>
 

Crime - I

Crime – I

“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas.  Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente.  Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.  Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos  segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado  contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.” (Jó 1:1-5)

Você é um criminoso? Se eu lhe fizesse esta pergunta pessoalmente, com veemência diria que não, pois é cristão. Fico grato e alegre que você se considera cristão, no entanto, é bem provável que você é criminoso. Não se aborrece comigo, mas quero lhe mostrar onde você talvez seja um crimonoso.

Os filhos de Jó viviam uma vida de bonança, pois eram filhos de um homem muito rico. Lendo a passagem acima, logo se vê que Jó tinhas servos e servas em abundância e seus filhos não foram obrigados trabalhar nos negócios da família. Era festa e mais festa. A vida era a coisa mais bela. Não havia problemas, nem rixas na família, pois, todos estavam juntos nos banquetes que aparentamente duravam dias a fio. Parecia que nada poderia interromper esta bela e tranquila vida que lhes providenciava tudo que um ser humano poderia almejar.

Aparentemente o pai, Jó, havia visto tanta coisa que acontecia aos outros que ele se tornou um pai precavido. Incluido com a historia das festas e a vida boa, há o relato das ações de Jó em relação aos seus filhos; “... chamava Jó a seus filhos e os santificava...” Ele santificava seus filhos. Ele oferecia sacrifícios (holocaustos) para cada um. Que trabalho duro? Quantos animais sacrificados? Quanto tempo levaria tudo isso, pois havia ao todo dez filhos?

Nisso é possível ver o amor de um pai, o desejo de um pai para ver seus filhos salvos. Ele se preocupava que porventura um ou mais de seus filhos havia blasfemado contra Deus e assim aborrecido a Deus, colocando sua salvação em perigo. O cuidado deste homem era exemplar. Apesar de não haver qualquer razão visível de um desastre iminente, Jó se prevenia, não deixando de (podemos dizer) orar por todos seus filhos.

Aí chegamos à alma desta mensagem. Como um pai ou uma mãe, você ora por seus filhos? E, você, como membro salvo de uma família, ora por seus irmãos? Como tio ou tia você ora por seus sobrinhos? Talvez você seja um filho que pela graça de Deus foi salvo pela misericôrdia de Deus. Você ora por seus pais que ainda não tem esperança de salvação? E, a lista poderia se estender e estender, incluindo tanta gente que necessita de salvação. No entanto, e infelizmente, há tantas pessoas que só procuram gozarem-se na salvação que Deus providenciou, sem pensar uma só vez no destino eterno destas pessoas, que não separa um tempo para orar e interceder diante de Deus pela salvação delas. E, pergunto... Isso não é um crime contra estas pessoas, sendo, porventura, que você é a única pessoa que teria condições de efetuar este trabalho necessário para a salvação delas?

A Bíblia relata que Jó se levantava de madrugada para orar e sacrificar em prol dos seus filhos. Madrugou! Ainda mais, ele chamava os filhos para participar de suas orações e sacrifícios que oferecia para cada um. Que trabalho! Foi assim que Jó expressava seu amor para cada um, e demonstrou sua preocupação com o destino eterno de cada um. Que amor! Que ternura! Que grande preocupação! E, você, como é que se enquadra neste cenário? Tem ou não o mesmo cuidado para com as pessoas, familiares e etc. que afirma amar tanto?

A retidão praticada por Jó não era o caso de Eli, um sumo-sacerdote no Tabernáculo de Deus. Uma leitura de I Samuel 2:12-17, 22-26 e 27-36 pode lhe dar uma clara revelação de um homem que falhou tão terrivelmente na criação de seus filhos. Os filhos cometiam coisas terrívieis na porta do Tabernáculo por muito tempo sem ser corrigido pelo pai. O fim desta família foi tragíco. Os filhos morreram em uma batalha. Ao ouvir a notícia da morte de seus filhos, ele não se abalou. Porém quando ouviu que foi capturada a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus na nação, caiu para traz, quebrou o pescoso e morreu. (Leia I Samuel 4)

O lugar do sacerdote foi preenchido por um menino que nasceu devido às orações de uma mãe devota e de grande fé e confiança em Deus, que instruiu seu filho corretamente. O pai de Samuel levava a família anualmente para o local do tabérnáculo para cumprir os deveres de acordo com a lei de Deus. Que grande exemplo! E, você? Serve de exemplo para seus filhos e outros em sua fidelidade a Deus? Samuel serviu no ofício de sacerdote, profeta e juiz por uns quarenta anos, sempre fiel a Deus. Que diferença faz quando os pais cumprem seus deveres para com seus filhos com um santo temor a Deus.

Samuel levava no seu coração um amor muito grande por seu povo. Finalmente, no final de sua missão, tendo sido rejeitado pelo povo, como também as suas mensagens, chegou a resignar do seu ministério que já tinha durado várias décadas. Apesar de seu aborrecimento com o povo desobediente, ele deixou estas palavras para a nação: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.” (I Samuel 12:23)

Jó orava e fez sacrifícios por seus filhos por causa da possibilidade que eles haviam blasfemado contra o Senhor. Perdeu todos em um só desastre, mas teve uma consciência limpa, pois fez tudo quanto era possível fazer para os guiar corretamente. Há muitos que vivem com o remorso por anos após perder familiares e filhos, pois falharam em orar e treinar seus filhos nos caminhos do Senhor. Posso dizer que cometeram um crime contra seus filhos, netos e bisnetos? Tenho vivido anos suficiente para ver a terceira e quatra geração de pessoas que não cumpriram seus deveres, e hoje estas gerações todos vivem sem Deus, salvação e esperança de habitar na Santa Cidade de Deus. Deixaram de cumprir as ordens de Deus: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6:6-9)

Veja só a herança espiritual que Timóteo recebeu de sua mãe e avó: “Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e e estou certo de que também, em ti.” (II Timóteo 1:3-5) A fé em Jesus Cristo já estava na sua terciera geração com Timóteo. Que testemunho tremendo de uma avó e mãe, que por alguma razão nem maridos vivos tinham, no entanto não abriram mão de seu dever e criaram um tremendo ministro e líder na Igreja primitiva.

Eu sou a terceira geração de pessoas apostólicas. Devo isso a minha mãe que mais de uma vez ouvi orando por seus filhos no seu quarto. Devo também ao meu pai que levantava muito cedo para orar e buscar a Deus antes de partir para seu trabalho. Também devo a ele e a sua insistência de realizar devoções de família todas as noites antes de dormir. Isto era muito importante, pois durante um período de anos, nem igreja apostólica tínhamos para frequentar. A Palavra de Deus foi lida para nós antes de nós aprender a ler. Quando entrei no colégio e aprendi a ler, uma Bíblia foi comprada para mim, e eu A lia  na minha vez após pai e mãe ler. Quando eu desobedecia, fui frequentemente punido a ser obrigado escrever um versículo da Bíblia muitas vezes no quadro negro que minha mãe comprou para tais ocasiões. Eu só tenho que agradecer, pois meus pais cumpriram seus deveres diante de Deus. Hoje, a quarta, quinta e sexta geração da minha família estão nos caminhos do Senhor devido aos meus antepassados cumpriram fielmente seus deveres.

E na sua família? A família se junta para ser entretido por programação televisivo até tarde, impedindo o levantar cedo para levar a família pela oração diante do trono de Deus antes de enfrentar o mundo com todos os seus perigos físicos e espirituais? A salvação de seus filhos e familiares não merece um levantar de madrugada? Orações? Jejuns? Intercessões com gemidos de dor? A leitura da Palavra de Deus?

Tenho visto ao longe de mais de cinco décadas que pais têm cometido crimes de negligência espiritual contra seus filhos. Meu levantar cedo para orar e buscar a Deus vem de um peso muito grande que sinto pelos não salvos, dos desviados que uma vez conheciam o toque de Deus nas suas vidas. Oxalá que todos tivessem cumprido seus deveres. Infelizmente para alguns é tarde, mas há outros leitores que ainda têm diante deles a oportunidade de cumprir seus deveres. Proponha hoje de começar por si mesmo, e depois envolve sua família nos exercicios espirituais. Uma eternidade feliz com Deus para seus familiares amados pode ser o resultado de seu sacrifício de levantar de madrugada. (Leia a mensagem “Porque Você Deve Orar de Manhã Cedo” no meu site www.simfiel.com.br/mensagem

Philip D. Walmer