>
 

5 Coisas Que VocĂȘ Deve Fazer Com a Palavra de Deus

Por Michael J. Kruger E Adaptado Para O Português Por Philip D. Walmer

 

O Salmo 119 é um Salmo surpreendente. Não é somente o Salmo mais longo (176 versículos), mas é também o Salmo que trata mais diretamente do tópico das Escrituras. Praticamente todos os versículos, de uma forma ou de outra, referem-se à Palavra de Deus. Os termos usados que se referem a Palavra de Deus são usados em todos os versículos exceto os versículos 90, 121, 122,  e 132.

 

Davi (que é provavelmente o autor) usa uma variedade de terminologia para descrever a Palavra de Deus: mandamentos, leis, estatutos, preceitos, ordenanças, regras, palavras, testemunhos, etc. Todos se referem às Escrituras como existiam nos dias de Davi (essencialmente o Pentateuco).

 

Assim, o Salmo 119 é um dos melhores exemplos das Escrituras falando acerca das Escrituras. É a Palavra acerca da Palavra.

 

E nela encontramos Davi interagindo com a Palavra de Deus de cinco maneiras que deveriam ser paradigmáticas para todos os crentes:

 

1. Confiando na Palavra de Deus. Uma e outra vez, Davi expressa sua crença de que as Escrituras são verdadeiras (v.151). Ele crê neles (v.66). Ele confia na sua confiabilidade (v.42). Ele afirma: "As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio..." (v.160)

 

Este primeiro passo é chave. Se um crente não considera realmente a Palavra de Deus como sendo totalmente e inteiramente confiável, nenhum dos outros passos abaixo se seguirá. É por isso que a Igreja precisa ser rápida para lidar com as repetidas críticas à Bíblia que tantas vezes permeiam nossa cultura.

 

2. Estudando a Palavra de Deus. Davi não apenas creu na Palavra; ele era estudante da Palavra. Ele aprendeu Ela (v.73), ele procurou Ela (v.155), ele memorizou Ela (v.153), e regularmente meditou Nela (v.15).

 

Este passo deve naturalmente seguir o primeiro passo. Se a Palavra de Deus é realmente verdadeira, então devemos nos comprometer a sermos estudiosos diligentes da Palavra. Precisamos abraçá-La com nossas mentes e bem como com nossos corações.

 

3. Usando a Palavra de Deus. Uma coisa é crer e conhecer a Palavra. Outra coisa é confiar Nela. É excelente considerar ela como um guia durante as dificuldades e desafios da vida. É útil se apoiar Nela para encorajamento e esperança.

 

Davi repetidamente afirmava que ele usava a Palavra de Deus como um “conselheiro” (v.24), para dar “força” (v.28), e trazer “consolo em aflição” (v.50). Ele afirmava: "Tua palavra é uma lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho." (v.105, BKJ Fiel) Em suma, a Palavra de Deus era a própria fonte de vida para Davi (v.156), e também pode ser para qualquer pessoa que Nela confia.

 

Isso nos lembra de um atributo muito importante da Palavra de Deus: Ela está viva. Ela é poderosa e ativa. Quando falamos acerca dos atributos das Escrituras, devemos lembrar que é mais do que apenas um livro de verdades (enciclopédias podem conter verdades também). Também é um livro vivo. É o lugar onde o Deus do universo nos encontra e se manifesta.

 

4. Deleitar-se na Palavra de Deus. O que é surpreendente é que Davi levava as coisas um passo além do que uma pessoa poderia esperar. Não era apenas uma questão de confiar Nela, estudá-La e usá-La. Ele realmente tinha afeição por Ela. Ele tinha uma profunda afinidade emocional em relação a Ela.

 

Ele “amava” a Palavra de Deus (v.159), “alegrava-se” nas promessas da Palavra (v.162), considerava as leis da Palavra como “maravilhas” (v.18), estimava a Palavra “melhor do que milhares de ouro ou prata” (v.72, BKJ Fiel), e "mais doces do que o mel à minha boca" (v.103, RC).

 

Estou convencido de que esta é a peça que falta para a maioria dos crentes hoje. Para muitos, a Bíblia é vista de maneira quase utilitariamente - como uma ferramenta mecânica e estéril que os cristãos devem usar. É como tomar seu remédio.

 

Em contraste, Davi tinha paixão, zelo e entusiasmo pela lei e pelos mandamentos de Deus. E a razão para isso não é difícil de encontrar. Davi amava a lei de Deus não porque ele era um legalista de coração. Ele amava a lei de Deus porque a lei refletia a natureza e o caráter de Deus. Ele amava a lei de Deus porque amava a Deus - e quem Deus é e como Ele é.

 

Qualquer cristão que diz que ama a Deus, mas depois despreza a lei de Deus, está vivendo uma vida de contradição. De fato, eles estão vivendo uma vida que é o oposto do Salmo 119. Amar a Deus é amar Sua lei.

 

5. Obedecendo à Palavra de Deus. Não surpreendentemente, as quatro características anteriores levam naturalmente a esta última. Davi repetidamente expressava seu desejo de realmente obedecer à lei de Deus. Ele queria segui-La, mantê-La e cumpri-La.

 

Em nosso mundo hoje, o conceito de “obedecer à lei” não é popular. Muitos vêem isso como contrário à graça. No entanto, duas coisas devem ser mantidas em mente. Primeiro, Davi não estava cumprindo a lei para ganhar a salvação - ele estava obedecendo por amor a Deus. Ele estava obedecendo de um coração de fé.

 

Segundo, devemos lembrar que o próprio Jesus era muito fixado em “obedecer à lei”. Antes de rapidamente desprezarmos o conceito de manutenção da lei, devemos nos lembrar que Jesus se deleitava em guardar a lei de seu Pai. Ele manteve-A absolutamente e perfeitamente - para nós. Ele obedeceu em nosso favor e seu estado de justiça nos é imputado pela fé.

 

De fato, Jesus incorpora todas essas cinco características. Ele confiou, estudou, usou, se deliciou e obedeceu à Palavra de Deus. De fato, ele fez todas essas coisas até mais do que o primeiro Davi. Enquanto Davi certamente serve como um exemplo do que fazer com a Palavra de Deus, Jesus é o melhor exemplo. Um maior que Davi veio. E ele amava a Palavra de Deus.

 

________________________________________

Para mais informações, visite o site do Dr. Kruger: Canon Fodder.