>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 1

 

 LIÇÃO UM

 

OS QUATRO ESTÁGIOS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

 

 

“Como bebês recém-nascidos, desejai o leite genuíno da palavra, a fim de que assim possais crescer,” (I Pedro 2:2, BKJ Fiel)

 

“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4:13-15 ARA)

 

O ESTÁGIO BEBÊ

 

Quando nascemos no reino de Deus por arrependimento, batismo nas águas em nome de Jesus Cristo e recebimento do Espírito Santo (João 3:1-5), não nascemos cristãos maduros. Somos bebês em Cristo.

 

Não seria normal para um bebê nascer e começar a andar e falar no mesmo dia. Ele deve passar por muitos estágios de desenvolvimento antes que esteja físico e mentalmente capaz de fazer essas coisas. Mas é esperado que o bebê cresça e se desenvolva. Por exemplo, se uma criança de dois anos não está andando, há muito motivo de preocupação.

 

Assim como no mundo natural, também é no mundo espiritual. Quando entramos na igreja de Jesus Cristo, a maioria de nós tem muito a aprender. Não estamos prontos para a "carne" da Palavra de Deus. Devemos nos ater ao "leite" por um tempo. Pedro diz aos "bebês recém-nascidos" que desejem "o leite genuíno da palavra" (I Pedro 2:2). O escritor de Hebreus afirma:

 

"Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hebreus 5:12-14, ARA )

 

O escritor chamou o "leite" da palavra de "os princípios elementares dos oráculos de Deus". Em seguida, ele os listou em Hebreus 6:1-2:

 

1.       Arrependimento de obras mortas

2.       Fé em Deus

3.       Doutrina de batismos (batismo nas águas e batismo no Espírito)

4.       Imposição de mãos

5.       Ressurreição dos mortos

6.       Juízo eterno

 

O autor de Hebreus referiu-se a esses seis princípios da doutrina de Cristo como o próprio fundamento de nossa experiência e vida cristã - e são esses que um recém-nascido precisa, um bom e sólido fundamento sobre o qual pode edificar sua vida para Jesus Cristo. O novo cristão não precisa compreender todos os mistérios contidos em Daniel e Apocalipse. Ele necessita ser persuadido das verdades que o trouxeram a seu novo relacionamento com Jesus Cristo: arrependimento, batismo em nome de Jesus Cristo e o batismo do Espírito Santo. Ele necessita entender que existe vida após a morte e que um dia todos os homens estarão diante do trono de juízo de Deus.

 

Além disso, o novo cristão necessita ser ensinado os princípios que levam ao crescimento espiritual: oração e jejum, fidelidade a Deus e ao Seu corpo, adoração, contribuição financeira, santidade e assim por diante.

 

Características de Bebês Naturais

 

Um bebê recém-nascido é totalmente dependente de seus pais para todas as coisas. Ele não pode se sentar, engatinhar, andar ou correr. Ele não pode se alimentar nem trocar a fralda. Todas as suas necessidades devem ser atendidas por outros. Frequentemente, ele deve manifestar essas necessidades chorando, pois não há outra maneira de expressá-las.

 

Características de Bebês Espirituais

 

Os novos convertidos devem ser ensinados a estudar e ler a Bíblia. Eles não têm a habilidade de se alimentar. Eles devem ser ensinados a se comunicar com Deus, assim como um bebê natural é ensinado a se comunicar com as pessoas. Eles devem ser ensinados a andar com Deus, assim como um bebê natural deve ser ensinado a se levantar e, eventualmente, andar.

 

Assim como um bebê natural costuma cair, o mesmo ocorre com o espiritual. Portanto, os santos e os líderes devem exercer muita paciência enquanto o novo convertido desenvolve gradualmente seus músculos espirituais com o tempo.

 

Às vezes, os santos trazem pessoas para a igreja que se convertem. Então os santos esperam que o pastor faça todos os cuidados maternais. Se você levar pessoas a Jesus Cristo, não as abandone depois que estiverem no corpo. Elas ainda procurarão por você para mais orientação e ajuda, e você deve estar presente para lhes dar. Se foi o amor que o impeliu a testemunhar para elas, esse mesmo amor deve se manifestar para elas depois que estiverem na igreja. Não espere que o pastor faça tudo.

 

 

 

O ESTÁGIO DA CRIANÇA

 

"Para que não sejamos mais crianças, atiradas para lá e para cá, e carregadas por todo vento de doutrina, pela artimanha e astúcia dos homens que ficam à espreita para enganar.  Antes, dizendo a verdade em amor, cresçamos em todas as coisas naquele que é a cabeça, Cristo...” (Efésios 4:14-15, BKJ Fiel)

 

Características das Crianças

 

“E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” (Mateus 18:2-4, ARA)

 

Destes versículos de Efésios e na passagem de Mateus, podemos ver que existem características positivas e negativas ligadas com a natureza de uma criança.

 

Jesus destacou que as crianças como um todo são humildes e obedientes. Normalmente, elas farão tudo o que lhes for pedido, confiando que tudo o que lhes é dito está correto. Elas não são orgulhosas demais para se humilhar diante de Deus e das pessoas. Elas não aprenderam a ser orgulhosas e rebeldes. Dessa forma, precisamos aprender com elas. Esse é o lado positivo de sua natureza.

 

Do lado negativo, porque elas creem tudo que ouvem, são facilmente desencaminhados. É por isso que Paulo nos advertiu para "não sejamos mais crianças, atiradas para lá e para cá, e carregadas por todo vento de doutrina..." (Efésios 4:14)

 

Enquanto as crianças são capazes de andar, correr, se alimentar, se vestir e fazer muitas coisas, elas ainda tropeçam ocasionalmente. Elas ainda necessitam de alguém para guiá-las em muitas coisas. Elas não estão cientes dos muitos perigos que existem e devem ser constantemente avisadas. Elas não têm ideia do que é comida saudável e se contentariam com hambúrgueres e batatas fritas - ou talvez bolo e sorvete, se pudessem.

 

Assim é com os filhos espirituais. Ainda é necessária orientação na dieta especial adequada que comem. (Pode ser muito perigoso para uma criança espiritual selecionar qualquer livro da livraria religiosa que pareça interessante, porque alguns livros falam mal da verdade. Sim, eles podem ser encontrados em algumas livrarias religiosas.)

 

Hoje existem muitas religiões falsas e falsos profetas que tentarão desencaminhar as pessoas. Jesus e os apóstolos alertaram acerca disso em Mateus 24:11; I Timóteo 4:1-5; e II Timóteo 4 3-4. Mais uma vez, vemos a importância de estar enraizado e alicerçado na verdade.

 

As crianças espirituais estão cheias de energia. A energia necessita ser canalizada nas direções adequadas. Zelo sem conhecimento e sabedoria é como um cavalo em fuga! O conhecimento é aprendido não apenas pelo estudo da Palavra de Deus, mas por andar com Jesus Cristo e aprender as coisas que O agradam e desagradam. Ele é alcançado não apenas por experiências gloriosas, mas também por provações, tribulações e testes. Tudo isso ajuda a criança a crescer e se tornar um cristão maduro.

 

ESTÁGIO JOVEM

 

“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e vós vencestes o maligno.” (1 João 2:14, BKJ  Fiel).

 

Este é o estágio no qual o cristão talvez tenha atingido o auge de sua espiritualidade, força e fé em Deus. Ele tem aprendido como se apegar a Deus através do jejum e oração. Ele sabe como afirmar sua autoridade sobre o inimigo de sua alma, o diabo. Existem, no entanto, alguns perigos a evitar.

 

Os jovens têm a tendência a crer que eles sabem mais do que seus pais. Eles gostam de sua independência. Eles não gostam de serem corrigidos, ainda que seja por aqueles mais velhos do que eles.

 

Às vezes, existe essa mesma tendência entre alguns que são espiritualmente fortes em muitos aspectos, mas ainda carecem de maturidade. Eles não gostam de ser corrigidos. Eles acham difícil se submeter à autoridade. Porque Deus os está usando e eles são espiritualmente abençoados pelo Senhor, eles se sentem espiritualmente independentes. Isso é muito perigoso, pois temos este mandamento da Palavra de Deus: “Obedecei àqueles que vos governam, e sujeitai-vos a eles; porque eles velam por vossas almas, como aqueles que deverão prestar conta delas; para que o façam com alegria e não com pesar, porque isso vos seria inútil.” (Hebreus 13:17, BKJ Fiel).

 

O CRISTÃO MADURO

 

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” (Efésios 4:11-13, ARA)

 

Maturidade em Cristo, então, deve ser nossa meta. O céu não é nosso objetivo; é nosso destino como cristãos. O objetivo pelo qual devemos nos esforçar é ser como Jesus. É a isso que Paulo se referia quando escreveu:

 

"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12-14, ARA)

 

Paulo foi um cristão maduro. Ele foi capaz de dizer: "Para mim, o viver é Cristo" (Filipenses 1:21). Quantos de nós podemos dizer isso? Paulo também escreveu: "Mas aquele que é espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por homem algum. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (I Coríntios 2:15-16, BKJ Fiel)

 

Apesar de sua caminhada íntima com Deus, Paulo não estava satisfeito! Se ele tivesse vivido em nossos dias, provavelmente teria adorado o antigo hino:

 

Ser como Jesus, ser como Jesus,

Na terra, desejo ser como Ele.

Durante toda a jornada da vida,

Da terra para a glória,

Somente peço para ser como Ele.

 

Algumas pessoas permanecem na fase de bebê ano após ano. Não há crescimento espiritual em sua caminhada com Deus. Eles estão em uma rotina espiritual. Eles não vão a lugar nenhum!

 

Esta não é a vontade de Deus. Sua vontade é que "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." (II Coríntios 3:18, ARA)

 

Você deve estudar cuidadosamente cada uma dessas lições de crescimento espiritual e começar a aplicá-las em sua caminhada espiritual com Deus. Então você também será mudado de um grau de glória para outro até que o mundo possa ver Jesus Cristo em você!

 

VOCABULÁRIO

 

Alcançar: Capturar, agarrar, segurar

Astúcia: Astúcia, malícia, inteligência, esperteza

Maturidade: A condição de ser totalmente crescido ou totalmente desenvolvido

Personalidade: As qualidades especiais que tornam as pessoas diferentes umas das outras

Princípio: Uma verdade fundamental

Rebelde: Resistência à autoridade; controles opostos

Tribulação: Grande miséria ou angústia, profunda tristeza, provação, aflição

Teimoso: Sempre querendo seu próprio caminho

Zelo: Entusiasmo muito grande; forte interesse ou devoção

 

 


 

TESTE LIÇÃO UM

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.         Quais são os quatro estágios de crescimento espiritual?

 

2.         O que deve ser ensinado primeiro a um recém-nascido espiritualmente?

 

3.         Quais são alguns dos princípios que levam ao crescimento espiritual?

 

4.         Quais são algumas das características dos bebês naturais?

 

5.         Aplique pelo menos duas das características dos bebês naturais aos bebês espirituais.

 

6.         Quais são algumas das boas características de crianças?

 

7.         O que é a falha comum de crianças?

 

8.         Por que é importante estar enraizado e alicerçado na verdade?

 

9.         Zelo sem conhecimento e sabedoria é como ___________________________________________

 

10.       Conhecimento não é aprendido apenas pelo estudo da Palavra de Deus, mas por _______________ ___________________________________________________________________________________

 

11. Provações, tribulações e testes ajudam a criança a crescer e se tornar um ___________ ___________________________________________________________________________________

 

12.       Que perigo é frequentemente enfrentado por aqueles que são espiritualmente fortes?

 

13.     Nós somos _____________________________para aqueles que têm governo sobre nós, e _____________________ a nós mesmos para eles.

 

14.     Deus deu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores para o aperfeiçoamento dos santos, para que pudéssemos chegar a uma ____________________________________________ realmente maduros

 

15.       O céu não é nosso alvo; é nosso ____________________________________________________

 

16.       Qual é o nosso alvo? ____________________________________________________________

 

17.       Paulo alcançou seu alvo? _________________________________________________________

 

18.     Algumas pessoas estão num ___________________________________  espiritual. Elas estão indo __________________________________________________________________________

 

19.     Deus deseja nos transformar em Sua imagem de um grau de  ________________ para outro, até que o mundo possa ver ___________________________________________________________

 

20.       O que foi de interesse especial para você nesta lição?  ____________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________