>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 4

 

LIÇÃO QUATRO

 

O AMOR DE DEUS

 

"E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:17-19, ARA)

 

Uma das forças mais poderosas na terra para nos levar a uma vida semelhante à de Cristo é um conceito adequado de Deus - como realmente O vemos e como pensamos que Ele realmente é! Nossa habilidade de amar a Deus como Ele deseja que O amemos depende de um conceito adequado de Deus.

 

Aqueles que nunca experimentaram muito amor humano frequentemente têm uma visão distorcida de Deus. A Bíblia nos diz que fomos criados à imagem de Deus, mas, infelizmente, alguns de nós em nossa imaginação têm se ocupado tentando criar Deus à nossa imagem, com todas as suas limitações.

 

As crianças, à medida que crescem, costumam ouvir declarações como "Se você fizer isso, Jesus não gostará de você" e "Deus vai pegar você!" Com uma imagem em suas mentes de um Deus que está pronto a cada oportunidade para distribuir Sua ira sobre a humanidade, é de se admirar que, à medida que envelhecem, rejeitam a Deus? Seus pais os apresentaram um Deus que eles não podem amar!

 

Algumas pessoas assim vêm a Jesus por medo, mas esse tipo de relacionamento raramente dura. John Powell afirmou em seu livro Why Am I Afraid to Love?, "O medo é um frágil vínculo de união, uma base frágil para a religião. A pessoa que serve por medo, sem a realização do amor, tentará barganhar com Deus. Ela fará pequenas coisas para Deus, fará pequenas ofertas, dirá pequenas orações etc., para apropriar-se fraudulentamente um lugar no céu de seu Deus. A vida e a religião serão um jogo de xadrez, dificilmente um caso de amor."

 

A visão distorcida e limitada que a maioria das pessoas tem de Deus não é tudo o que Deus nos revelou na Bíblia e nos manifestou por meio da vida, ministério e morte de Jesus Cristo.

 

A Bíblia nos declara a própria natureza de Deus:

 

1.       Deus é santo (Levítico 19:2).

2.       Deus é luz (I João 1:5).

3.       Deus é amor (I João 4:8, 16).

 

Esses não são atributos ou características de Deus. Eles são o que Deus é. Ele não tem santidade, Ele é santo. Ele não tem amor, Ele é amor.

 

ENTENDENDO A GRANDEZA DO AMOR DE DEUS

 

Paulo nos disse que se quisermos ser preenchidos com toda a plenitude de Deus, precisamos ser capazes de compreender ou entender a grandeza (largura, comprimento, profundidade e altura) do amor de Deus. Então ele concluiu que o "amor de Cristo ... excede o entendimento." Não é desta terra. É mais alto do que o céu. É mais profundo do que o inferno mais baixo. É mais largo do que o leste é do oeste. Não conhece limites nem limitações.

 

Literalmente milhares de livros tem sido escritos, tentando de alguma forma nos capacitar a entender esse lindo amor, mas quando todos eles são compilados juntos, eles ainda fazem pouca justiça a esse tema inesgotável. Não é de admirar que em 1917 F. M. Lehman tenha escrito essas palavras em seu hino popular, "O Amor de Deus":

 

O amor de Deus é muito maior,

Do que a língua ou a caneta podem contar.

Vai além da estrela mais alta,

E alcança ao inferno mais baixo.

 

Em seguida, vem o belo coro:

 

Ó amor de Deus, quão rico e puro!

Quão imensurável e forte!

Deve durar para sempre,

É canção dos santos e dos anjos.

 

Finalmente vêm os versos culminantes que talvez digam isso melhor que alguém fosse capaz de dizer antes ou agora:

 

Se pudéssemos com tinta o oceano encher,

E, se fossem feitos os céus de pergaminho,

Se cada cana ou junco fosse  pena,

E todo homem fosse escriba de profissão,

Para escrever o amor de Deus acima

Drenaria o oceano até secar,

Nem o pergaminho poderia conter tudo

Embora estendesse de céu a céu

 

            Nota do tradutor: A letra deste belo hino cantado por Luiz de Carvalho pode ser encontrado na internet.

 

O falecido A. L. Clanton, ex-editor do Pentecostal Herald, expressou o amor de Deus desta forma em sua canção "My Thanks to Him" (Meu Agradecimento a Ele):

 

Mas a língua mortal nunca poderia dizer o tudo,

Nem agradeça a Ele por tal amor e cuidado maravilhosos.

 

E assim continua a tarefa intransponível de tentar compreender, quanto mais descrever, a grandeza do amor de Deus. Talvez seja impossível compreendermos e definirmos totalmente o Seu amor, mas é importante para nós, de alguma forma, conhecê-lo no íntimo e ser persuadidos disso. Se tivermos uma visão e conhecimento da vasta beleza de Sua pessoa, isso aumentará muito nosso relacionamento com Ele e nos ajudará a amá-Lo como Ele merece ser amado!

 

AS CARACTERÍSTICAS DO AMOR DE DEUS

 

Agora que estudamos a natureza de Deus e as dimensões de Seu amor, queremos dar uma olhada nas características desse amor. Ao fazermos isso, mais uma vez nos conscientizamos do vasto abismo que existe entre nosso frágil amor humano e o que Jesus Cristo nos oferece.

 

Mais do que qualquer outro escritor do Antigo Testamento, Davi parecia ter uma boa compreensão do amor de Deus. Ele não usou tanto a palavra amor, mas preferiu escrever acerca das características desse amor.

 

Deus É Fiel

 

Um dos temas favoritos de Davi era a fidelidade de Deus:

 

“A tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.” (Salmo 36:5, ARC)

 

"A tua fidelidade estende-se de geração em geração..." (Salmo 119:90, ARA)

 

A palavra verdade, conforme usada na maioria das passagens do Antigo Testamento, vem da palavra Hebraica emeth e significa estabilidade, confiabilidade, verdade, certeza, fidelidade. Neste mundo instável, quando muitas vezes parece difícil saber em quem podemos confiar, como é maravilhoso saber que nosso Deus é fiel!

 

“Pois a tua misericórdia é grande até os céus, e a tua verdade até as nuvens.” (Salmo 57:10, BKJ Fiel)

 

“A verdade do SENHOR dura para sempre” (Salmo 117:2).

 

Deus é Benigno

 

Outro assunto favorito das canções de Davi era a bondade amorosa de Deus:

           

“Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas.” (Salmo 36:7, ARA)

 

“Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão.” (Salmo 63:3, ARA)

 

Observe com que eloquência Davi escreveu acerca das belas qualidades que fazem parte do amor de Deus: "até as nuvens", "até os céus", "dura para sempre" e "melhor que a vida".

 

Mas em nenhum lugar Davi ficou mais expressivo do que quando começou a descrever as misericórdias do Senhor.

 

Hino Número Um de Davi

 

A maioria das igrejas tem um hino ou corinho que parece ser o favorito da congregação.

 

É cantado em quase todos os cultos. Quando o líder da música anuncia o "Hino Número Um", alguns rostos se iluminam de prazer, enquanto outros fazem uma careta, que sendo interpretada significa: "Oh não, essa música de novo não."

 

O tema favorito de Davi era "as misericórdias do Senhor". Provavelmente, seu Salmo favorito era o Salmo 136, um salmo responsivo. O líder cantava uma linha: "Agradeço ao Deus dos deuses" e o povo respondia: "Pois a sua misericórdia dura para sempre." Então o líder cantava: "Agradeço ao Senhor dos Senhores", e o povo cantava: "Pois a Sua misericórdia dura para sempre". Vinte e seis vezes o povo repetiu as palavras: "Porque a sua misericórdia dura para sempre" durante o cântico desse salmo.

 

Provavelmente, o coro deste salmo era o favorito de Davi, pois ele o usou em outros salmos e em muitas ocasiões:

 

"Daí graças ao Senhor, porque Ele é bom: Porque a Sua misericórdia dura para sempre"

 

Os Salmos 106 e 107 começam com o mesmo refrão, enquanto o Salmo 118 começa e termina com ele. Para que ninguém se queixe de ouvir essas palavras repetidas sem parar, Davi quase parecia quase advertir: "Cantarei as misericórdias do SENHOR para sempre" (Salmo 89:1, BKJ Fiel).

 

Quando a arca foi levada da casa de Obede-Edom para Jerusalém, os cantores estavam cantando o "Hino Número Um" de Davi. (Ver I Crônicas 16:34) As Escrituras tomam o cuidado de observar que Davi ordenou isso:

 

“E com eles deixou a Hemã, a Jedutum e os mais escolhidos, que foram nominalmente designados para louvarem o SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.” (I Crônicas 16:41, ARA)

 

Na dedicação do Templo de Salomão, muitos anos depois, que música você acha que o povo estava cantando quando a casa do Senhor se encheu da glória de Deus? Foi o "Hino Número Um" de Davi (II Crônicas 5:13). Evidentemente, o amor de Davi por aquele coro havia sido passado para seu filho.

 

Cinco gerações depois, sua popularidade não havia diminuído. Os cantores que foram designados para sair diante do exército de Josafá não cantaram qualquer música. Eles cantaram o "Hino Número Um". (II Crônicas 20:21)

 

O Amor de Deus é Incondicional

 Por que Davi estava tão envolvido com "as misericórdias do Senhor"? Na verdade, por que valorizamos tanto esse aspecto do amor de Deus? Não é porque percebemos nossa própria fraqueza e fragilidade humanas? Todos nós falhamos com Ele muitas vezes de muitas maneiras, mas Ele estende Sua misericórdia para conosco. Ao fazer isso, ficamos cientes mais uma vez de que o amor de Deus é muito maior do que qualquer outra pessoa já nos ofereceu. É incondicional.

 

Algum tempo atrás, ganhei uma estatueta de uma pessoa muito próxima a mim. É uma coisa feia - um homem gordo em uma balança que lê 330 libras. Mas a pequena inscrição na estatueta diz algo que gosto de ouvir: "Eu te amo do jeito que você é."

 

Todos nós sabemos que somos imperfeitos. Queremos fazer melhor e a maioria de nós está se esforçando para melhorar. Mas é a alegria de saber que Deus nos ama "do jeito que somos" que nos permite superar nossas falhas, limpar a sujeira da derrota e continuar a andar com Deus.

 

Mais e mais, à medida que experimentamos o amor de Deus e passamos a compreender suas características e dimensões, nosso relacionamento de amor com Ele crescerá de modo que possamos dizer sinceramente com o apóstolo Paulo: "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:38-39, ARA)

 

VOCABULÁRIO

 

Frágil: Facilmente quebrado ou estilhaçado

Conceito: Uma ideia ou pensamento certo

Distorcido: Torcido, trançado, fora de forma, deturpado

Melhorar: Para tornar maior, como em valor ou atratividade

Insuperável: Não pode ser superado

 

 TESTE LIÇÃO QUATRO

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Para termos uma vida semelhante à de Cristo, devemos ter a ______________________ de Deus.

 

2.       Se quisermos ser preenchidos com toda a plenitude de Deus, precisamos ser capazes de ____ ___________________________________________________________________________

 

3.       Se tivermos uma visão e conhecimento da vasta beleza de Sua pessoa, isso nos ajudará a ___ ___________________________________________________________________________

 

4.       Aqueles que nunca experimentaram muito amor humano frequentemente têm uma visão __________________________________________________ de Deus.

 

5.       Qual é o significado da palavra acima (a resposta à pergunta 4).

 

6.       O amor de Deus não é ______________________. Ele é mais alto _____________________

 

7.       Davi disse: “Seu _______________________________ alcança até as nuvens”.

 

8.       A palavra verdade, conforme usada no Antigo Testamento, vem do Hebraico emeth, que significa ____________________________________________________________________

 

9.       Neste mundo instável, é maravilhoso saber que _____________________________________

 

10.     Davi disse: "Sua benignidade é _________________________________________________

 

11.     O tema favorito de Davi era a ___________________________________________________

 

12.     Provavelmente o salmo favorito de Davi era _______________________________________

 

13.     Quantas vezes as pessoas repetiram as palavras ___________________________________ naquele salmo.

 

14.     O refrão favorito de Davi, que ele cantou em muitas ocasiões, era ______________________ ____________________________________________________________________________

 

15.     O coro favorito de Davi foi cantado enquanto a ____________________ era levada para Jerusalém.

 

16.     O coro favorito de Davi foi cantado na dedicação do _____________________ de Salomão

 

17.     Muitos anos depois, o exército de ________________ obteve uma grande vitória cantando o refrão favorito de Davi.

 

18.     Por que valorizamos tanto a misericórdia de Deus? __________________________________ ____________________________________________________________________________

 

19.     O que nos ajudará a perceber que o amor de Deus é incondicional e que nos ama "do jeito que somos"? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________


20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição? ________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________