>
 

Formigas

Formigas

Levantei-me, como de praxe, as 05:00 horas para orar e conversar com Deus. Entrei na cozinha para descobrir que formigas haviam tomado conta de tudo. Havia formigas por todos os lados. Infelizmente, não consegui entrar na almejada oração, pois o trabalho de erradicar as formigas consumiu muito tempo. No processo de limpeza, eu tinha formigas nas mãos, nos braços e finalmente até o pescoso. Os bichinhos são uma praga mesmo.

De certa forma, eu e a minha esposa podemos culpar-nos a nós mesmos, pois ontem chegamos em casa tarde, comemos um lanche e deixamos as louças na pia. É claro que estas louças sujas chamaram as formigas em massa. Depois longo tempo gasto para limpar e desinfectar tudo, eu estava chegando ao fim da desagradável tarefa quando Deus começou falar comigo com a semelhança desta invasão e o pecado que deseja tão ardentemente nos agarrar com toda a tenacidade. Deus me fez recordar de vários homens da história bíblica que caíram nas ciladas do diabo.

Por começar é necessário voltar nossas mentes aos pais de toda a humanidade, Adão e Eva. Eles tinham tudo para ter a melhor vida de toda a criação de Deus. Era uma bonança toda, contudo, um aparente simples ato de desobediência virou tudo de cabeça para baixo, não somente para eles, mas para seus filhos de todas as gerações seguintes, inclusive, nós, mais de 6000 anos depois.

Gênesis 4:7 nos transmite uma verdade pouca reconhecida pelos crentes e por faltar o devido cuidado na sua própria vida espiritual acabam caindo no laço do diabo, ou talvez seja melhor dizer, no laço de sua própria carnalidade. “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. (Versão Revista e Atualizada) “Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.” (Versão A Linguagem de Hoje)

A conversa relatada na passagem biblíca acima aconteceu antes de Caim matar Abel. Em outras palavras, Caim foi alertado com respeito ao demônio de ciumes que nele habitava. A razão não justificada era por causa de seu sacrifício não ser aceito por Deus em decorrência de não oferecer o sacrifício que Deus demandava. Neste versículo sete ele ainda teve oportunidade para arrepender-se do mal que nele habitava, mas proseguiu, nutrindo o mal, dando vazão para algo mortífero na sua alma, que resultou em um ato criminoso, o assassinato de seu irmão, o primeiro na história do ser humano.

Os pais de Caim semearam a desobediência e foram expulsos do jardim paradisíaco. Caim não aprendeu da experiência deles e cometeu outro ato de desobediência por oferecer sacrifício não aprovado por Deus. A progressão do pecado continuou quando ele não deu ouvidos à advertência direta de Deus. O solo foi amaldiçoado e não produziu como antes (vv. 11 e 12), ele se tornou fugitivo (v. 13 e 14), recebeu um marca de identificação do Senhor (v. 15) e por final “Retirou-se Caim da presença do Senhor...” (v. 15).

Saul foi ungido rei por Samuel, o profeta/sacerdote/juiz de Deus. Em determinada altura de seu reinado, Samuel combinou com Saul que chegaria dentro de sete dias a um determinado local para oferecer os sacrifícios aceitáveis a Deus. Quando não chegou de acordo com o combinado, Saul assumiu o lugar de sacerdote, que não era de sua competência, e assim entrar em flagrante desobediênca a Deus (I Samuel 13). Assim, foi rejeitado por Deus (vv. 13 e 14), no entanto continuou como rei. Saul desobedeceu a Deus mais uma vez (I Samuel 15) fazendo com que Deus se arrepende de ter constituido Saul como rei. Ademais, Saul nunca mais viu o profeta Samuel que se retirou completamente da vida dele. Em seguido Deus envia Samuel para ungir Davi como o próximo rei de Israel. Logo depois Davi mata Golias e o povo dá grandes elogias a ele, fazendo com que Saul cujo coração já estava longe de Deus se enche de ciumes e procura ao longo de anos matar Davi. Ele acaba indo para cosultar com a feiticeira de Endor, e por final é morto ignominiamente em campo de batalha junto com seus filhos. Novamente a progressão do pecado é demonstrada como resultado da falta de  arrependimento e destituição do mal do coração.

Davi, de certa forma seguiu em caminho semelhante. Apaixonou-se pela mulher de outro e cometeu adultério com ela, contudo a gravidez dela delatou o pecado. Davi procurou esconder seu pecado, mas quando suas artimanhas não deram certo, ele condenou o marido da mulher a morte para poder assumir a mulher como esposa, uma de algumas que teve.

Seu filho, Salomão, levou os pecados do pai bem além de qualquer outro e apesar de ser um homem super dotado de inteligência terminou sua vida bradando “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.” (Eclesiastes 1:2)

Judas Iscariotes teve várias advertências acerca da ganância que habitava bem enraizada no seu coração. Ele nada fez para desenraizar este mal do coração, vendeu o Senhor da Glória pelo preço de um escravo e por final morreu uma morte tão ignômia, que até hoje o nome Judas é ligado à traição, e ninguém jamais daria este nome a um filho.

Que tal Nabucodonosor, Pilatos, Ananias e Safira, Demas, o rei Agripa e um número enorme de outros que não procuraram dominar o mal que neles habitava. Deus falou claramente a Caim que cabia a ele o dever de dominar o mal que nele habitava. Pedro disse no Dia de Pentecostes: “Salvai-vos desta geração perversa...” (Atos 2:40) O apóstolo Paulo advertiu em I Coríntios11:28: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo...” Novamente ele coloca este encargo ao dever de cada um: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos.” (II Coríntios 13:5) Sim, examine-se a si mesmo. Deixa de fazer o que é mal diante dos olhos do Senhor. Em Apocalipse, nas mensagens às sete Igrejas da Ásia. Jesus ordenou que os próprios membros erradicassem o pecado do seio das Igejas. Deus não fará tudo por você. Há muita coisa que é de sua responsabilidade por fazer em relação a sua vida espiritual e destino eterno.

Gostaria que os exemplos fossem apenas de homens e mulheres da antiquidade, mas infelizmente até no meu ministério que teve alastrado tão limitado, há dezenas senão centenas de exemplos de pessoas que deixaram de erradicar o mal, o pecado, a concupiscência, a luxúria, a lascívia, comportamento desregrado com relação aos prazeres do sexo e etc. de suas vidas. Frequentemente, nas minhas orações matinais choro copiosamente por aqueles que ainda vivem. Nada posso fazer mais em prol dos que já faleceram. Eles sentaram nos bancos da igreja, ouviram minhas pregações, assistiram quando eu com choro os implorava para chegar a Deus e a Ele entregar suas vidas por arrependimento. Paulo pregou a Felix e Drusila em Atos 24. Felix ficou espavorido (amedrontado), mas rejeitou sua oportunidade de receber salvação e vida eterna dizendo “... Por agora, podes retirar-te, e, quando eu tiver vagar [hora mais conveniente, oportunidade] chamar-te-ei...” (Atos 24:25) Aquela hora conveniente e oportuna nunca mais chegou a ele e sua esposa. Lembro-me de várias ocasiões em que fiz apelos com choro, com emoção, sentindo um pavor por causa da rejeição de Deus que via nos rostos dos ouvintes. Por que...?

A moça assistiu o culto, sentiu a presença e poder de Deus, mas não se entrgou a Ele. Aquela mesma semana sua casa incendiou e ela morreu carbonizada. O pai de família frequentava a igreja ocasionalmente. Ouviu muitos apelos da minha parte, mas sempre pensava que haveria outra oporutnidade e deixou as formigas do pecado dominar sua vida. Morreu eletrocutado antes de chegar o dia oportuno. O rapaz saiu da prisão. Recebeu um convite para entregar sua vida a Deus, porém disse que iria festejar a soltura com os amigos. No entanto, seus amigos o mataram naquela mesma noite. O rapaz foi implorado para entregar sua vida a Deus, mas resolveu continuar na vida de drogas. Matou-se e deixou seus pais crentes com dores profundas. Outro rapaz foi advertido várias vezes para sair do meio do tráfico e uso de drogas. Não saiu e foi assassinado. Outro rapaz recebeu apelos após apelos emocionados de um pastor para entregar sua vida a Deus. Finalmente prometeu que estaria na igreja no próximo domingo, no entanto não chegou, pois foi morto naquela semana antes.

Jeremias, o profeta chorão, escreveu estas palavras, pois estava tão profundamente sobrecarregado com a situação pecaminosa do seu povo: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; estou de luto; o espanto se apoderou de mim.” (Jeremias 8:20-21)

Assim sinto acerca dos meus familiares e amigos; acerca do meu povo adotivo brasileiro. Há de ser com você ou outro como foi falado acerca do povo de Israel: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” (I Reis 18:21) O que você vai fazer? Deixar as formigas do pecado, vaidade, e carnalidade tomar conta de sua vida: Ou, vai tratar de remové-las de sua vida para poder salvar a si mesmo? A decisão é sua! O dever é seu! Se no final não se salvar a culpa será totalmente sua.. não dos pais, não do pastor, não do professor bíblico, não de algum amigo ou irmão que lhe magoou; Você e somente você é responsável pela sua salvação.

Pastor Philip D. Walmer

Adendo para quem quer estudar mais a fundo: Gênesis 4:7 A ti cumpre dominá-lo: Uma vez mais, o relato bíblico afirma a capacidade do ser humano para escolher livre e responsavelmente entre o bem e o mal (ver Gênesis 2:17, e também Deuteronômio 30:15-20). Observar, além disso, a correspondência entre a advertência que o Senhor dirige a Caim e o mandamento imposto ao primeiro ser humano (Gênesis 2:16-17). Segundo o relato anterior, a ordem divina foi quebrada por um ato de desobediência; segundo este relato, agora, por um ato criminoso. Tanto em um como em outro caso, depois do pecado há uma pergunta do Senhor ao homem (Gênesis 3:9; 4:9), um castigo pela falta cometida (3:14-19; 4:11-12) e um gesto misericordioso que alivia em parte o castigo (Gênesis 3:21; 4:15). [Adendo tirado da Bíblia Online da Sociedade Bíblica do Brasil]