>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 3

 

LIÇÃO TRÊS

 

O FRUTO DO ESPÍRITO

 

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,  mansidão, domínio próprio.” (Gálatas 5:22-23, ARA).

 

Observe que esses atributos são chamados de fruto (singular) do Espírito, não frutas (plural). Isso ocorre porque eles vêm de uma fonte, o Espírito Santo. Elas não são algo que possamos desenvolver dentro de nós mesmos. Elas são do Espírito. Não são algo que vestimos quando estamos na igreja e tiramos quando estamos em casa. São características divinas que se tornam parte da pessoa verdadeira à medida que aprendemos a andar e viver no Espírito! Separados de Jesus Cristo e sem Seu Espírito habitando em nós, não podemos produzir esse fruto. Considere João 15:4-5, 8 (ARA):

 

“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer... Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos."

 

Quando nascemos em Seu reino, tornamo-nos “árvores de justiça, plantação do SENHOR” (Isaías 61:3, ARC). Jesus disse: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.” (Mateus 15:13, ARA)

 

Um verdadeiro cristão é conhecido pelos frutos que produz.

 

"Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." (Mateus 7:16-20, ARC)

 

O Senhor nos plantou para produzir fruto e Ele fica desapontado quando não o fazemos.

 

1.           A Figueira Maldita

 

"Ora, de manhã, voltando para a cidade, teve fome. E, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não encontrou nada, senão algumas folhas, e disse-lhe: Jamais cresça fruto em ti, para sempre! E a figueira murchou imediatamente." (Mateus 21:18-19, BKJ Fiel).

 

Jesus tem fome de ver o fruto do Espírito em nossas vidas. Nossas vidas são verdadeiramente amaldiçoadas se não estamos produzindo o fruto do Espírito.

 

2.           A Parábola da Figueira

 

"Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume.  Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la." (Lucas 13:6-9, ARA)

 

Nesta parábola, o dono da figueira pode representar Jesus. O viticultor pode representar o pastor. A figueira pode ser alguém que entrou na igreja, mas depois de três anos ainda não estava dando fruto. O podador ou pastor fez intercessão pela figueira ou santo, pois o dono queria saber por que ela podia ficar três anos, tomando terra, mas sem produzir fruto.

 

Verdadeiramente, Deus não quer que ocupemos apenas espaço na igreja. Os pastores, evangelistas e professores pregam e ensinam fielmente a Palavra de Deus, mas espera-se que nós nos tornemos cristãos frutíferos depois de um tempo.

 

A Parábola do Semeador

 

“Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Lucas 8:5-8, ARA).

 

Jesus deu a interpretação da parábola nos versículos 11 a 15. Ele nos disse que a semente é a Palavra de Deus. O semeador, então, é alguém que compartilha a Palavra. Os vários tipos de solo representam as condições do coração das pessoas para receber a Palavra.

 

1.           A margem do caminho são os caminhos por onde as pessoas andam entre os campos. Esse solo é duro. Quando a Palavra de Deus é compartilhada com aqueles cujo coração está endurecido, eles não A recebem. O diabo rapidamente tira a verdade que eles ouviram.

 

2.           O segundo tipo de solo, o solo rochoso, representa as pessoas que ouvem a Palavra e a recebem com alegria, mas nunca se enraízam e se alicerçam na verdade. Porque elas não vivem no Espírito, elas têm falta de umidade e logo secam.

 

3.           O solo espinhoso representa as pessoas que recebem a Palavra de Deus e são obedientes a Ela. Elas realmente saem e começam a viver a vida cristã. Elas não se tornam cristãos frutíferos, no entanto, porque elas estão sufocadas com cuidados e riquezas e os prazeres desta vida.

 

4.           O quarto tipo de solo é o coração receptivo que não apenas recebe a Palavra com alegria e sai para viver para Deus, mas também se torna um cristão frutífero.

 

“E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom e dão fruto com perseverança.” (Lucas 8:15, ARC)

 

Como ser frutífero

 

1.           Fique cheio do Espírito Santo, porque o fruto que estudamos é o fruto do Espírito.

 

2.           Leia e medite na Palavra de Deus.

 

"Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará." (Salmos 1:2-3, ARC)

 

3.           Coloque sua confiança no Senhor.

 

"Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:7-8, ARA)

 

4.           Deixe o Senhor operar em você.

 

“Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” (II Pedro 1:5-8)

 

VOCABULÁRIO

 

Benevolência: Um ato de dar aos outros ou fazer o bem aos outros.

 

 


 

TESTE LIÇÃO TRÊS

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Liste os nove frutos do Espírito. _______________________________________________

          _________________________________________________________________________

          __________________________________________________________________________

 

2.       Por que a Bíblia usa fruto no singular e não frutos no plural?  ________________________ ___________________________________________________________________________

 

3.       Podemos desenvolver este fruto por nossos próprios esforços humanos? _________________

 

4.       Jesus disse: "... Permanecei em mim, _____________________________________________ __________________________________________________________________________.”

 

5.       Deus é glorificado quando produzimos  ___________________________________________

 

6.       Quando nascemos no reino de Deus, nós nos tornamos _______________________________

 

7.       Como um verdadeiro cristão é conhecido? ________________________________________

 

8.       O Senhor é ___________________________________________ quando não produzimos frutos.

 

9.       Jesus  tem ______________________________ de nos ver produzir o fruto do Espírito, e nossas vidas são verdadeiramente  _____________________________ quando não o produzimos

 

10.     Na parábola da figueira, quem pode representar o dono da figueira? ____________________

 

11.     Quem é o viticultor? _________________________________________________________

 

12.     O que o dono queria que fosse feito imediatamente com a figueira que não estava produzindo frutos? _____________________________________________________________________

 

13.     Qual foi a resposta do viticultor? ________________________________________________

 

14.     Que lição espiritual há nisso para nós? _________________________________________ ____________________________________________________________________________

 

15.     Cite os quatro tipos de solo (condições do coração das pessoas) em que a semente (a Palavra de Deus) é semeada. __________________________________________________________ ____________________________________________________________________________


16.     Por que é importante ser cheio do Espírito Santo para produzir o fruto do Espírito? ________ ____________________________________________________________________________


17.     O que Davi prometeu que seríamos se meditássemos na Palavra de Deus? _______________

 

18.     Qual foi a promessa de Jeremias se depositássemos nossa confiança no Senhor em vez de em nós mesmos? _______________________________________________________________

 

19.     Complete a lista: fé + virtude + ______________________ + _________________________ + _______________________________ + _____________________________________________ + ____________________________  + ____________________________________.

 

20.       O que foi de interesse especial para você nesta lição? _________________________________________________ _________________________________________________