido há muito tempo. É licito dizer que este suposto ministro perdeu, se é que uma vez teve, o foco nas coisas de valor eterno.
Não há dúvida que nesta sociedade moderna a igreja necessita de prédios onde os trabalhos dela podem ser realizados com conforto e segurança, e onde há ambientes propícios para os trabalhos que precisam ser realizados entre crianças e jovens. No entanto, prédios jamais pode ser o foco principal. Já vi casos onde ministros concentraram tanto na edificação de um novo templo que não restou tempo para a oração e estudo da Palavra. A congregação sofreu, cessou de crescer, começou desentendimentos internos, surgiram problemas financeiros por membros deixarem de contribuir devido à insatisfação com o andamento espiritual. Jovens se desviavam dos caminhos do Senhor, famílias foram destroçadas, casamentos desfeitos e etc. e etc. porque o pastor e subsequentemente os membros perderam seu foco.
Qual é o foco principal da igreja que administra? Lembra-se pastor, que você é o líder, aquela pessoa que dá exemplo aos membros. O foco é apenas a edificação de um prédio novo, o embelezamento de um prédio existente, pensando que estas coisas atrairão as multidões para a igreja? O foco é apenas a música e se sente obrigado para fazer pesados investimentos nos mais modernos instrumentos e sistemas de som? É um foco que obriga os cantores de passar mais tempo ensaiando do que buscando a Deus pela unção sobre uma canção apesar de ser executada de maneira não profissional? Por que é mais fácil investir nas coisas materiais do que no eterno valor de coisas espirituais? Veja o que a Bíblia ensina acerca de coisas materiais: "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras." (Mateus16:26-27) Coisas materiais não têm vida eterna, mas as almas têm e merecem a maior atenção via a oração, jejum, evangelização, ensino; entre outras atividades que investem no que é eterno.
É hora de reconhecer que Deus não recompensa ninguém porque edificou um lindo prédio, embelezou um templo de louvor, colocou o som mais moderno, treinou e dirigiu o coral que cantava como os anjos. Deus há de recompensar aqueles que resgatam as almas do fogo eterno, que se tornam atalaias sobre os muros das cidades, alertando para o juízo vindouro, que têm coragem para declarar toda a verdade da Palavra sem medo, de viver acima do pecado e ensinar o povo a viver uma vida que agrada a Deus e não o mundo em volta. Jesus prometeu vida eterna para aqueles que teriam a coragem de levantar sua cruz diariamente e seguir um caminho difícil, enfrentar as perseguições, ser mal entendido, sofrer a solidão, ou em termos mais claros seguir os passos de Jesus. Como está seu foco? Está vendo claramente Jesus que lhe chamou, que lhe convida para sofrer para herdar as promessas? Ou, está cativado pelo mundo, a fama, os elogios dos homens, as posições eclesiásticas e etc.
Uma vez quando eu estava sob muita pressão espiritual e sofrendo nas mãos de homens dirigidos por ambições políticas, Deus me falou de Sua Palavra enquanto andava de carro por uma estrada, e foi esta a passagem: "Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério." (II Timóteo 4:5) Deus enfatizou a palavra grifada. Ele me fez entender que foi Ele que me deu meu ministério e não a igreja, não uma diretoria, nem os homens, mas que foi divinamente conferido a mim. Redobrei os esforços em oração e jejum. Um mês eu passei mais dias jejuando do que comendo. A oração era o foco principal. Deus deu livramento e a igreja sob minha administração estourou em crescimento e expansão. Quase perdi o foco, mas Deus me acudiu para que eu não o perdesse de vista. Por aquilo que vejo, parece que há alguns, senão muitos que perderam seu foco. Que pena, pois a igreja sofre, almas são perdidas e na eternidade jamais terá o galardão esperado. Recobre seu foco, irmão! Tem tudo para ganhar e nada para perder, senão coisas perecíveis.

Philip D. Walmer

A ser continuado.