>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 2

 

LIÇÃO DOIS

 

UMA VIDA COM UM PROPÓSITO

 

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". (I Pedro 2:9, ARA)

 

Viver uma vida sem nenhum significado real, sem nenhum propósito ou objetivo real, não é apenas desagradável e enfadonha, é miserável! Mas para o cristão, tal vida não deveria ser! Se realmente entendermos quem somos, qual é o propósito de estarmos aqui e para onde estamos indo, a vida se tornará realmente muito emocionante.

 

QUEM SOMOS NÓS?

 

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (I Pedro 2:9, ARA).

 

“Agora, somos filhos de Deus...” (I João 3:2, ARA)

 

“Filhos de Deus ... co-herdeiros com Cristo...” (Romanos 8:16-17, ARA)

 

“Sua esposa...” (Apocalipse 19:7, ARC)

 

QUAL É O NOSSO OBJETIVO?

 

Tornando-se

 

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8:28-29, ARA)

 

O que estamos nos tornando como pessoas precisa ser nossa prioridade número um. É mais importante do que o que estamos realizando, porque se tivermos o caráter adequado, cumpriremos a vontade de Deus para nossas vidas. Declaramos na lição anterior: O céu não é nosso objetivo; é nosso destino cristão. Nosso objetivo é ser como Jesus!

 

Também observamos na última lição que o apóstolo Paulo era um homem que não estava em uma rotina espiritual. Ele avançou em direção ao alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Seu único objetivo supremo era conhecer Jesus de uma forma mais íntima e ser identificado com Ele por meio de sua vida.

 

Paulo estava totalmente ciente de quem ele era e no que deveria se tornar. Por isso, a sua vida não se encheu de imprecisão e incerteza: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (I Coríntios 9:26-27).

 

Paulo sabia que, se algum dia seria a pessoa que Jesus queria que fosse, deveria exercer disciplina. Ele tinha desejo, mas a disciplina também era necessária. O corpo com seus próprios desejos e anseios deve ser controlado e sujeito ao Espírito de Deus.

 

Importância de Disciplina

 

Discípulo vem da mesma raiz que disciplina. Se quisermos ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, devemos aprender a nos disciplinar. Isso simplesmente significa que devemos aprender colocar nosso corpo sob sujeição. Precisamos exercer controle sobre nossos desejos, pensamentos, emoções e, é claro, nossas ações.

 

Em quase todas as outras vocações, como esportes, música e militar, a disciplina é a chave para o sucesso. Nossa vocação ou chamado é para ser cristão (semelhante a Cristo), e isso só é possível quando cooperamos com o Espírito Santo e nos disciplinamos.

 

“Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (II Coríntios 7:1)

 

“... porque as bodas do Cordeiro chegou, e sua esposa já se preparou.” (Apocalipse 19:7, BKJ Fiel)

 

Nem sempre é conveniente jejuar e orar, mas é necessário. Há muitas coisas que podemos fazer além de ler a Bíblia, mas também devemos comer do pão da vida (a Palavra de Deus).

 

Você Pode Ser O Que Quiser Ser

 

Que tipo de cristãos queremos ser? O que realmente desejamos fazer com nossas vidas? Cabe a nós escolher se seremos apenas cristãos comuns ou se seremos pessoas que Deus pode usar de uma maneira muito especial! Disciplina é a palavra-chave!

 

Elias foi usado por Deus para trazer avivamento a uma nação inteira. Ele era um ser sobre-humano? Não! “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e ele orou fervorosamente pedindo que não chovesse, e não choveu sobre a terra por um espaço de três anos e seis meses. E ele orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto." (Tiago 5:17-18, BKJ Fiel).

 

Qual foi a chave de seu sucesso? Foi sua vida de oração disciplinada!

 

O livro de Atos nos fala de sete homens que foram designados como os primeiros diáconos da igreja. Cinco desses homens eram Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau. Quantos desses homens você poderia ter nomeado antes de ler a última frase? Provavelmente nenhum. Eles eram apenas bons, homens comuns que faziam seu trabalho de maneira comum! (Veja Atos 6)

 

Mas e os outros dois diáconos, Estevão e Filipe? Eles tiveram o mesmo começo. As mesmas portas se abriram para eles e para os outros cinco. Mas os dois homens entraram na história da igreja como grandes homens de Deus. Estêvão se tornou o primeiro mártir cristão. Filipe se tornou um grande evangelista que incendiou a cidade de Samaria com as chamas do evangelho de Jesus Cristo e que também foi responsável pelo evangelho sendo levado para o país da Etiópia. (Veja Atos 7 e 8)

 

Fazendo

 

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19).

 

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura.” (Marcos 16:15)

 

“E sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)

 

A responsabilidade de alcançar este mundo com o evangelho de Jesus Cristo não pertence apenas aos pregadores. Cada filho de Deus deve ser uma testemunha de Jesus Cristo.

 

O cristão de mente espiritual não se contenta com apenas existir. Ele tem aprendido que a única vida verdadeiramente feliz é se envolver, se ocupar por Jesus. Viva para Jesus e viva para os outros. Há muito significado nas palavras de Jesus: "Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará." (Lucas 17:33) Quando realmente nós perdermos nos mesmos de vista e começarmos a amar os outros e a viver para os outros, finalmente seremos participantes da vida abundante que Jesus prometeu nos dar.

 

Lucas 6:38 promete grandes bênçãos para aqueles que dão (contribuem). Não se refere apenas ao dar de coisas materiais. Se lermos cuidadosamente os onze versículos antes do versículo 38, perceberemos que Jesus estava falando acerca de dar amor.

 

Temos o que o mundo mais precisa. Temos Jesus, temos a verdade e temos o amor de Deus. Somos vasos de Sua verdade e precisamos ser canais de Seu amor.

 

O amor de Deus não foi colocado em seu coração para ficar;

O amor não é amor até que seja dado.

 

Se vivermos uma vida egoísta, cercada de paredes, retrocederemos em nossa caminhada com Jesus Cristo, que, como nosso exemplo, disse: "Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mateus 20:28, ARA)

 

Jesus Cristo amou os outros, viveu pelos outros e finalmente morreu pelos outros.

 

Existe um propósito real para estarmos aqui? Deus nos salvou por algum motivo? Sim. Ele deseja nosso amor e deseja compartilhar a eternidade conosco. Mas Ele também quer que estejamos ocupados tornar-nos o que Ele quer e fazer o que é de Sua vontade.

 

 

VOCABULÁRIO

 

Destino: O que definitivamente acontecerá com uma pessoa.

Íntimo: Próximo, pessoal

 

 


 

TESTE LIÇÃO DOIS

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.         Viver uma vida sem nenhum significado real é _______________________________

 

2-5.   Quem somos nós? _________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

6.       Dê os dois propósitos para nossa vida na terra. _____________________________________

___________________________________________________________________________

 

7.       Qual deve ser nossa prioridade número um? _______________________________________

 

8.       Por que nossa prioridade número um é mais importante do que o que estamos realizando? __

          ___________________________________________________________________________

 

9.       Qual foi um dos grandes segredos da caminhada de Paulo com Deus? ___________________

          ___________________________________________________________________________

 

10.     Qual é a nossa vocação ou vocação? _____________________________________________

 

11.     O que significa a palavra "cristão"? ______________________________________________

 

12.     O que significa disciplinar a nós mesmos? ________________________________________ ____________________________________________________________________________

 

13.     Como sabemos que Elias não era um ser sobre-humano? _____________________________ ____________________________________________________________________________

 

14.     Qual foi o segredo da caminhada de Elias com Deus? ________________________________ ____________________________________________________________________________


15.     Cite os primeiros sete diáconos da igreja primitiva. _________________________________ ____________________________________________________________________________

 

16.     Quais dois diáconos se tornaram muito importantes para a obra da igreja primitiva? ________ ____________________________________________________________________________

 

17.     A responsabilidade de alcançar o mundo com o evangelho é dada apenas ao ministério (pastores, evangelistas etc.)? ___________________________________________________

 

18.     Lucas 6:38 nos ensina a dar ___________________________________________________

 

19.     Se vivermos vidas egoístas, iremos _____________________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição?  ______________________________ __________________________________________________________________________

    ______________________________________________________________________________