>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 5

 

LIÇÃO CINCO

 

O AMOR DE DEUS DEMONSTRADO

 

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós...” (I João 3:16, ARA)

 

Nem todo mundo que é rápido em dizer "eu te amo" realmente possui o que professa! É por isso que João, o Amado, nos exortou: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade." (I João 3:18, ARC)

 

Quando Deus estava pronto para realmente demonstrar Seu amor pela humanidade, Ele não se limitou a proferir palavras bonitas que vieram flutuando dos céus, das nuvens. Ele entrou em ação. Deus foi manifestado (revelado) em carne. (I Timóteo 3:16)

 

Desde que Deus é amor, a própria natureza de Deus foi manifestada à humanidade de cem mil maneiras. Cada cura foi um ato de amor; cada pessoa libertada de espíritos demoníacos foi um testemunho da compaixão de nosso amoroso Senhor. A transformação da água em vinho, a multiplicação dos peixes e do pão, o acalmar dos mares tempestuosos - todos esses foram milagres que não apenas exibiram o poder de Deus, mas também o amor de Deus.

 

Ao longo da vida e especialmente do ministério de Jesus Cristo, esse amor foi dado a conhecer. No entanto, foi pela morte de Cristo que Deus deu a maior expressão de Seu amor... amor que tiraria as pessoas das garras de Satanás para o Cristo crucificado!

 

“Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isso significando de que morte havia de morrer.” (João 12:31-33, ARC)

 

Há uma interpretação errônea da passagem bíblica anterior que algumas pessoas usam hoje. Essa interpretação se deve em parte aos refrões que nos exortam a "Levantá-lo". A conotação é que se louvarmos Jesus, nosso louvor e adoração atrairão as pessoas a Ele. Embora que seja verdade que nossa exuberante adoração atrai pessoas aos nossos cultos..., mas não necessariamente a Cristo... não vamos usar este versículo das Escrituras fora do contexto e tirar qualquer coisa do poder da Cruz. Jesus estava se referindo à demonstração de Seu amor no Calvário como o poder que atrairia as pessoas a Si mesmo!

 

É interessante notar que, embora os apóstolos esperassem que a segunda vinda de Jesus Cristo ocorresse a qualquer momento, esse nunca foi o seu principal tema de pregação quando eles alcançaram os pecadores. A segunda vinda de Cristo é a esperança da igreja, e os apóstolos livremente usaram esse tema em um esforço para desafiar a igreja a andar perto do Senhor. (II Pedro 3:1-4; I João 3:2-3)

 

O tema que os apóstolos sempre apresentaram a um mundo perdido foi "o Cristo crucificado". Como missionário, preguei para pessoas de muitos países da África, Ásia e Europa. Eu preguei mensagens de "fogo do inferno e enxofre", e preguei acerca do julgamento de Deus sobre este mundo. Mas nunca vi nenhuma mensagem tocar o coração das pessoas de maneira mais poderosa do que a mensagem da Cruz.

 

A mensagem da Cruz faz com que as pessoas respondam com:

 

Eu vou viver para Aquele que morreu por mim,

Vou viver para Aquele que me libertou.

Seu nome é Jesus, que Salvador Ele é.

Vou viver para Aquele que morreu por mim.

 

O que aconteceu no Calvário foi planejado por Deus para nos levar a Ele. Essa bela demonstração de Seu amor por nós, se verdadeiramente compreendida, deve fazer com que O amemos também. "Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro." (I João 4:19, ARC)

 

Paulo resumiu sua própria pregação evangelística quando escreveu à igreja de Corinto: “Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus... mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;  mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.” (I Coríntios 1:17-18, 23-24, ARA)

 

VOCABULÁRIO

 

Conotação: Ideias sugeridas por uma palavra ou frase

Exibido: Mostrar, expor

Exuberante: Cheio de vida, energia

 

 


 

TESTE LIÇÃO CINCO

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Podemos perceber e conhecer o amor de Deus porque Ele ____________________________.

 

2.       Nem todos os que dizem "eu te amo", realmente  ________________ o que eles __________.

 

3.       Somos exortados a amar não apenas em palavras, mas também ________________________.

 

4.       Cada cura por nosso Senhor foi um ato de ________________________________________.

 

5.       Por meio do __________________ de Jesus Cristo, Seu amor foi dado a conhecer.

 

6.       No entanto, foi pela _________________________________ de Cristo que Deus deu a maior expressão de Seu amor.

 

7.       Jesus disse: "_________________________________________________________, atrairei todas as pessoas para mim." (João 12:32).

 

8.       Ao que Jesus estava se referindo em João 12:32? ___________________________________ ____________________________________________________________________________

 

9.       É a nossa adoração que leva as pessoas a um relacionamento de amor com Jesus? _________

 

10.     Os apóstolos esperam ________________________________________________ a qualquer momento.

 

11.     Qual foi a mensagem dos apóstolos quando pregaram a um mundo perdido? _____________ ____________________________________________________________________________

 

12.     A segunda vinda de Jesus Cristo é a esperança da ___________________________________

 

13.     Os apóstolos usaram o tema da segunda vinda de Cristo em um esforço para _____________ ____________________________________________________________________________

 

14.     O que aconteceu no Calvário foi planejado para ____________________________________ ____________________________________________________________________________

 

15.     "Nós o amamos, porque ______________________________________________________.”

 

16.     Paulo disse que Cristo o enviou para pregar o ______________________________________

 

17.     Paulo não pregou com  ___________________________________ para que não se anule a Cruz de Cristo.

 

18.     A pregação da Cruz é para aqueles que perecem ____________________________________ ____________________________________________________________________________

 

19.     Mas para nós, que somos salvos, a pregação da Cruz é _______________________________ ____________________________________________________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição? ________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________